Quando falamos em coaching familiar, pode parecer inicialmente que esse processo traz benefícios apenas às famílias dentro do seu lar. Entretanto, como somos seres integrais, quando estamos bem e em paz com os nossos familiares, isso também acaba se refletindo positivamente no ambiente profissional e nos nossos resultados na carreira.
Neste artigo, você vai conhecer os benefícios do coaching familiar e de que maneira ele pode ser vantajoso para as vidas profissionais dos membros da família. Ficou curioso? Então, siga em frente e continue a leitura!
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O poder do coaching familiar
Até certo ponto, ter atritos e diferenças com os nossos filhos ou cônjuge é perfeitamente normal, afinal, todos somos seres únicos, com opiniões e quereres distintos. Porém, quando isso se torna foco de conflitos, brigas e desentendimentos constantes, esses problemas realmente acabam afetando a nossa produtividade no trabalho e prejudicando também esse aspecto importante da nossa vida.
O coaching familiar é um processo dinâmico que, de forma sistêmica, apoia as famílias a encontrarem o seu melhor e vencer os dilemas que estão afetando a sua paz. Apoia os parentes a melhorar a qualidade da sua comunicação e dos relacionamentos, a superar mágoas e ressentimentos e a vencer os pensamentos e comportamentos que estão limitando o bem-estar, o equilíbrio e a satisfação uns com os outros.
O coaching familiar e os seus benefícios à vida profissional
Quando estamos com problemas com os nossos pais, filhos ou parceiros, por mais profissionais que sejamos, não podemos nos esquecer de que também somos humanos. Isso quer dizer que, por mais que nos esforcemos para separar as coisas, essas dificuldades acabam nos acompanhado no trabalho também.
Isso afeta a nossa concentração e o nosso ânimo, diminui a nossa motivação, altera o humor e afeta a produtividade. Enquanto o dilema familiar não é resolvido, ele passa o dia a nos rondar. Se quando chegamos à nossa casa, ao invés de um ambiente de paz, amor e descanso, nos deparamos com um local tenso, cheio de dificuldades, atritos e brigas, realmente não temos como recarregar as nossas baterias e voltar ao trabalho dispostos e motivados.
O coaching familiar ajuda as famílias a identificar quais são os seus pontos de desarmonia e também de melhoria, de modo que, juntos, todos possam ouvir e ser ouvidos, compreender melhor os pontos de vista um do outro, bem como identificar os sentimentos, emoções, ações e acontecimentos que causaram tantos desentendimentos.
Este é um processo que envolve autoconhecimento individual e coletivo, aceitação, respeito, ressignificação e perdão de todas as partes. Quando todos conseguem chegar a um entendimento comum, isso melhora poderosamente o ambiente familiar, pois ajuda a abrir a mente das pessoas; potencializa os seus sentimentos, emoções e comportamentos positivos; e estimula a todos para que juntos criem uma harmonia mais sólida e duradoura.
Como reflexo disso, no trabalho, o profissional volta a sentir-se mais animado, produtivo, motivado, autoconfiante, empoderado, bem-humorado e criativo, pois sabe que tem um relacionamento saudável com a sua família e, especialmente, que, ao voltar para o seu lar, encontrará aqueles a quem ele ama — bem, em paz, felizes, amorosos e envolvidos em um ambiente de total harmonia.
Quais são os outros pilares da qualidade de vida no trabalho?
Segunda-feira virou sinônimo de desânimo para muita gente. Mas não para todos. É perfeitamente possível e recomendável ser feliz na sua vida profissional. E não, você não precisa ser top model ou jogador de futebol para se sentir realizado com suas escolhas.
Toda e qualquer carreira pode ser fonte de realização e de prosperidade, desde que as pessoas se atentem aos 6 pilares da vida profissional. Um deles você já conheceu, que é o bem-estar com a família. Mas você sabe quais são os outros 5? É o que você vai descobrir agora!
1. Paixão
A vida profissional fica muito mais leve quando somos apaixonados por aquilo que fazemos. É o caso do professor que se vê realizado quando o estudante aprende aquele tópico em que encontrava dificuldade; do arquiteto que vê as suas ideias ganhando forma para construir um lar; do jornalista que utiliza o seu dom com as palavras para levar a informação às pessoas. Identifique as suas paixões e vislumbre a possibilidade de fazer delas a sua profissão.
2. Habilidades
Para uma carreira ser bem-sucedida, não basta você amá-la, mas você também precisa dos conhecimentos necessários para exercê-la com maestria. Assim, analise todos os seus pontos fortes, as suas experiências bem-sucedidas e como você pode utilizar todas as suas capacidades a seu favor.
3. Sede de conhecimento
Ao identificar os seus pontos fortes, você provavelmente se deparou também com alguns pontos em que você ainda precisa se desenvolver ou se aprimorar. Essa é uma característica das carreiras de maior sucesso: elas nunca têm um ponto de chegada fixo; um lugar que produza a sensação de “já sei de tudo”. Sempre é tempo de aprender, de lapidar as suas competências, de ler um livro, de fazer um curso de especialização, enfim, de adquirir bagagem profissional.
4. Networking
É sempre bom contar com uma rede de contatos profissionais. É dessas pessoas que partem as ajudas quando for preciso e as oportunidades de trabalho mais incríveis. Só não se esqueça de que o networking é sempre uma via de mão-dupla, o que quer dizer que você também deverá cooperar com os seus contatos.
Para fortalecer essa rede, tenha perfis em redes sociais voltadas ao ambiente profissional e participe de cursos, treinamentos e eventos de sua área de atuação. Assim, você atualiza os seus conhecimentos e ainda conhece pessoas interessantes.
5. Planejamento
Aquela história de deixar a vida te levar não combina muito com uma carreira de sucesso. É claro que algumas oportunidades surgem quando menos esperamos, mas, em geral, você terá que fazer as coisas acontecerem. Portanto, identifique os seus objetivos de cargos, de salários, de empresas em que deseja trabalhar, ou mesmo de negócios que deseja abrir.
Reflita sobre o estilo de vida que você deseja ter e procure adequar a sua profissão a esse estilo. Isso se faz com muita paciência e planejamento. Por exemplo, se você quer assumir um cargo de gerência em 5 anos, precisa desde já demonstrar as suas competências no seu dia a dia e fazer um bom curso de inglês.
Os 5 pilares acima somam-se ao coaching familiar como elementos essenciais para a qualidade de vida no trabalho. O importante é que você faça uma boa gestão do tempo entre essas diferentes áreas da vida e que procure se relacionar com as pessoas da melhor maneira possível.
E você, ser de luz, percebe como o seu relacionamento familiar impacta a vida profissional, e vice-versa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!