Os erros fazem parte da vida. No entanto, errar no ambiente de trabalho tende a ser um pouco mais grave do que na escola, por exemplo. Nas empresas, as pessoas são contratadas justamente por sua competência técnica, de modo que o erro deve ser evitado com muita cautela.
Ainda assim, é fato que ele aparece de vez em quando. Na vida profissional, isso pode prejudicar o trabalho dos colegas, a satisfação dos clientes e o relacionamento com os chefes. Diante de todas essas consequências, é importante refletir sobre os meios ideais de lidar com os erros. Neste artigo, você vai conferir 6 dicas muito úteis nesse sentido. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
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1. Entenda que todo mundo erra
Ninguém é perfeito e ninguém nasce sabendo. Essas são 2 perspectivas básicas para que você compreenda que os erros acontecem. Mesmo os profissionais mais experientes e sábios eventualmente cometem deslizes no seu dia a dia. Portanto, arrependa-se do seu erro, mas não se culpe mais do que o necessário.
Lembre-se de que não temos como voltar atrás. Por isso, desenvolva a resiliência, administre as emoções delicadas que surgem diante de um erro e foque em como resolvê-lo. Saiba que errar não o torna fraco ou incompetente. Errar apenas o torna um ser humano. Por mais que tenhamos que evitar o erro, devemos aprender a lidar com ele.
2. Foque em encontrar uma solução
Não adianta chorar sobre o leite derramado, como diz o ditado popular. Portanto, se o erro foi cometido, não adianta se irritar, se punir e lamentar. O jeito é seguir em frente, de modo que você e quem puder ajudá-lo encontrem uma solução para a situação o mais rapidamente possível.
Em um momento de mais calma, reflita: qual foi o erro cometido? Quais são as possíveis consequências desse erro? Diante das respostas para essas duas perguntas, crie um plano de ação para consertar o erro, se isso for possível, ou, ao menos, para minimizar as suas consequências. Avise os envolvidos e faça a contenção de danos.
3. Extraia aprendizados da situação
Essa dica vale não apenas para o ambiente de trabalho, mas para toda e qualquer área da vida: faça dos erros oportunidades de aprendizado. Quando cometer um equívoco, admita a ocorrência e verifique o que você pode extrair de conhecimento desse fato.
Muitas vezes, o aprendizado a ser obtido é simplesmente o que não devemos fazer na próxima ocasião. Isso parece pouco, mas é eliminando os “caminhos errados” que encontramos o jeito ideal de fazer as coisas. Além disso, lembre-se de que o erro pode ser um indício de que você está saindo da zona de conforto e se arriscando, o que é um movimento típico de quem deseja crescer e prosperar.
4. Comunique a sua falha
No ambiente de trabalho, há erros simples que podem ser rapidamente solucionados por você mesmo. Nesse caso, talvez nem seja necessário comunicar ninguém. No entanto, dependendo da gravidade da falha e da complexidade para encontrar uma solução, algumas pessoas precisam ser comunicadas.
Nesse caso, seja direto e objetivo, sem criar aquele “telefone sem fio” entre os colegas. Vá diretamente à fonte do problema ou ao seu gestor/supervisor. De preferência, tenha uma conversa em particular, longe dos olhos, dos ouvidos e das fofocas alheias. Essa atitude certamente será benéfica para que você encontre uma solução para a questão envolvendo o mínimo de pessoas possível.
5. Aprenda a lidar com a culpa
A culpa e o arrependimento são dois sentimentos muito intensos, mas que podem ser muito úteis. O objetivo do surgimento dessas emoções é justamente deixar claro que você cometeu um erro e que a sua conduta foi negativa naquela situação. Dessa forma, essa emoção negativa é um estímulo para que você aja de maneira diferente daqui para frente.
Dessa forma, utilize esses sentimentos para extrair aprendizados da situação, para encontrar soluções e para evitar que os erros se repitam futuramente. Todavia, não permita que essas emoções despertem ideias do tipo: “eu sou incompetente”, “eu não sei fazer nada”, “eu nunca mais vou correr riscos” etc. Não acredite nessas mensagens da sua mente, pois elas não são verdadeiras e não são úteis. Você é apenas uma pessoa competente que cometeu um equívoco.
6. Ignore o julgamento alheio
Se você cometeu um erro no trabalho, é natural que você se preocupe com a reação dos seus clientes, dos seus supervisores ou de algum colega que tenha sido afetado pela sua conduta. Entretanto, você não deve dar atenção às opiniões daqueles que nada têm a ver com o ocorrido.
Especialmente nas empresas mais informais, alguns colegas menos empáticos podem fazer piadinhas, fofocas e brincadeiras de mau gosto acerca da falha que você cometeu. Se isso ocorrer com você, apenas ignore essas falas, sem dar “audiência” para esses colegas, de modo que o tema caia no esquecimento o quanto antes.
“A experiência é o nome que damos aos nossos erros”
A frase acima tem a sua autoria atribuída ao famoso escritor irlandês Oscar Wilde. Lembre-se dela quando cometer um erro. Basicamente, ela sintetiza as 6 dicas acima, uma vez que nos lembra de que a experiência que adquirimos nas diferentes áreas da vida é, muitas vezes, derivada dos erros que cometemos.
Por isso, reflita sobre a sua experiência até aqui: você sente que aprendeu mais quando cometeu erros ou quando tudo deu certo? É um raciocínio importante para cultivar, no trabalho e em outras áreas.
Errar faz parte da experiência humana, já que a perfeição não existe, ao menos não neste mundo ou na nossa espécie. Portanto, não julgue os erros dos outros, mas também seja solidário consigo mesmo quando falhar. Coloque as orientações acima em prática e aprenda o máximo possível. Certamente, você lidará melhor com essas situações!
E você, querida pessoa, o que faz diante de um erro? Como lida com a questão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!