A capacidade de comunicação é uma habilidade de grande importância em todos os âmbitos da vida. Aqueles que sabem se comunicar com eficácia conseguem manter melhores relações pessoais e de trabalho e, consequentemente, são mais produtivos e assertivos em suas decisões. Algumas pessoas apresentam uma maior facilidade para se comunicar, mas saiba que esta é uma habilidade que pode perfeitamente ser desenvolvida.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

A Importância da Comunicação

Se antes um profissional precisava apenas ter habilidades técnicas para conseguir boas oportunidades, hoje, é necessário ir além. Mais do que apenas exercer as funções do seu cargo, atualmente as empresas buscam colaboradores que consigam se relacionar bem com os outros membros da equipe a fim de promover um ambiente colaborativo e de desenvolvimento. Com isso, a comunicação se tornou um fator fundamental para o sucesso e é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.

No âmbito pessoal, aqueles que se comunicam com eficácia conseguem manter relações muito mais positivas com familiares e amigos. A atitude de externar sentimentos com clareza e sinceridade permite que haja um maior entendimento entre as pessoas e, assim, são evitados diversos tipos de mal-entendidos e os laços se tornam mais fortes. Além disso, quem se comunica bem consegue exercer um maior poder de persuasão, o que é importante tanto em para conquistar um parceiro ou parceira quanto em uma negociação com um cliente, por exemplo.

Dicas Poderosas Para Aperfeiçoar a Sua Capacidade de Comunicação

O primeiro passo para aperfeiçoar a sua capacidade de comunicação é querer se desenvolver e o fato de estar lendo este artigo demonstra que tem esse desejo. Então, mantenha a sua motivação para conferir as dicas que darei a seguir e dê o seu melhor ao colocá-las em prática. Tenho a certeza de que conseguirá resultados extraordinários!

1 – Considere a Linguagem Corporal

Não é apenas através de palavras que você se comunica, o seu corpo também fala e é necessário que ambos atuem com coerência. A forma como posiciona os braços e as pernas, sua postura, expressão facial e o olhar, tudo isso também passa mensagens para o mundo exterior. Por isso, é importante buscar se conhecer, para que entenda as reações que seu corpo costuma ter em cada tipo de situação e saber gerenciar bem sua comunicação não verbal.

Para se comunicar de forma clara e passar segurança para o seu interlocutor, procure manter a postura correta. Evite, por exemplo, curvar a coluna para passar a ideia de que você não tem convicção sobre o que está dizendo. Quando se mantém “encolhido” pode ser visto como uma pessoa insegura. A posição dos braços também é muito importante, e o ideal é mantê-los descruzados, para mostrar que está aberto ao diálogo.

2 – Saber Ouvir é Tão Importante Quanto Falar

PSC

As pessoas que melhor conseguem se comunicar são aquelas que sabem ouvir o que o outro está dizendo. A boa comunicação envolve qualidade de fala e não quantidade. E você apenas consegue se comunicar com eficácia quando sabe ouvir o seu interlocutor. O intuito de uma conversa eficaz é exatamente a de troca de ideias, por isso todos devem participar igualmente.

No caso de uma conversa entre um cliente e um vendedor, por exemplo, aquele profissional que sabe ouvir o consumidor na essência consegue entender melhor as suas necessidades e fechar mais negócios do que os que ficam falando exaustivamente para convencê-los a comprar um produto. Com diz o ditado, temos dois ouvidos e uma boca e devemos sempre considerar isso para basear nosso comportamento.

3 – Utilize a Paráfrase

A paráfrase é um ótimo recurso de linguagem para reafirmar o que a outra pessoa disse e demonstrar entendimento. Tudo o que você precisa fazer é repetir o que ela disse, mas fazendo uma pequena alteração nas palavras. Trata-se de uma forma simples de tornar a informação mais concreta e é ideal para situações de negociação, pois coloca as duas partes em sintonia.

Em uma conversa com um cliente, por exemplo, se ele disser que acredita que o produto que está oferecendo pode trazer as soluções que precisa você pode dizer algo como: “Então você está me dizendo que o nosso produto pode ser vantajoso para a sua empresa”. Ao utilizar esse recurso conseguirá ter uma conversa mais clara, sem dar espaço para informações vagas.

4 – Espere a Sua Vez de Falar

Em um diálogo é natural que, vez ou outra, a fala de um sobreponha a do outro. Entretanto, o ideal é se policiar para evitar ao máximo interromper a pessoa que está falando. Além de não ser educado, isso pode atrapalhar o andamento da conversa e comprometer o entendimento entre as partes.

Quando um sobrepõe à fala do outro, sem o menor cuidado, demonstra que acredita que o que tem a dizer é mais importante, colocando-se como superior. Então, saiba esperar a sua vez e mantenha-se atento ao que o interlocutor está dizendo, isso faz toda a diferença para que a comunicação seja realizada com eficácia.

5 – O Tom da Voz Também é Importante

A interpretação sobre o que dizemos é feita considerando a fala propriamente dita, os movimentos do corpo e o tom de voz. Por isso, é muito importante que todos esses fatores estejam em sintonia, para que consiga passar veracidade e seja convincente. Aqueles que não conseguem adaptar o tom de voz de acordo com a situação passam a sensação de falsidade.

Evite falar de forma irônica e sarcástica no ambiente de trabalho para não causar mal-entendidos. O ideal é sempre manter a naturalidade e, assim, conseguirá passar o recado que deseja de forma positiva.

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade!Faça o nosso teste e descubra qual o
seu nível de felicidade!

6 – Considere o Público ao Definir a Forma de Falar

A forma como você fala com um amigo próximo é diferente da utilizada em uma reunião de negócios, certo? Saber adaptar a linguagem, o tom de voz e a postura de acordo com o público são pontos importantes a serem considerados também. Uma mesma mensagem pode ser adaptada para ser passada para diferentes pessoas e, assim, melhorar a forma como se comunica e, consequentemente, o entendimento da outra parte envolvida.

E você, como acha que está a sua capacidade de comunicação? Acredita que tem conseguido se comunicar de maneira eficiente ou tem pontos que precisa desenvolver para melhorar? Deixe o seu comentário e, claro, coloque estas dicas poderosas em prática!

Copyright: 610113899  – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc