Concorrência Desleal

Blocberry/Shutterstock A concorrência desleal usa de artífcios ilegais para se posicionar no mercado

Não se engane, em todos os setores empresariais e comerciais, sempre existe e sempre existirá o que chamamos de concorrência desleal. Estas são práticas negativas de organizações e pessoas que têm atitudes que contradizem a ética e a legalidade empresarial para obter a preferência dos clientes e vantagens no mercado.

Colocar preços muito abaixo do mercado, copiar descaradamente as estratégias do concorrente ou mesmo sua marca, vender itens contrabandeados, que não pagam impostos, por um valor menor, falsificar discos de música ou produtos de grife, muito comum no setor de vestuário (roupas, sapatos, óculos); são algumas das práticas consideradas como concorrência desleal.

Tudo isso, além de prejudicar os empreendedores honestos, também prejudica o país, uma vez que muitos destes atos representam a sonegação de impostos e atos criminosos.  Entretanto, mesmo tendo este grande desafio, como não sucumbir à concorrência desleal? Continue lendo e veja minhas dicas.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Dicas Para Superar a Concorrência Desleal

Seja sempre honesto – independente do que seus concorrentes estão fazendo, jamais opte pelo caminho “mais fácil”. A ilegalidade é um caminho sem volta, bem como a desonestidade. Mantenha-se firme e use sua inteligência e não sua força.

Invista em inovação – se a concorrência é desleal e você está perdendo espaço, o melhor é buscar novas formas de chegar até os seus clientes. Reveja seus custos, sua forma de marketing e também como apresenta seus produtos e serviços. Às vezes, pequenas mudanças é que trazem grandes resultados, invista em inovação.

PSC

Não se omita – deixar que estas pessoas hajam de má fé e, além de prejudicar você, também prejudiquem os clientes é ser conivente com sua deslealdade. Procure seus direitos e os órgãos competentes e informe-os sobre a situação.

Esteja atento – estar atento aos seus concorrentes é saber o que eles estão fazendo, pesquisar as novidades no mercado e buscar oferecer o melhor aos consumidores. Não seja pego de surpresa, cuide bem do seu negócio, mas olhe sempre ao seu redor.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Defenda a legalidade – encontre outros empreendedores que assim como você também sofrem com a concorrência desleal, una forças com eles, pensem juntos e tracem estratégias e soluções efetivas para acabar ou diminuir com este problema que pode acabar com o seu negócio.

Sabendo de tudo isso, podemos perceber que mesmo que os seus concorrentes sejam desleais, você não precisa seguir o mesmo caminho que eles e replicar seus comportamentos. Pelo contrário, a honestidade e a ética empresarial são sempre as melhores escolhas. Seja inteligente e busque sempre seus direitos junto à justiça e tenha sempre a marca da legalidade em suas ações.

Lembre-se de que assim como o dinheiro vem fácil, para quem age de má fé, tudo pode ruir a qualquer momento.  Esteja atento e boa sorte!