Como motivar uma equipe desmotivada? Essa é uma pergunta importante e para qual todo bom líder deve ter uma resposta na ponta língua, afinal, a motivação dos seus liderados está diretamente relacionada aos resultados e ao seu desempenho como gestor. Aquele que não se preocupa com isso pode ver os resultados da sua empresa despencarem, afinal de contas, são as pessoas que formam uma organização.

São inúmeros os fatores que levam à desmotivação no trabalho, como: falta de reconhecimento, renumeração baixa, atrasos no pagamento, falta de empatia com os colegas, ausência de planos de carreira, problemas de comunicação e, também, dificuldades no relacionamento com o líder.

Todos esses elementos podem levar a uma queda expressiva na motivação dos funcionários em seu local de trabalho. Para evitar que isso ocorra, é preciso ter estratégias de liderança efetivas, que ajudem a reverter essa situação e criar um ambiente mais positivo e produtivo, onde todos possam dar o seu melhor e crescer junto com a empresa.

Siga a leitura para entender melhor o assunto e conferir dicas de como manter a sua equipe motivada, independentemente do que aconteça.

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7 Dicas de como motivar uma equipe que está desmotivada

Existem várias medidas bastante interessantes a se adotar quando a intenção é motivar uma equipe que está tomada pelo desânimo. Para alcançar bons resultados é importante realizar todo o conjunto de ações, tornando-o parte da cultura da empresa. Veja, a seguir, quais são essas medidas e encontre formas de encaixá-las dentro da realidade do seu negócio.

1 – Identifique as causas da desmotivação

Compreender quais são fatores que estão levando os colaboradores a estarem desanimados para o trabalho é o primeiro passo para reverter a situação e eliminar o problema. Por isso, assim que perceber que a motivação está em baixa, ouça seus liderados e procure agir imediatamente para mudar esse cenário.

Mesmo que leve um tempo para as coisas, de fato, melhorarem, já que se trata de um processo que envolve a adoção de certas medidas, mudanças de pensamento e comportamento, quanto antes tomar uma atitude, mais rapidamente os resultados irão aparecer e render bons frutos.

2 – Peça feedbacks

Será que você não está contribuindo para a desmotivação em sua equipe? Reflita sobre seus comportamentos como líder e sua forma de gestão, peça aos seus colegas e equipe que lhe deem feedbacks e procure analisar onde você pode melhorar. Isso é necessário porque, muitas vezes, não conseguimos enxergar como a nossa postura é lida pelo outro.

É fundamental que aceite bem as opiniões que receber, lembre-se que todos precisam evoluir e que uma crítica não apaga todas as suas qualidades. Caso queira obter respostas verdadeiramente sinceras e que não sejam influenciadas pelo medo dos colaboradores, faça pesquisas de satisfação anônimas, assim, eles terão mais liberdade para se abrirem.

3 – Motive pelo exemplo

A postura do líder influencia muito a motivação da equipe. Se ele agir de forma desconexa com o que exige das pessoas, isso pode acabar causando insatisfação. Por isso, é importante sempre se lembrar que os bons exemplos do chefe são uma referência para os liderados. Mostre o seu melhor, cumpra as regras, prazos e promessas feitas, tenha congruência entre seu discurso e suas ações.

4 – Reconhecimento

Reconheça o mérito e os resultados dos seus profissionais sempre. Essa atitude é essencial para motivar as pessoas, reconhecer seu empenho, seus dons, talentos e diferenciais e para valorizar seu comprometimento, dedicação, ideias e soluções dedicadas.

Se elas se dedicam e não recebem reconhecimento, acham que seu esforço é irrelevante, dessa maneira, não veem motivos para continuar se esforçando. Por isso é tão importante valorizar o empenho dos colaboradores, para que saibam que suas ações estão trazendo resultados e fazendo a diferença para a empresa.

5 – Dê feedbacks

Além de pedir feedbacks, também é importante direcioná-los aos colaboradores. Muitos profissionais relatam exatamente a falta desses retornos em relação ao seu trabalho, ficando em dúvida sobre como devem ou não agir. Portanto, esteja atento e dê sempre um feedback aos seus colaboradores sobre seu desempenho, reconheça seus pontos fortes e mostre as falhas que precisam ser corrigidas.

Um ponto a ser destacado é que os feedbacks de melhoria devem ser dados de forma reservada e sem expor seu profissional para evitar constrangimentos. Uma técnica bastante interessante para isso se chama feedback sanduíche, consiste em começar a conversa com um elogio, seguindo do ponto que precisa ser melhorado e finalizando com mais um elogio, isso ajuda a motivar em vez de desestimular e faz toda a diferença nos resultados.

6 – Trabalhe em prol da equipe

É importante que o líder seja um representante da equipe também em relação aos seus interesses. Isso representa buscar melhorias contínuas para o grupo no que tange a salários, benefícios sociais, estrutura de trabalho, desenvolvimento profissional e reconhecimento ao seu desempenho. Essa postura mostra o comprometimento do líder com sua equipe e aumenta a sua motivação.

7 – Realize atividades de team building

Também chamadas simplesmente de dinâmicas, as atividades de team building visam integrar o grupo e estimular a motivação e a união. Podem ser realizadas de diferentes maneiras, incluindo em reuniões dentro da empresa ou mesmo em ocasiões especiais, como em parques com atividades de arvorismo e a prática esportiva.

Mesmo que a situação apresentada na atividade não faça parte do dia a dia profissional, é algo válido a ser promovido exatamente por proporcionar experiências que possuem uma forte ligação com o trabalho em equipe. Além do mais, o fato de a empresa oferecer isso aos colaboradores faz com que eles se sintam verdadeiramente acolhidos e isso é muito positivo.

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