Entre os diversos motivos que levam as empresas ao sucesso, o principal deles é a valorização do capital humano. Para que isso aconteça, é essencial criar um ambiente de trabalho agradável e que inspire segurança. Isso é necessário porque ótimas ideias de negócio são inúteis quando não há colaboradores engajados para trabalhar nelas.

O bom relacionamento interpessoal e intrapessoal é fundamental para garantir um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Por isso, é preciso valorizar atitudes educadas e que evitem conflitos. Na sequência, confira 10 pilares que sustentam um ambiente de trabalho harmônico!

1. Confiança

Deve ser criado um ambiente de confiança entre os colaboradores e a diretoria. A melhor forma de estimular essa confiança mútua é por meio de uma comunicação aberta, em que todos tenham espaço para dizer o que pensam e sentem. Por mais que a empresa seja um ambiente profissional, cada colaborador é um indivíduo único e, por isso, é importante conhecer também as suas particularidades. Lembre-se: nenhuma pessoa gosta de ser tratada como um número ou apenas um cargo.

2. Respeito

Tome cuidado na maneira de tratar os colaboradores. Ninguém gosta de ser ofendido ou humilhado. Uma repreensão mal colocada pode prejudicar a produtividade do colaborador, os resultados da empresa e, além disso, machucar um ser humano.

Portanto, sempre escolha as palavras com cuidado na hora de fazer uma crítica construtiva. Além disso, estimule um ambiente de respeito entre toda a corporação, evitando práticas maldosas, como o bullying. Todos devem se sentir livres para falar e ser quem são, sem medo de ouvir comentários maliciosos ou depreciativos.

3. Responsabilidade

Todas as pessoas comentem erros, e nem mesmo os chefes estão livres dessa regra. Portanto, ao cometer um deslize, assuma a responsabilidade e jamais repasse a culpa para outra pessoa. É importante que todos os membros de uma organização, independentemente do cargo que ocupem, desenvolvam essa autonomia e essa responsabilidade sobre os próprios atos. Quando todos agem dessa forma, fica muito mais fácil prevenir ou solucionar os conflitos, especialmente nas empresas.

4. Feedbacks completos

Quando um colaborador realizar algum grande feito, é importante reconhecer e valorizar o seu trabalho. Ao fazer um elogio, o empreendedor fortalece os laços do relacionamento e mostra que se importa com o funcionário, considerando que o trabalho dele é importante para a organização como um todo. Por isso, os feedbacks não podem contemplar apenas as falhas e críticas, mas também o reconhecimento de um bom desempenho. Isso gera motivação e promove melhorias contínuas no grupo!

5. Otimismo

Por mais que o seu dia esteja difícil, não compartilhe o sentimento pessimista com os outros. O ideal é que os gestores sempre mantenham uma atitude otimista no ambiente de trabalho. Por isso, dê bom dia, sorria e encare os problemas pessoais da melhor forma possível. Se quiser desabafar com alguém da sua confiança, faça-o em particular, mas não permita que as esferas pessoais e profissionais se misturem. Quando isso ocorre, “descontamos” os nossos problemas em quem não merece.

6. Lideranças atuantes

O ambiente de trabalho depende, em boa parte de líderes atuantes, ou seja, que se fazem presentes. Nesse sentido, é necessário compartilhar a sabedoria, delegar as funções de acordo com as competências de cada um, ajudar, corrigir e motivar continuamente as equipes. Quando os colaboradores identificam que há um líder presente com quem eles podem contar, sobretudo nas dificuldades, eles ficam mais tranquilos e seguros, permitindo que o trabalho transcorra com mais harmonia.

7. Democracia

É impossível que um ambiente autoritário e repressor seja agradável. Em alguns momentos, os líderes de fato precisam se impor, mas não podem comandar um grupo de funcionários como se comanda um exército. As gestões devem ser democráticas, isto é, estar abertas às opiniões dos liderados, de modo que todos possam ser ouvidos. Por mais que a decisão final a ser tomada seja responsabilidade do líder, é fundamental que cada colaborador tenha o direito de ser ouvido com atenção.

8. Regras

Uma liderança democrática respeita as liberdades de todos, mas também não significa que cada um pode fazer o que quiser. É preciso haver um equilíbrio nessa dinâmica. Esse equilíbrio pode e deve ser estabelecido pelas regras, que são normas internas de conduta a serem definidas e colocadas em prática pela empresa. Elas norteiam os procedimentos de trabalho e as próprias relações interpessoais no ambiente, definindo como prevenir e o que fazer, caso alguma regra seja desobedecida.

9. Comunicação eficaz

Por falar em prevenir e resolver conflitos, saiba que, ao lado das regras, a comunicação eficaz é primordial para isso. Na empresa, é importante que haja um meio oficial de comunicação interna, por meio do qual todos saibam o que acontece. Esse canal esclarece as dúvidas, estreita as relações, oficializa os comunicados e evita que as fofocas circulem pelos corredores, gerando confusões. Além disso, treinamentos para uma comunicação clara e eficaz devem ser oferecidos a todos.

10. Qualidade de vida

A empresa respeita os horários de entrada e saída dos funcionários? Oferece horário e espaço adequado para as refeições? Permite que pequenas pausas sejam feitas? Oferece um espaço para descanso e recreação? É bem-iluminada e arejada? Conta com infraestrutura adequada ao trabalho? Equilibra as demandas entre os colaboradores? Paga os funcionários de forma justa e pontual? Tudo isso é essencial para que haja qualidade de vida no trabalho, em toda e qualquer empresa.

Os 10 aspectos acima são apenas itens básicos para que as organizações consigam melhorar os seus ambientes de trabalho. Em conjunto, essas dicas oferecem mais harmonia, qualidade de vida e resoluções para diversos tipos de conflitos às empresas. Em especial, cabe à área de recursos humanos promover essas iniciativas, a fim de que o colaborador se sinta mais valorizado e confortável dentro do seu próprio ambiente de trabalho.

E você, ser de luz, como avalia o seu ambiente profissional? Em quais pontos ele é positivo? Em quais aspectos ele pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!