Imagem de mente pensando, saindo luzes, exemplificando as crenças da pessoa

Patrice6000/Shutterstock Conheça a relação entre as nossas crenças e os 7 Níveis do Processo Evolutivo

A crença é apenas um dos pontos a incorporar em nossa mente, temos outros a considerar, a saber: espiritual, afiliação, identidade, crenças, capacidades, comportamentos e ambientes; que são os níveis neurológicos de aprendizagem e mudanças. Explicando melhor, nos ambientes que frequentamos a todo o momento temos determinados comportamentos. Isto porque existe capacidade para tal comportamento. Acreditamos que aquilo é correto (crença), de acordo com o que achamos que somos (identidade), a que grupos pertencemos (afiliação) e que alguma entidade espiritual ou um Ser Maior nos ajuda (Legado, Espiritualidade).

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

Crenças – O que são?

Crenças são nossas verdades individuais, é tudo aquilo que acreditamos como verdadeiro que se torna real para nossa mente. Holisticamente falando, modificar uma crença significa ter uma percepção sistêmica de todo processo evolutivo. Lembrando que todo conhecimento do mundo não nos servirá de nada se não acreditarmos nele. Precisamos pensar sistemicamente.

Em primeiro lugar precisamos acreditar que uma entidade espiritual, um Ser Maior ou uma Consciência (Benevolência  Universal) está além de nós, nos ajuda e nos dirige. Em seguida, temos que saber quem somos e qual a nossa missão nessa vida, no que acreditamos e se temos capacidade para determinados comportamentos nos diversos ambientes que frequentamos e com quem quer que estejamos.

O Sistema de Crenças

Acreditar em algo maior talvez seja a criação de nossa crença mais poderosa. Como cérebro é associativo e respeita nosso sistema de crenças, sonhos, valores e significados, a crença em ALGO MAIOR ameniza nossas dúvidas de quem nós somos e nos potencializa em direção a essa dimensão Maior.

A figura da Pirâmide do Processo Evolutivo que redesenhei sintetiza como o Coaching se relaciona com os níveis neurológicos e se beneficia deles, convertendo-se em ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano em cada um de seus níveis. Assim como na vida, a pirâmide evolui subindo do nível mais superficial ao mais profundo, do nível mais simples ao mais complexo, alcançando no final o mais alto nível, que seria o “céu” ou “universo”.

PSC

A base da aglutinação de todas as visões e perspectivas de diferentes correntes da psicologia, filosofia, neurociências, antropologia, teologia, administração de empresas, e demais ciências, está em ampliar a base cognitiva do maravilhoso processo de evolução do ser humano.

São sete perspectivas que transcendem uma base apenas racional do processo evolutivo. Um convite para uma reflexão, interpretação e sentimento em níveis mais profundos do maravilhoso processo de evolução da Vida!

Como modificar e incorporar uma nova crença em nossa mente, então? Tendo uma visão sistêmica do processo evolutivo e vivendo esses conceitos talvez seja uma poderosa forma de incorporar uma crença em nossa mente!

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Conheça os 7 Níveis do Processo Evolutivo

Ambiente (Contexto, Superficialidade, Limites e Oportunidades):

Comportamento (Ação e Reação. Está relacionado com o impacto que o meio externo impacta em nossa percepção interna):

Capacidades e Habilidades (Direção, Norte, Estratégia, Rumo a seguir):

Crenças e Valores (Permissão, Motivação, Mudança de Percepção):

5º Identidade (Missão de Vida, Meus Papéis no Universo, Meu Mapa de Mundo, Senso de Significado do Eu):

6º Afiliação (Pertencimento, Aglutinação, Sistemas onde faço parte):

7º Legado e Espiritualidade (Propósito, Senso de Significado de Vida, Pensamento e Visão Sistêmica, Algo Maior, Conexão como Divino e Sagrado).

Quer saber mais sobre este tema extraordinário? Leia meu livro: Os 7 Níveis do Processo Evolutivo e aprenda tudo e mais um pouco sobre este assunto.