Será que ele tem outra? Será que ela tem aplicativos de encontros casuais? Será que ele está realmente fazendo hora extra no trabalho? Será que ela saiu com as amigas mesmo? Esses questionamentos podem até parecer comuns a muitas pessoas, mas não deveria ser assim. Eles revelam que a confiança na relação foi quebrada.

Pode ser que o companheiro de fato tenha dado motivos para isso. Contudo, as origens dessa desconfiança também podem ser internas, motivadas por traumas do passado que não foram adequadamente curados. Se você sofre por levar as cicatrizes de um relacionamento para o outro, é importante compreender as raízes do problema e desenvolver novos hábitos para solucioná-lo. Você vai conferir tudo isso e muito mais no artigo a seguir. Boa leitura!

Por que perdemos a confiança em nossos relacionamentos?

A confiança mútua é o que faz um relacionamento ser saudável. Sem ela, as brigas serão constantes, e o ponto final aparecerá muito antes do previsto. Identificar as causas da desconfiança em uma relação pode ser algo complexo e nem sempre claro, dado que os sentimentos não são ciências exatas. O importante é desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional para lidar com a questão.

Há diversas origens para a falta de confiança, e uma das mais frequentes é o trauma do passado. Assim, se alguém foi traído em um relacionamento antigo, essa dor pode continuar se manifestando por meio do medo de que o parceiro atual tenha a mesma atitude. Outro exemplo é que, se um antigo namorado terminou o relacionamento, também pode surgir o receio de que o namorado atual também termine a relação sem aviso prévio.

Outra causa (que pode ou não estar associada à causa anterior) é a baixa autoestima. Quando uma pessoa tem problemas em aceitar-se como é, em gostar de si mesma, em apreciar a sua personalidade e a sua aparência física, ela pode projetar essas inseguranças no parceiro.

É comum aquele raciocínio do tipo “se eu me acho feia, ele também acha e, por isso, deve me trair”. Suposições pessimistas como essa geralmente aparecem em indivíduos com pouca autoconfiança, mesmo que sejam atraentes e inteligentes.

PSC

Por fim, também não se pode negar que as causas da desconfiança podem fazer sentido quando o parceiro parece não estar muito entusiasmado ou comprometido na relação. Nesse caso, é importante definir limites, sem ser controlador demais, é claro, mas ressaltando o que você espera da outra pessoa para ter um relacionamento maduro e saudável.

Como restabelecer a confiança no relacionamento?

Independentemente da causa do problema, é fundamental que a confiança seja restabelecida entre os envolvidos na relação, a fim de que ela seja feliz e longeva. Para que isso seja possível, confira as dicas a seguir.

1. Seja empático

Uma maneira de restabelecer a confiança é colocar-se no lugar do outro. Será que você está sendo para ele alguém confiante, interessante e apaixonado? Será que ele teria mesmo motivo para procurar outra pessoa? Se não houver motivos sólidos para que isso ocorra, será que vale a pena manifestar essa insegurança e essa desconfiança? Por via das dúvidas, seja empático e coloque-se no lugar da pessoa amada para compreender a situação com um novo olhar.

2. Lembre-se do poder do diálogo

Nunca é uma boa ideia esconder os sentimentos da outra pessoa. Por isso, convide-a para um diálogo franco e exponha os seus sentimentos. Contudo, faça isso com calma e tranquilidade, sem tons acusatórios e, de preferência, com frases em primeira pessoa. Ouça o que a pessoa tem a dizer e reavalie se as suas desconfianças e insatisfações fazem sentido. O ideal é que, ao fim da conversa, os dois se comprometam a fazer o relacionamento cada vez melhor.

3. Deixe o passado no passado

É fato que há dores que traumatizam, e começar de novo pode ser um desafio nesses casos. Contudo, não permita que o seu passado defina o seu presente ou o seu futuro. Não é porque uma pessoa o traiu na última relação, por exemplo, que as outras que passarem pela sua vida vão agir da mesma maneira.

Ser vítima de uma traição não quer dizer que você não seja interessante, inteligente ou atraente. É apenas um sinal de que o antigo parceiro tinha falhas de caráter, o que não necessariamente vai se repetir.

4. Conheça os seus medos e procure superá-los

Ainda que você não tenha traumas do passado, é possível que você tenha medos profundos sobre os seus relacionamentos. Talvez a experiência de outros casais, como dos próprios pais, possa ter desencadeado esses medos. Traições, abusos psicológicos, violência física e abandono, quando testemunhados, também podem produzir medos intensos. Nesse caso, vale a pena procurar um acompanhamento psicológico para compreender a origem desses medos e como enfrentá-los.

5. Seja o melhor amigo do seu parceiro

A amizade é um elemento importante para a confiança de uma relação. Assim, procure ser o melhor amigo do seu parceiro. Interesse-se pela sua vida, demonstre carinho e respeito, divida as tarefas, console-o nos momentos difíceis e celebre os momentos felizes. Tudo isso fortalece a relação. Lembre-se de que todo amor não deixa de ser uma amizade intensa. Por isso, lembre-se desse aspecto da relação, pois ele fortalece a confiança.

6. Desenvolva a autoconfiança

Você se lembra de que citamos que a falta de autoconfiança e de autoestima é uma das causas da desconfiança nos relacionamentos? Portanto, se esse for o seu caso, é importante trabalhar essa questão junto de um psicólogo. Se você se sente pouco atraente, inteligente ou interessante, entenda que uma impressão não é a realidade, é apenas uma impressão. Não é porque você está com essa visão negativa sobre si mesmo que o parceiro também esteja. Procure auxílio especializado nesse assunto.

7. Converse com um psicólogo

As dicas acima podem ser úteis naquilo que se refere às atitudes do dia a dia. Todavia, antes de efetuar uma mudança comportamental, muitas vezes é preciso realizar também uma mudança de mentalidade. A desconfiança, os traumas passados, os medos intensos e a baixa autoestima são todas questões que podem ser levadas aos consultórios dos psicólogos.

Esses profissionais têm muito conhecimento para identificar sentimentos, pensamentos e atitudes disfuncionais, propondo praticas terapêuticas para substituí-los por ações mais construtivas e benéficas. Se você está sofrendo por conta da falta de confiança na relação, coloque as dicas acima em prática e, caso seja necessário, não hesite em recorrer a essa ajuda especializada.

E você, querida pessoa, já sofreu ou sofre com a desconfiança nos seus relacionamentos? De que maneira lida com essa questão? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, leve esta reflexão aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dessas dicas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!