Coaching para performance — esse é um dos principais métodos dos profissionais que buscam o auxílio dessa fantástica metodologia de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Assim, tanto nas empresas como fora delas, o coaching tem sido bastante buscando por pessoas que desejam potencializar o seu desempenho em diversos sentidos.

Entretanto, ainda que tenha um foco bastante específico, esse modelo de coaching, assim como os demais tipos, visa ao desenvolvimento e ao alcance de metas, objetivos, competências e habilidades (técnicas, emocionais e comportamentais) que ajudem a maximizar as chances do coachee (cliente) de conquistar o seu estado desejado. Para saber mais sobre o coaching para performance, continue a leitura a seguir!

Por dentro do coaching para performance

Quando falamos em alta performance, estamos falando em aumentar o desempenho do profissional para que atinja novos e mais altos patamares. Seja ele um executivo, líder ou mesmo um atleta, o coaching, com seus diversos métodos e ferramentas, trabalhará nos aspectos em que cada um precisa melhorar e também focado nas competências que precisa expandir e fortalecer.

Além disso, o coaching para performance procura identificar os pontos críticos do coachee, ou seja, os comportamentos e as crenças limitantes que o impedem de dar um passo adiante e conquistar o seu estado desejado — na carreira, nos esportes, na liderança ou na vida pessoal, por exemplo.

Coaching para performance na prática

Imagine, então, que um atleta deseja conquistar melhores resultados em seu esporte e se classificar para uma competição muito importante. Fisicamente, ele está bem preparado e tecnicamente também domina tudo da sua modalidade, porém, mentalmente existem crenças que estão impedindo-o de vencer os seus campeonatos e conquistar a alta performance.

O coaching vai atuar exatamente para ajudá-lo a entender as origens desses pensamentos negativos e apresentar soluções efetivas para ajudar a eliminá-los definitivamente. O mesmo procedimento será aplicado nos contextos profissional e de liderança, uma vez que, independentemente dos impeditivos, o processo atua de modo sistêmico, com ferramentas efetivas que podem ser aplicadas nas mais diferentes conjunturas para auxiliar no alcance e na maximização do sucesso.

PSC

Por isso, se você sente que ainda não alcançou o patamar que deseja na sua carreira e que pode ir além, ou mesmo que a sua atuação como líder ainda está abaixo do que você considera ideal, saiba que o coaching para performance traz todos os elementos necessários para apoiar você nesse caminho e fazer com que você suba muitos degraus rumo a grandes realizações.

As 4 etapas do coaching para performance

Para que possamos compreender exatamente como o coaching para performance ocorre, é essencial dividir as sessões em quatro fases. As sessões costumam ocorrer semanalmente, em encontros individuais que duram entre 1h e 2h, dependendo do que for combinado entre o coach e o coachee.

1ª fase: objetivos e planejamento

A primeira sessão de coaching de performance tem o objetivo de fazer com que o coach e o coachee se conheçam e alinhem as suas expectativas. Nesse sentido, é preciso fazer um diagnóstico, ou seja, compreender a situação atual do coachee e entender qual é o objetivo que ele precisa/deseja alcançar — lembrando que esse objetivo segue a metodologia SMART, que já citamos aqui no blog.

O coaching é o processo que traça a linha estratégica que une o estado atual ao estado desejado. Para isso, é essencial identificar as forças do coachee, bem como os seus pontos que precisam de mais desenvolvimento.

2ª fase: ação

A fase de planejamento deve ser utilizada para que o coach e o coachee definam quais atividades devem ser feitas para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Essas atividades são práticas, mas também envolvem estudo e uma base teórica que está por trás e que justifica a eficácia das estratégias adotadas.

Processos, ferramentas e tarefas são aplicados para estimular o máximo potencial do coachee, ao mesmo tempo em que ele mergulha em uma jornada de autoconhecimento. As técnicas do coaching nesse ponto são oriundas de diferentes áreas, como a psicologia, a gestão do tempo, a motivação, a administração, a gestão de pessoas, e por aí vai.

3ª fase: acompanhamento dos resultados

Conforme as sessões de coaching avançam, é importante que tanto o coach como o coachee comecem a analisar os resultados que estão sendo obtidos. Eles estão dentro ou fora das expectativas planejadas? O coachee aprendeu o que tinha que aprender? Ele consegue colocar em prática esses aprendizados? O que o impede de progredir? Há alguma crença limitante que ainda não foi adequadamente desfeita?

Todos esses questionamentos precisam ser feitos de forma recorrente, o que permite que sejam feitos ajustes e correções no plano estratégico. O importante é sempre haver planejamento, organização, foco e motivação.

4ª fase: melhoria contínua

O processo de coaching não necessariamente tem um momento certo para acabar. O ideal é que ele seja encerrado quando o coachee acreditar que, a partir deste momento, ele consegue caminhar com as próprias pernas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso corrigir o que for necessário e oferecer conteúdos teóricos e auxílios práticos de forma contínua.

Nessa fase, tem início o chamado “autocoaching”, em que o indivíduo começa a definir metas, traçar estratégias e monitorar os resultados obtidos nas diferentes áreas da sua vida por conta própria. Esse ganho de autonomia, entretanto, é derivado de um processo de coaching de performance muito bem planejado e conduzido, com aprendizados sólidos e vivências práticas positivamente transformadoras.

Sendo assim, não deixe os seus resultados para depois e os seus planos, metas e objetivos em segundo plano. Você pode mais, e a formação Professional & Self Coaching – PSC pode ajudar você a evoluir, conquistar uma evolução incrível, de forma rápida e acelerada, potencializar o seu desempenho e trazer a você uma performance verdadeiramente extraordinária. Invista em você, invista em coaching!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!