Quem produz conteúdo para as redes sociais, ou mesmo o usuário comum, provavelmente já ouviu falar em algoritmo. Esse mecanismo seleciona quais conteúdos aparecerão organicamente para quais usuários da plataforma.
Esse processo está presente no Google, no YouTube, no Facebook, no Instagram, enfim, em todas as redes sociais, apresentando um grande impacto sobre o alcance potencial dos produtores de conteúdo nessas redes. A questão é que os critérios utilizados pelos algoritmos nessas plataformas são diferentes. Assim, cabe a quem trabalha nesses lugares conhecer esses critérios.
O algoritmo do Instagram também apresenta as suas particularidades, já que essa rede é repleta de recursos e de diferentes formas de publicar o conteúdo. Por isso, se você deseja “decifrar” a engrenagem dessa rede, continue a leitura do artigo a seguir!
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Como funciona o algoritmo do Instagram?
O algoritmo é um conjunto de regras e critérios que valorizam determinados tipos de conteúdo, de modo que eles apareçam para mais pessoas. Esses critérios levam em consideração as próprias interações do usuário, pois identificam os tipos de conteúdo que ele consome e com os quais engaja com mais frequência. Isso faz com que os “sistemas” que coordenam essas redes ofereçam ao usuário conteúdos similares àqueles em que ele já demonstrou interesse.
No Instagram, a rede é subdividida em diferentes categorias: o feed principal de conteúdos, os stories, os reels e a aba “explorar”. Cada segmento possui um algoritmo próprio, isto é, utiliza diferentes critérios para tornar os conteúdos mais ou menos evidentes aos seguidores. Assim, um conteúdo que pode ter um alcance muito alto no feed pode não ter um desempenho tão bom nos stories, por exemplo.
Como os posts do feed podem ter mais alcance?
O feed de posts é o principal ambiente do Instagram e é onde a maioria das marcas concentra as suas ações estratégicas. Para que o seu conteúdo seja bem avaliado pelos algoritmos, é importante que ele seja informativo ou que promova entretenimento, de forma que os usuários dediquem um tempo considerável na leitura do post.
Fazer chamadas para os comentários (o popular CTA), criar uma boa identidade visual para estimular as curtidas e certificar-se de que o conteúdo seja verdadeiramente útil para os seus seguidores são boas maneiras de aumentar os engajamentos, inclusive os salvamentos.
Como os stories podem ter mais visualizações?
Os stories são aqueles posts que aparecem na parte superior do aplicativo. São publicações que ficam disponíveis aos seguidores por apenas 24 horas e que, por esse motivo, devem ser atrativas para gerar muitas visualizações.
As publicações desse tipo podem ser feitas de diversas maneiras, com imagens estáticas ou com vídeos curtos. A ideia é fazer as pessoas permanecerem acompanhando os stories pelo máximo possível de tempo.
Contar histórias, estimular o engajamento (com enquetes, testes, caixas de perguntas etc.), despertar emoções e deixar os usuários curiosos para acompanhar os próximos stories são as estratégias que mais beneficiam a página, de acordo com o algoritmo do Instagram.
Como o seu conteúdo pode aparecer na aba “explorar”?
A aba “explorar” permite que os usuários digitem determinadas palavras-chave em suas buscas, o que lhes dará uma série de conteúdos relevantes, produzidos por diversas páginas — estejam eles as seguindo ou não. Por isso, aparecer nesses resultados é muito importante para ampliar o alcance da sua página e, a partir disso, obter novos seguidores.
O algoritmo beneficia as postagens com imagens de qualidade e bom impacto visual para aparecerem no campo “explorar”. Como esse segmento do Instagram atua como uma rede de buscas, como o Google, é interessante pesquisar quais temas têm sido mais buscados pelo público do seu interesse, de modo que você possa produzir conteúdos que os abordem. Além de ser útil, é essencial estimular o compartilhamento desse conteúdo, pois, assim, o algoritmo o entende como verdadeiramente relevante.
Como fazer reels de sucesso?
Os reels são uma aba específica para vídeos de curta duração (de no máximo 30 segundos). Eles também podem ser postados no feed principal, bem como na aba “explorar” (nesse último caso, apenas para quem tem conta pública).
Para que esses conteúdos tenham um bom alcance, de acordo com os critérios do algoritmo do Instagram, é fundamental que eles sejam relevantes, ou seja, que tenham um conteúdo interessante a ponto de fazer com que as pessoas os assistam até o fim. Se elas abandonarem o vídeo no meio, o algoritmo entenderá aquele conteúdo como de pouca relevância e/ou qualidade. Outro aspecto levado em consideração pela rede é quando as pessoas ativam o áudio da publicação.
Os três pilares do algoritmo do Instagram
É fato que, em cada subdivisão da rede, o algoritmo do Instagram apresenta as suas prioridades. Contudo, há três elementos básicos que são critérios-chave do Instagram em todos os conteúdos a serem publicados na plataforma. Conheça-os a seguir e leve-os em consideração em seu processo de criação:
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O fator tempo
Por mais que o feed do Instagram não exiba os posts em ordem cronológica, mas com base nos critérios de relevância, a rede continua tomando o fator tempo como um dos seus critérios. Isso ocorre porque as pessoas são sedentas por aquilo que é novidade.
Dessa forma, toda página que deseja ter um bom alcance para as suas publicações precisa ter uma determinada frequência (de preferência diária) para a publicação dos seus conteúdos. Páginas abandonadas ou que publicam muito raramente não serão vistas com bons olhos pelas engrenagens do Instagram. Atente para esse fator e mantenha a regularidade na sua produção/publicação.
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O engajamento
O engajamento consiste em toda e qualquer interação do público com um post. No Instagram, isso pode ocorrer de diferentes maneiras, como as curtidas, os comentários, os compartilhamentos e os salvamentos. Eles são muito importantes para o algoritmo, especialmente quando esses engajamentos surgem nos primeiros momentos após a publicação.
O sistema entende que os posts com os quais o público se engaja bastante são de alta qualidade, propondo-se a disponibilizá-lo a públicos cada vez maiores. Por isso, entenda que a quantidade é sempre uma consequência da qualidade. Informações úteis ou divertidas são as que de fato engajam. Planeje a sua produção e estimule o engajamento sempre.
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A construção de relações duradouras
Os usuários do Instagram provavelmente já perceberam que, assim que abrem o aplicativo, os primeiros posts que veem são quase sempre os daqueles amigos e marcas com os quais interagem com mais frequência, não é mesmo? Isso ocorre porque o algoritmo sabe das nossas preferências, de modo que nos mostra primeiro as atualizações das pessoas e empresas mais relevantes para o usuário.
Sendo assim, o objetivo dos posts no Instagram não deve ser o de promover um engajamento uma vez na vida, mas o de construir relações duradouras com as pessoas. Portanto, a produção de conteúdo de qualidade deve ser constante, em todas as subdivisões do site, conforme citamos acima.
Para concluir, querida pessoa, mantenha em mente esses três princípios-chave do algoritmo do Instagram: o tempo, o engajamento e o relacionamento. Esses três fatores dependem do quanto você conhece o seu público e de como pode fazer posts de qualidade para ele.
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