Nonwarit/Shutterstock As Pesquisas de Mercado ajudam as empresas a identificar oportunidades e ameças, ouvir seus clientes, inovar e evoluir continuamente

“Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços.” Esta frase, de autor desconhecido, traz uma perfeita justificativa sobre a importância das empresas investirem em pesquisa de mercado e conhecer suas reais possibilidades.

Se você deseja abrir seu próprio negócio, uma pesquisa de mercado se apresenta como uma poderosa ferramenta para identificar quais os produtos e serviços podem ser os mais rentáveis. Mostra ainda tendências e nichos em potencial e também permite fazer um plano de negócios mais assertivo.

Para aqueles que passaram desta fase e já possuem sua empresa, este tipo de pesquisa se apresenta como uma forma de avaliar se o seu mix está sendo atraente, efetivo, trazendo os resultados esperados e atendendo plenamente os seus clientes. Estas e outras informações levantadas pela pesquisa de mercado são essenciais para as organizações definirem estratégias mais eficientes para seu negócio e, com isso, expandir sua atuação no mercado.

Tipos de Pesquisa de Mercado

Pesquisa Primária Tem como objetivo coletar dados relativos às ações de comunicação e marketing realizadas pela empresa e medir qual foi a sua efetividade nos resultados das vendas. Para acessar estas informações, a pesquisa de mercado pode ser feita pessoalmente, por telefone, chat, site da empresa, redes sociais ou por meio de formulários, por exemplo.

Pesquisa Secundária – Este tipo de pesquisa exploratória é realizado de modo diferente. Aqui, ao invés de coletar dados diretamente com os clientes, a empresa busca, em pesquisa já realizados (IBGE, IBOPE e Federações da Indústria e Comércio, por exemplo), elementos e informações que possam servir de base para suas ações. Este estudo permite ter uma visão mais abrangente do mercado e, com isso, identificar novas possibilidades de atuação e sucesso.

A Importância de Conhecer seu Cliente

Muitas empresas ainda subestimam o poder de uma pesquisa de mercado e não consideram este estudo como um elemento importante para melhorar sua gestão e resultados. Com isso, deixam de saber a opinião dos seus clientes, aproveitar as novas oportunidades, se preparar para as adversidades e conhecer os pontos que podem ser melhorados em seu negócio.

PSC

Por isso, minha dica final, como empresário, que busca sempre fazer pesquisas de mercado e melhorar continuamente os resultados da minha empresa é não ignore a sua relevância! Esta sugestão serve tanto para quem está começando, como para os empreendedores que já estão estabelecidos.

Experimente, ouça seu cliente, pesquise e ouse conquistar resultados ainda mais extraordinários em sua empresa. Invista em Pesquisa de Mercado!

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