mudar de carreira

Photo Africa/Shutterstock O Coaching é um excelente método porque ajuda o profissional a mudar de carreira de forma planejada e assertiva

Mudar de carreira; segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mais de 50% dos trabalhadores brasileiros desejam mudar seu rumo profissional. Estes dados mostram que existe, no mercado de trabalho, um alto número de pessoas que insatisfeitas com sua profissão atual e que desejam mudar.

Entretanto, como mudar de carreira? Como saber a hora certa? Como planejar a mudança? Por onde começar? É possível fazer isso de maneira rápida? Existem cuidados que devem ser tomados?  E o que fazer para ter uma mudança positiva? Estas são algumas perguntas frequentes e que devem ser respondidas por todos aqueles que desejam passar por esta transição e construir uma nova história profissional.

Digo isso porque mudar de profissão não é abandonar tudo que você já conquistou em matéria de conhecimentos e experiências e começar do zero. Tudo que vivemos deve ser honrado e respeitado, e pode ser utilizado para construirmos algo novo e, isso, inclui nossa carreira também.

 Coaching para Mudar de Carreira

O Coaching de Carreira é uma poderosa metodologia de aceleração de resultados e desenvolvimento humano em todas as áreas da vida. Por isso mesmo é um método muito utilizado em processos de transição e mudança de profissão.

Com suas técnicas e ferramentas, este processo oferece ao profissional a oportunidade de organizar sua mudança de carreira de forma assertiva e planejada. Isso porque toda transição precisa ser pensada para que assim, o profissional tome sua decisão de forma consciente dos benefícios e também dos riscos.

O Coaching de Carreira trabalha aspectos importantes como o entendimento dos porque, intenções, objetivos e motivações que levam ao desejo de mudança. Isso é essencial para que a pessoa possa compreender as diferenças entre uma simples insatisfação pontual com a carreira e o desejo real de mudar seus caminhos profissionais.

PSC

Além disso, mostra o contexto e também as vantagens e desvantagens de fazer esta mudança para que assim, o profissional tenha plena consciência do que está fazendo. Depois disso, com a certeza da sua tomada de decisão, o processo vai trabalhar no desenvolvimento das competências, talentos, dons e habilidades que o profissional precisa desenvolver para atuar em sua nova profissão. A intenção é que assim ele possa ajudá-lo a organizar sua vida, definir as ações e os prazos para fazer sua desejada transição e ter sucesso.

Todo este suporte do Coaching de Carreira é fundamental para que o profissional possa criar as condições necessárias à escolha de uma nova profissão sem esbarrar em dificuldades como, por exemplo, falta de conhecimento, experiência ou planejamento. Também é essencial para quem deseja ser empreendedor a partir do zero, ter seu próprio negócio, e desenvolver suas habilidades e ter bons resultados nesta empreitada.

Então, quer mudar e ter sucesso em sua nova carreira? E mais, quer ter a profissão que mais cresce no mundo e que comporta todos os conhecimentos e experiências que você já tem? Invista na carreira de coach. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e torne-se o profissional que você deseja ser.