Profissional mostrando como manter a calma numa entrevista de emprego em Inglês

Creativa Images/Shutterstock Além de estar bem preparado é essencial saber como manter a calma numa entrevista de emprego em Inglês

Quando se está em busca de um trabalho saber como manter a calma durante suas seleções de emprego é essencial para aumentar suas chances de sair-se bem nos processos de recrutamento. Se for uma entrevista de emprego em Inglês então, este autocontrole emocional deve ser redobrado, pois ao falar em outro idioma, é necessário que você esteja calmo e fluente para ser entendido com clareza.

Mas como manter a calma em uma entrevista? Imagino que você esteja me perguntando ai. Bem, é exatamente sobre isso que vou abordar neste artigo, com foco especial nas entrevistas em Inglês, que exigem um pouco mais do candidato e precisam de uma atenção também especial.

Se você já domina o idioma, tem meio caminho andando. Agora basta ajustar os detalhes e ter as “skills” (competências) para atender as especificidades de cada empresa. Vamos as “tips”, ou melhor, às dicas!

5 Dicas de Como Manter a Calma e Sair-se Bem Numa Entrevista de Emprego em Inglês

“To be prepared”, ou seja, estar preparado é fundamental em qualquer tipo de entrevista de emprego seja esta em português, inglês ou em qualquer outro idioma, pois é isso que fará toda diferença em seu desempenho final. Para isso, existem algumas ações que podem ser realizadas como forma de preparação para o momento “face to face”.

Estude sobre a empresa

Como em qualquer entrevista é importante conhecer a empresa em que deseja trabalhar, sua história, mercado de atuação e resultados para não cometer nenhuma gafe e mostrar-se despreparado. Procure especialmente ver a versão do site da empresa em língua inglesa para se familiarizar com sua cultura e forma de comunicação.

Treine suas respostas –

Independente do idioma, algumas perguntas não fogem a regra. Por isso é importante estar preparado para responder questões, como por exemplo, por que você saiu ou quer sair do seu último emprego; quais são suas três principais qualidades e defeitos; seus planos profissionais; diferenciais; por que merece a vaga e o que tem a agregar à empresa. Treine estas respostas, pois elas podem ser decisivas em sua contratação.

Esteja atento as nomenclaturas –

Conhecer bem os termos em inglês referentes à sua área de trabalho ajuda muito a deixar uma boa imagem, pois mostra que o profissional realmente está atento ao mercado e tem a expertise necessária para atender bem a vaga.

Mantenha o foco –

Ainda que seu entrevistador seja receptivo, evite sair do tema central da entrevista ou desviar a atenção para assuntos que saem do escopo. Foco é importante, mantenha uma postura profissional e concentre-se em ser assertivo em suas respostas.

Fuja das frases prontas –

Hoje em dia, os profissionais brasileiros usam muitos termos em inglês para relacionar seu trabalho, intercalando palavras, como “budget, planning e target…” (orçamento, planejamento e alvo) em suas frases. Isso pode ser bastante cansativo quando usado em excesso, portanto, também evite usar frases prontas, como: “I really hard work”, (eu realmente trabalho duro), “I’m focused” (eu sou focado) e busque ser o mais autêntico possível.

Dominando todos estes elementos fica mais fácil manter a calma durante uma entrevista de emprego em inglês e fazer uma boa apresentação diante do seu selecionador. Além disso, é importante estar atento aos erros à pronúncia certa das palavras, também as suas vestimentas e à sua postura corporal, pois numa seleção tudo é analisado e conta. Prepare-se bem e aumente suas chances de ser contratado. Boa sorte!