Resultados extraordinários são conquistados pelo esforço coletivo, e são resultado do trabalho em equipe. O bom funcionamento do grupo depende de uma convivência positiva, em que os integrantes conseguem complementar suas habilidades e sabem trabalhar com as diferenças.

O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento contínuo da organização. Por isso, é indispensável promover um ambiente agradável, saudável e que estimule a fluidez entre os profissionais.

Treinamentos que trabalham este campo de aprimoramento profissional são sempre um tipo de investimento interessante e que proporciona grandes retornos. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Como funciona um treinamento de trabalho em equipe?

Um bom treinamento de trabalho em equipe considera os seguintes fatores a serem aplicados para alavancar os resultados de um time, confira!

Conhecendo a si e aos outros

Inicialmente, o indivíduo precisa se conhecer para compreender as funções que tem maior habilidade, como reage diante dos desafios e quais as suas fraquezas. Uma vez que todos os integrantes passam a ter conhecimento amplo de si mesmos, é hora de trocar as informações.

PSC

É importante fazer alguns questionamentos, como: o que cada um teria de melhor a contribuir para o grupo? Capacidade de análise? Persistência? Habilidade de comunicação? Rapidez na realização das tarefas? Serenidade?

Quando todos têm ciência dos pontos positivos e os que precisam de melhoria em cada membro da equipe, maiores são as chances de desenvolver um trabalho mais sincronizado.

Dinâmicas

Munidos de todas as informações acima, está na hora de integralizar a equipe. A realização de dinâmicas de grupo ajuda a exercitar a habilidade do trabalho colaborativo, colocando em prática as melhores formas de complementar os pontos fortes e fracos do time.

Criam-se algumas situações de crise para testar a congruência da teoria com a prática e, assim, torna-se possível preparar os profissionais para a realidade cotidiana da organização.

Ferramentas, técnicas e acompanhamento

A continuidade do trabalho desenvolvido no treinamento é fundamental. Para isso, é preciso cuidar para evitar que a correria do dia a dia impeça os profissionais de exercitarem o aprendizado adquirido. Algumas ferramentas e técnicas podem ser levadas pelos participantes para ajudar a relembrar o conhecimento e, assim, manter a fluidez do time.

Tão importante quanto as ferramentas é o acompanhamento contínuo do líder. Por isso, é preciso que ele realize treinamentos com sua equipe e tire o máximo proveito de todos, conduzindo-os e fortalecendo-os da melhor forma possível.

Dicas para realizar um treinamento de trabalho em equipe eficaz

Para realizar um treinamento de trabalho em equipe eficaz é preciso considerar alguns fatores. Veja, a seguir, quais são eles e considere-os na hora de planejar um programa de desenvolvimento para os seus colaboradores.

1 – Identificação dos pontos que precisam ser aperfeiçoados

Antes de dar início a um programa de treinamento, seja para trabalho em equipe ou qualquer outra finalidade, é preciso identificar quais são os principais pontos a serem trabalhados, considerando a situação atual do grupo. Assim, as atividades podem ser desenvolvidas com mais assertividade, aumentando as chances de se alcançar os objetivos desejados.

2 – Definição de objetivos a serem alcançados com o treinamento

Com a informação sobre os pontos que precisam ser aperfeiçoados em mãos, é hora de definir os objetivos que a empresa deseja alcançar com o treinamento. Quando essa etapa não é cumprida, fica complicado medir a eficácia das atividades executadas, o que pode comprometer que novos programas com esse fim sejam realizados no futuro.

Além disso, ter objetivos é necessário para se nortear ao longo de todo o processo, da sua preparação até a aplicação. Sem um destino no qual mirar, os projetos se tornam confusos e sem direcionamento. Ao definir as metas, lembre-se de considerar prazos curtos, médios e longos.

3 – Escolha do tipo de treinamento

Atualmente, graças aos recursos tecnológicos, é possível realizar treinamentos de maneiras diferentes, como o presencial realizado por uma empresa terceirizada, o presencial interno (realizado pela própria organização) e o a distância (que pode ser interno ou externo). Cabe à organização eleger a melhor forma, considerando suas possibilidades para investir e os objetivos que deseja alcançar.

4 – Engajamento os colaboradores no treinamento

De nada adianta planejar o melhor tipo de treinamento se os colaboradores não se engajarem ao longo do processo para desfrutar ao máximo da experiência. Sendo assim, é fundamental buscar maneiras de envolvê-los, mostrando que aquilo irá beneficiá-lo também.

Existem casos em que os colaboradores se mostram desinteressados por já terem passados por treinamentos pouco eficientes e que não trouxeram resultados. Para evitar que isso aconteça, é preciso que a empresa mostre que o processo em questão foi realmente pensado para funcionar e que está aberta a sugestões.

5 – Medição dos resultados

Após o fim do treinamento, a empresa deve medir os resultados, respeitando os prazos preestabelecidos. Assim, conseguirá identificar o que deu certo, o que não deu e o que precisa ser aperfeiçoado no próximo programa de treinamentos. Essa medição pode ser feita através de observação e da aplicação de testes nos os colaboradores que participaram.

Dicas para incentivar o trabalho em equipe no dia a dia da empresa

Além de realizar treinamentos, os líderes podem adotar uma postura que incentive o trabalho em equipe no dia a dia. Veja, a seguir, algumas formas de fazer isso.

  • O líder deve agir da forma que deseja que a equipe aja, trabalhando colaborativamente e não de modo individualizado.
  • É importante definir metas que envolvam todo o grupo e não uma para cada colaborador, assim, a tendência é que se esforcem para buscá-las juntos.
  • Assim como as metas devem ser para o grupo, as recompensas precisam seguir o mesmo caminho. Isso ajuda a eliminar a competitividade e promover a união.
  • As reuniões devem envolver toda a equipe, para que todos conheçam as funções uns dos outros.
  • Manter a comunicação aberta entre todos, para que troquem ideias, tirem dúvidas e se conectem entre si.

E você, como desenvolve o trabalho em equipe junto a seus colaboradores? Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!