Quando falamos nos governos: municipal, estadual e federal e nos serviços por eles prestados, quase sempre nós chegamos a um ponto importante neste contexto, que é a Gestão Pública. Esta, por sua vez, consiste em levar práticas e ferramentas bem-sucedidas da administração de empresas para o serviço público, de modo a melhorar continuamente seu gerenciamento e resultados.
Dadas as constantes reclamações da população quanto à ineficiência dos serviços governamentais oferecidos a ela, pode-se até pensar que não exista nenhum tipo de gerenciamento por trás dos órgãos públicos. Entretanto, mesmo que ainda haja muitas deficiências, os gestores públicos têm um papel importante no processo de planejamento, coordenação e avaliação dos programas e serviços oferecidos aos cidadãos.
São eles que também buscam, dentro de suas possibilidades, oferecer melhorias constantes nos serviços do governo, melhorar os processos e fazer um gerenciamento, supervisão e também um acompanhamento efetivo para que os recursos realmente cheguem aos principais interessados – nós. Por tudo isso, podemos concluir que seus desafios são grandiosos e, para tanto, precisam estar muito bem preparados. E aqui que entra o Coaching!
Coaching na Gestão Pública
O Coaching com suas diversas técnicas, metodologias e ferramentas é um poderoso aliado do desenvolvimento dos gestores públicos de qualquer setor governamental. Tanto é, que diversas empresas públicas, a exemplo de: Petrobras, Correios, Anac, Polícia Militar, Receita Federal, entre muitas outras, já contrataram os serviços do Instituto Brasileiro de Coaching, visando à melhoria de sua gestão.
Este processo é tão eficaz porque realmente auxilia no aprimoramento das habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais dos gestores públicos. Também potencializa a que desenvolvam aspectos importantes como: planejamento, liderança, comunicação interpessoal, gestão de pessoas, do tempo e recursos; e para que desenvolvam uma autoconfiança e resiliência que lhes permita enfrentar os inúmeros desafios de forma coesa, resistente e com inteligência emocional.
Além disso, o Coaching trabalha na definição de metas e objetivos, de modo que o profissional consiga estipular alvos para si mesmo e trabalhar com foco em melhorar os aspectos do seu trabalho que acredita que podem e devem evoluir para que o serviço entregue a população seja o melhor.
Outro ponto essencial é o desenvolvimento comportamental proporcionado pelo processo, uma vez que entender fator humano é muito importante em nosso ambiente de trabalho para nos relacionarmos positivamente, fazermos uma liderança assertiva e para conquistarmos a satisfação de nosso público-alvo, que é a população.
O Coaching também atua na eliminação de crenças limitantes quanto ao trabalho no serviço público, pois embora nem sempre possam fazer tudo o que é necessário, os gestores públicos podem sempre dar o seu melhor para fazer o que é possível.
Para isso, podem se automotivar, aumentar sua resiliência, foco no trabalho e determinação e ter como missão profissional oferecer o seu melhor para crescimento das instituições onde trabalham. Isso impacta positivamente na vida dos cidadãos e, com certeza, pode aumentar e muito a sua qualidade de vida em todos os sentidos.
Incrível como o Coaching pode potencializar a gestão pública, não é mesmo? Leve o Professional & Self Coaching – PSC ou as soluções corporativas In Company do IBC para o seu órgão e tenha resultados realmente extraordinários.