A saudade é um sentimento bastante delicado para quem sente, pois envolve suportar a ausência de algo ou alguém que está longe por algum motivo. Sentimos falta de uma pessoa que faleceu; que se distanciou com o fim de um relacionamento, de alguém que mora longe ou mesmo de um lugar no qual fomos muito felizes. Contudo, saber como lidar com a saudade é necessário para que se possa viver o lado positivo dela e evitar que se transforme em sinônimo de dor e sofrimento. Quer aprender mais sobre isso? Continue lendo!

Dicas de Como Lidar Com a Saudade de Forma Positiva

Existem casos em que a saudade é passageira e que durará apenas durante o período em que ficará longe da pessoa ou do lugar que ama. Já em outros, trata-se de uma situação definitiva, o que torna o sentimento de ausência ainda mais forte. Independente de qual for o seu caso, aprender a lidar com a saudade é essencial pelo bem da sua saúde psicológica e emocional e para que possa este sentimento não te impeça de ser feliz.

Confira as dicas que preparei para te ajudar a superar essa fase e fazer dela um momento de autoconhecimento, aprendizado e evolução.

1 – Permita-se Viver o Luto

Independente do que tenha te distanciado do lugar ou da pessoa que ama, é importante que se permita viver essa dor. Tentar abafá-la apenas fará com que se torne maior e mais intensa, pois como diz o ditado: tudo que resiste, persiste. Para evitar isso, o ideal é colocar o que está sentindo para fora, seja chorando ou desabafando com alguém de sua confiança. Não se force a sair para se distrair logo no início caso não esteja com vontade, aproveite essa fase de reclusão para refletir e voltar a sua atenção para si.

Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental e esse luto não deve se estender por muito tempo. A ideia é se respeitar, compreender seus sentimentos e evitar se forçar a fazer coisas que não sentir vontade. Mas claro isso não significa que deva se fechar para a vida para sempre. Vá, aos poucos, retornando às suas atividades, enxergando o mundo ao seu redor e, com certeza, encontrará novos motivos para voltar a sorrir.

2 – Aproveite Para Se Conhecer Melhor

Como disse na dica anterior, é natural que sinta vontade de se manter um pouco mais recluso quando você quer apenas viver sua saudade. Nesse sentido, a minha segunda dica é que aproveite essa fase para se conhecer melhor, entender seus sentimentos, rever suas atitudes, reprogramar sua vida, descobrir como lidar positivamente com a saudade que está sentindo e encontrar novos caminhos para conviver em paz com ela.

PSC

O encerramento de um ciclo se mostra como um momento ideal para fazer novos planos e traçar novas metas para a fase que está se iniciando. Transforme o sofrimento aprendizado para se tornar mais forte e encarar novos desafios, realizar sonhos, enfim, colocar em prática tudo o que sempre pensou em fazer, mas acabou deixando de lado por diversos motivos.

3 – Cerque-se de Pessoas Queridas

Os amigos e familiares podem se mostrar ótimas companhias nos bons e maus momentos, ou seja, na dor também. Estar entre eles permitirá que fale a respeito do que está sentindo e também se distraia, conversando sobre outros assuntos. A pessoa ou lugar que hoje te faz sentir saudade obviamente são ou foram muito importantes para você, porém é essencial entender também que a vida continua. Por isso, é fundamental que abra os seus horizontes, permita-se experienciar novas histórias e enxergar as possibilidades que estão ao seu redor.

Caso esteja longe dessas pessoas, e a saudade tenha sido causada por uma mudança sua, aproveite a tecnologia para se fazer presente. As chamadas de vídeo permitem que se tenha uma conversa bastante próxima, podendo ver e ouvir aqueles que ama. Além disso, procure conhecer gente nova no novo local em que está vivendo e amplie ainda mais o seu círculo de amizades.

4 – Faça Coisas Novas

Manter a mesma rotina de antes, quando o motivo da sua saudade estava próximo, apenas irá alimentar o sentimento de ausência. Então, encontre formas de conhecer e experimentar coisas novas, ir a lugares diferentes, conhecer pessoas. Sair um pouco dessa rotina irá permitir que amplie a sua visão e descubra que existem outras formas de ser feliz, lugares para conhecer, coisas para descobrir e aprender.

No caso do fim de um relacionamento, por exemplo, ter um companheiro ou companheira é muito bom, mas ter liberdade também pode ser maravilhoso. Então, aproveite para rever os amigos, dar mais atenção para a família, cuidar mais de si. O mundo oferece opções infinitas para que desfrute dele, descubra o que te agrada e faz com que sinta vontade de ir além.

5 – Seja Grato

Ao invés de manter o foco na ausência e na saudade que está sentindo, experimente ser grato por ter tido a oportunidade de viver essa experiência. Não é porque algo chegou ao fim que tenha sido negativo, sempre é possível conservar boas lembranças e lições valiosas de tudo o que foi vivido. Mude o foco e veja o quanto isso pode te ajudar a transformar a dor em lembranças.

A gratidão é um sentimento extraordinário e transformador, que faz com que se substitua o pessimismo pelo otimismo. Sempre que for reclamar a respeito de algo, pense em algum fato positivo relacionado a ele. Aos poucos, com mudanças gradativas no seu pensamento e comportamento, irá se acostumar com essa nova forma de pensar e ela irá se transformar em um hábito.

6 – Aprenda a Desfrutar do Agora

A saudade é um sentimento que pode fazer com que alguém viva no passado, deixando de desfrutar do presente. As experiências vividas não devem ser simplesmente descartadas porque podem ter muito a ensinar, além de fazerem parte de quem você é e da sua história. Nesse sentido, o ideal é saber valorizar essas memórias, mas sem permitir que elas te limitem e te impeçam de viver o agora e de projetar o seu futuro.

O passado já aconteceu e não há nada que possa fazer para mudá-lo. Entretanto, o presente está aqui, esperando para ser vivido. Ao invés de ficar remoendo o que já foi, concentre-se naquilo que pode alterar e fazer a diferença. Coloque a sua atenção no que estiver vivendo, assim, irá aproveitar ao máximo as oportunidades de realizar os seus sonhos e estar ao lado daqueles que ama.

7 – Exerça o Autoperdão

Por fim, a última dica que dou é a de que, independente do que tenha acontecido, que se perdoe. Evite se martirizar pelo que já foi, pois isso não irá te levar a parte alguma. Como disse, aproveite o que viveu como ensinamento para se tornar melhor e mais forte, e não para fazer com que se sinta inferior e sofra ainda mais. Assim como foi capaz de perdoar tantas pessoas no decorrer da vida, também será capaz de fazer o mesmo consigo. Se perdoe e trata-se com carinho e autocompaixão, pois você merece!

Espero que as dicas que compartilhei tenham feito sentido e que te ajudem a superar essa fase de transformação.  Lembre-se de que por mais que a dor da ausência seja cortante, que valorizar os momentos e as pessoas que você ama e que teve oportunidade de conhecer será uma boa forma de amenizar a saudade e de honrar estes encontros. Esta mentalidade te ajudará a conviver com a saudade de modo mais positivo e a seguir sua vida. Você é muito mais forte do que imagina, acredite!

Copyright: 250745014 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem