Se antes, o foco do processo de vendas era apenas vender e bater as metas, hoje este comportamento errático não sustenta mais nenhuma empresa. Digo isso porque além de buscar atrair compradores, as organizações devem investir em criar um excelente pós-venda, para assim, fidelizar seus clientes.
Pós-venda, é um conceito de Marketing, que instrui sobre a importância da empresa avaliar a satisfação do consumidor em relação ao produto ou serviço por ele adquirido. Deve ser iniciado logo após o cliente fazer sua aquisição.
Estes feedbacks são extremamente importantes para as organizações, pois é por meio deles, que as empresas podem atestar a efetividade da venda, ouvir o cliente e melhorar os processos e produtos, que por ventura, tenham sido falhos.
Quando a empresa mostra seu compromisso com a opinião dos seus clientes, da mesma forma ela deixa claro que está aberta a críticas e empenhada em evoluir continuamente. Além disso, o pós-venda também é uma oportunidade de receber elogios, reconhecimento pelo trabalho bem feito e de atestar a satisfação do cliente.
No decorrer deste artigo eu vou falar um pouco mais acerca do processo de pós venda além de lhe conferir algumas dicas que vão te ajudar a desempenhá-lo de modo brilhante dentro de qualquer empresa. Acompanhe-me nesta leitura para saber mais.
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O que é pós venda
Se a sua empresa acredita que o processo de venda se dá por encerrado a partir do momento em que o cliente efetua o pagamento, havendo a entrega do seu produto, sua empresa está cometendo um grande equívoco.
Afinal de contas, existem um número muito grande de razões para que você não perca esse seu cliente de vista, portanto, perder o seu contato, deixá-lo à deriva sem qualquer auxílio ou benefício.
Até mesmo porque, prestar esse auxílio e trazer o cliente para mais próximo de você é conquistar um poderoso aliado que pode contribuir significativamente para o aumento das suas receitas.
Oras, um cliente feliz e satisfeito tende a aumentar ainda mais o seu consumo em relação a esse produto e, também, ajuda até mesmo com o processo de divulgação, o famoso boca a boca.
Qual é a empresa que não deseja cair, positivamente, na boca do povo, não é mesmo?
O pós-venda faz parte de uma importante etapa no processo de fidelização do cliente.
Mas, afinal de contas, o que realmente é o serviço de pós venda?
Trata-se de um conjunto de ações pelas quais a empresa oferece serviços posteriores aos da realização da venda do seu produto.
Essas ações podem ser representadas por:
- Emails;
- Pesquisa de satisfação;
- Garantia;
- Pós atendimento de qualidade;
- Entre outras ações que demonstrem o interesse da empresa pela experiência que o cliente está tendo do produto adquirido.
Todas essas ações contribuem para trazer o cliente para cada vez mais próximo da sua empresa. E os benefícios dessa atitude são facilmente percebidos, sendo alguns deles:
- Maior valor do ticket médio;
- Maior previsibilidade do caixa;
- Feedback fidedigno;
- Propaganda gratuita proveniente dos clientes que já compraram;
- Desenvolvimento e fortalecimento do branding de uma empresa;
- Relação mais estreita entre empresa e cliente;
- Clientes fiéis atraem novos clientes.
Ficou bem claro a importância de implementar um serviço de pós venda eficiente, não é mesmo? E para não te deixar à deriva eu separei uma lista com algumas dicas que vão potencializar o pós venda da sua empresa. Confira abaixo.
Dicas para Fazer um Bom Pós-Venda
Faça Direito
Fazer pós-venda não é apenas ligar para o consumidor no dia seguinte, perguntar sua opinião e cadastrá-la num banco de dados. Prepare seus profissionais para fazer um trabalho assertivo e para colher informações que realmente permitam a empresa corrigir falhas e evoluir no atendimento ao cliente.
É preciso investir, antes de mais nada, seja através da compra de novos equipamentos ou a capacitação dos profissionais que receberão essa tarefa. Lembrando que se trata de um excelente investimento pois, o pós-venda é capaz de gerar resultados bastante positivos para uma empresa.
Resultados esses que vão desde a fidelização dos seus clientes, progredindo ainda para o aumento de suas receitas.
Resolva o Problema
Se no pós-venda foi constatado um problema, a empresa deve, imediatamente, buscar resolvê-lo da melhor maneira possível. Isso é importante para minimizar perdas e danos, evitar desgastes, crises nas redes socais e denúncias em sites de reclamação e garantir que os clientes fiquem satisfeitos.
Não há palavra que se não a frustração, para retratar casos onde a empresa negligencia suas falhas além das solicitações de clientes com produtos defeituosos, ou outros tipos de problema.
A palavra da vez, para casos como esse, é a empatia. Garanto para qualquer empresa que você, na figura de cliente, não gostaria de ser deixado de lado após ter tido a falta de sorte em comprar um produto que necessita de reparos.
Nunca Terceirize o Problema
O problema do cliente é o seu problema e não do seu fornecedor ou parceiro. Ter esta consciência é essencial porque muitas empresas simplesmente abandonam o comprador, após a compra, e o deixam sem nenhum auxílio quando tem um problema com um produto ou serviço adquirido nela. Então, faça tudo que for possível para ajudar e comprometa-se com o sucesso do seu cliente.
Valorize os Feedbacks
Logicamente nenhuma empresa deseja ser criticada, porém, nos casos onde isso acontece de forma justa e honesta, com certeza, todos os feedbacks são oportunidades de melhoria. Por isso, tanto as críticas como as sugestões devem ser estudadas e aproveitadas no crescimento da organização, pois muitas vezes o cliente vê coisas que ninguém mais percebeu.
Fique atento a estas dicas, procure melhorar continuamente seus processos internos e garantir a satisfação dos seus clientes. Esta postura, e comportamento empresarial, assertiva e diferenciada, mostra respeito à opinião do consumidor, um dos elementos mais importantes para o crescimento das empresas.
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Imagem: Por Black Salmon