Não se engane. Em todos os setores empresariais e comerciais, sempre existe e sempre existirá o que chamamos de concorrência desleal. Estamos falando de práticas que são negativas e que partem de organizações e pessoas que têm atitudes que contradizem a ética e a legalidade empresarial para obter a preferência dos clientes e vantagens no mercado.

Colocar preços muito abaixo do mercado, copiar descaradamente as estratégias do concorrente ou mesmo a sua marca, vender itens contrabandeados (que não pagam impostos e podem ser comercializados por um valor menor), falsificar discos de música ou produtos de grife — algo muito comum no setor de vestuário (roupas, sapatos, óculos) etc. são algumas das práticas consideradas como concorrência desleal.

Tudo isso, além de prejudicar os empreendedores honestos, também prejudica o país, uma vez que muitos desses atos representam a sonegação de impostos e atos criminosos, sem falar no prejuízo que causam ao consumidor, afinal de contas, os produtos pirateados não têm a mesma qualidade que os originais.  Mesmo tendo este grande desafio pela frente, como não sucumbir à concorrência desleal? Continue lendo este artigo e confira as dicas!

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6 dicas para superar a concorrência desleal

Será que não há nada que possamos fazer para amenizar a ocorrência e os efeitos dessas práticas desleais sobre nós mesmos e sobre o mercado de maneira geral? Na verdade, há sim. Confira as dicas na sequência!

1. Seja sempre honesto

Independente do que os seus concorrentes estejam fazendo, jamais opte pelo caminho “mais fácil”. A ilegalidade é um caminho sem volta, bem como a desonestidade. Assim, mantenha-se firme e use a sua inteligência, e não a sua força. Lembre-se de que uma injustiça não se combate com outra injustiça. Por isso, entenda que você jamais poderá denunciar uma empresa por uma estratégia desleal se você tiver agido da mesma maneira.

Além disso, os escândalos entre empresas quase sempre vazam para a sociedade. Atualmente, vivemos em uma era em que o consumidor consegue descobrir praticamente qualquer dado sobre as empresas e os leva em consideração na hora de tomar a sua decisão de compra. Dessa forma, uma reputação manchada pode levar anos para se reconstruir.

2. Invista em inovação

Se a concorrência é desleal e você está perdendo espaço, o melhor a fazer é buscar novas formas de chegar até os seus clientes. Reveja os seus custos, a sua forma de fazer marketing e também a maneira como você apresenta os seus produtos e os seus serviços. Às vezes, pequenas mudanças são as que trazem grandes resultados. Por isso, invista em inovação.

Por falar em tecnologia, utilize-a a seu favor. Existem softwares de proteção de dados e que protegem as informações da empresa diante de invasões e ameaças de espionagem, por exemplo. Se você acredita que a sua empresa esteja sofrendo algum tipo de ameaça como essas, consulte profissionais da tecnologia que possam recomendar esse tipo de solução. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

3. Tenha um departamento jurídico forte

Hoje em dia, boa parte das empresas, sobretudo as de médio e grande porte, conta com um departamento jurídico composto por advogados especializados nos direitos das empresas e dos consumidores. É fundamental contar com uma equipe dessa área, justamente para saber como proceder diante de casos de concorrência desleal.

É necessário verificar o que dizem as leis e se já houve casos semelhantes que possam ser tomados como exemplos (jurisprudência) para decidir o que fazer. Muitas vezes, esses casos só se resolvem diante de um juiz, o que demanda a existência de provas e de uma argumentação forte, que somente alguém da área do Direito seria capaz de promover.

4. Não se omita

Deixar que as pessoas e empresas concorrentes ajam de má fé, prejudiquem a sua empresa e prejudiquem também os clientes é ser conivente com a sua deslealdade. Por isso, procure os seus direitos e os órgãos competentes e informe-os sobre a situação. Se você permanecer de braços cruzados, estará enviando ao mercado a mensagem de que a sua empresa é fraca e covarde, sendo praticamente um convite para que outros competidores iniciem práticas de concorrência desleal em sua direção.

Sendo assim, valorize a sua empresa e defenda-a com todas as suas forças. Se você não fizer isso por ela, ninguém mais o fará. Portanto, procure embasamento e apoio jurídico para denunciar quem age de má-fé e não entre na ideia de dar o troco na mesma moeda.

5. Esteja atento

Estar atento aos seus concorrentes é saber o que eles estão fazendo, pesquisar as novidades do mercado e oferecer o melhor aos consumidores. Não seja pego de surpresa e cuide bem do seu negócio, olhando sempre ao seu redor. Você não deve copiar o trabalho de ninguém, mas também não deve permitir que os seus concorrentes o copiem.

Dessa forma, fique de olho nos lançamentos de produtos e serviços e também nas campanhas de marketing e comunicação que os concorrentes promovem. Se as ideias deles estiverem iguais às suas, pode ser que tenha ocorrido espionagem ou vazamento de informações. Pode ter sido apenas uma coincidência, mas é importante investigar melhor o que estiver acontecendo.

6. Defenda a legalidade

Encontre outros empreendedores que, assim como você, também sofrem com a concorrência desleal. Una forças com eles, pensem juntos e tracem estratégias e soluções efetivas para acabar ou diminuir com este problema que pode arruinar os negócios e até mesmo decretar as falências das empresas.

Além disso, deixe bem claras as regras do jogo aos seus próprios funcionários, parceiros, sócios e fornecedores. Em cada contrato assinado, defina que informações internas não podem ser vazadas e que o serviço prestado à sua empresa não pode ser prestado a outras do mesmo segmento (cláusula de não concorrência) — daí, mais uma vez, a importância de contar com um departamento jurídico competente para redigir esses contratos, com termos claros e que não deixem brechas.

Sabendo de tudo isso, podemos perceber que mesmo que os seus concorrentes sejam desleais, você não precisa seguir o mesmo caminho que eles e replicar esses comportamentos. Pelo contrário, a honestidade e a ética empresarial são sempre as melhores escolhas. Seja inteligente e busque sempre os seus direitos junto à justiça e tenha sempre a marca da legalidade em suas ações.

Lembre-se de que, assim como o dinheiro vem fácil, para quem age de má-fé, tudo pode ruir a qualquer momento.  Esteja atento e boa sorte! Se você gostou deste conteúdo, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!