Quando se está em busca de um trabalho, saber como manter a calma durante as etapas das seleções de emprego é essencial para aumentar as suas chances de sair-se bem. Se for uma entrevista de emprego em inglês então, esse autocontrole emocional deve ser redobrado, pois, ao falar em outro idioma, é necessário que você esteja calmo e fluente para ser entendido com clareza.

Mas como manter a calma em uma entrevista? Provavelmente, é isso o que você está se perguntando. Bem, é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, com foco especial nas entrevistas em inglês, que exigem um pouco mais do candidato e precisam de uma atenção também especial.

Se você já domina o idioma, tem meio caminho andado. Agora, basta ajustar os detalhes e ter as “skills” (competências) para atender às especificidades de cada empresa. Vamos às “tips”, ou melhor, às dicas!

5 dicas de como manter a calma e sair-se bem em uma entrevista de emprego em inglês

 “To be prepared”, ou seja, estar preparado, é fundamental em qualquer tipo de entrevista de emprego, em português, inglês ou em qualquer outro idioma, pois é isso o que fará toda a diferença no seu desempenho final. Para isso, existem algumas ações que podem ser realizadas como forma de preparação para o momento “face to face”.

1. Verifique se a oportunidade é mesmo para você

Em primeiro lugar, verifique se a oportunidade é mesmo para você. Se a vaga em questão exige inglês avançado, mas o seu domínio é intermediário, não participe desse processo seletivo. Você até pode enganar os recrutadores no currículo, mas não conseguirá fazer isso na entrevista.

Além disso, verifique que tipo de comunicação em inglês será exigido. Você precisa conversar com pessoas de outros países todo dia? Precisa escrever em inglês? Deve ser fluente no idioma? Ou é possível “se virar” com um inglês básico ou intermediário no emprego? Esclareça todas essas dúvidas antes de entrar na disputa.

2. Estude sobre a empresa

Como em qualquer entrevista, é importante conhecer a empresa em que deseja trabalhar, a sua história, o mercado de atuação e os resultados para não cometer nenhuma gafe e mostrar-se despreparado. Verifique também se os seus ideais individuais são compatíveis com a missão, a visão e os valores da organização.

Para as entrevistas em inglês, uma dica é checar especialmente a versão do site da empresa em língua inglesa para se familiarizar com a sua cultura e forma de comunicação.

3. Treine as suas respostas

Independentemente do idioma, algumas perguntas não fogem à regra. Por isso, é importante estar preparado para responder a algumas questões, como: por que você saiu ou quer sair do seu último emprego? Quais são as suas 3 principais qualidades e defeitos? Quais são os seus planos profissionais? O que você aponta como diferenciais na sua conduta profissional? Por que você merece a vaga? O que você tem a agregar à empresa?

Treine essas respostas, pois elas podem ser decisivas na sua contratação. No caso das entrevistas em inglês, treine-as também no idioma. Se desejar, peça para que alguém que fale essa língua o ajude, ou ao menos grave o áudio das suas respostas para verificar o que pode ser melhorado.

4. Esteja atento às nomenclaturas específicas

Conhecer bem os termos em inglês referentes à sua área de trabalho ajuda muito a deixar uma boa imagem, pois mostra que o profissional realmente está atento ao mercado e tem a expertise necessária para ocupar bem a vaga.

Assim, verifique se você tem um bom vocabulário dentro daquele setor de atuação. Por exemplo, se você for trabalhar em uma companhia aérea, será que você domina bem as palavras e expressões desse universo? Estudar um pouquinho sobre o segmento no idioma é uma boa ideia.

5. Mantenha o foco

Ainda que o seu entrevistador seja receptivo, evite sair do tema central da entrevista ou desviar a atenção para assuntos que saem do escopo. O foco é importante e, por esse motivo, mantenha uma postura profissional e concentre-se em ser preciso nas suas respostas.

Se a entrevista for em outro idioma, seja ainda mais objetivo. Querer fugir do tema pode fazer com que você se perca, prejudicando a sua comunicação. Apenas responda o que for perguntado.

6. Fuja das frases prontas

Hoje em dia, os profissionais brasileiros usam muitos termos em inglês para se referir ao seu trabalho, intercalando palavras, como “budget”, “planning” e “target” (respectivamente: orçamento, planejamento e alvo) nas suas frases. Isso pode ser bastante cansativo quando usado em excesso. Por isso, verifique se essa terminologia faz parte da cultura da organização.

Além disso, também evite usar frases prontas, como: “I really work hard”, (“Eu realmente trabalho duro”) ou “I’m focused” (“Eu sou focado”) e busque ser o mais autêntico possível. Fuja dos clichês!

7. Administre as suas emoções

Por fim, entenda que, se você realmente dominar o idioma, você vai conseguir se comunicar. Não se preocupe em ser perfeito, mas em ser entendido pelo entrevistador. Por isso, administre as suas emoções desde a véspera.

Seja pontual, chegue ao local com antecedência, respire fundo, medite, ore, enfim, faça aquilo que o ajuda a amenizar a ansiedade e o medo. Com a mente mais tranquila, certamente a sua comunicação fluirá melhor, tanto em português como em inglês!

Dominando todos esses elementos, fica mais fácil manter a calma durante uma entrevista de emprego em inglês e fazer uma boa apresentação diante do seu selecionador. Além disso, é importante estar atento aos erros, à pronúncia certa das palavras, às suas vestimentas e à sua postura corporal, pois tudo isso é analisado em um processo seletivo. Prepare-se bem e aumente as suas chances de ser contratado. Sucesso!

E você, ser de luz, já participou de alguma entrevista de emprego em outro idioma? Como foi a sua experiência? Há mais alguma dica que você queira acrescentar à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!