O ser humano é essencialmente diverso, sendo múltiplas as características que compõem a personalidade de uma pessoa. Esta multiplicidade, se bem aproveitada, tem potencial de trazer inúmeros benefícios, não só para a vida pessoal de alguém, mas também para a sua atuação profissional. 

Neste sentido, para que isso de fato aconteça, é necessário que, tanto o indivíduo, quanto seus líderes e gestores, saibam enxergar suas principais características, habilidades, bem como suas aptidões, para que estas sejam aproveitadas da melhor maneira possível no ambiente profissional. 

Pensando nisso, o psicólogo Howard Gardner criou a Teoria das Múltiplas Inteligências, que, entre outras coisas, propõe que todos nós temos a habilidade e a capacidade de questionar e procurar respostas, utilizando 9 tipos de inteligências específicas.

No artigo de hoje vamos falar sobre cada uma destas inteligências e como elas se relacionam, de maneira profunda, com a nossa vida profissional. Continue conosco nessa leitura e confira!

A Teoria das Inteligências Múltiplas 

Antes de falarmos exatamente sobre cada uma das inteligências existentes, é preciso esclarecer o que de fato é a Teoria das Inteligências Múltiplas. Trata-se, basicamente, de um estudo, desenvolvido pelo psicólogo Howard Gardner, na Universidade de Harvard, em 1980, que se dedicou a analisar profundamente o conceito de inteligência. 

Para Gardner, era preciso questionar o que se entendia por inteligência naquele momento, uma vez que levava-se em consideração apenas a psicometria, ou seja, os famosos testes de QI, para definir se uma pessoa era inteligente ou não. De acordo com o psicólogo, este tipo de definição exclui a infinita variedade de habilidades cognitivas que uma pessoa pode ter. 

PSC

Assim, a Teoria das Múltiplas Inteligências entende que um indivíduo que tem maior capacidade e facilidade para cálculos matemáticos, não é mais inteligente que outro que possua facilidade em outras inteligências e áreas da vida. 

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Os 9 tipos de inteligência

A seguir, vamos falar especificamente sobre cada uma das inteligências abordadas pelo professor Gardner. Confira:

1 – Lógico-matemática

A inteligência sobre a qual vamos falar é a lógico-matemática. Ela é a mais conhecida e a que sempre foi mais utilizada, conforme dissemos acima, para determinar se uma pessoa é inteligente ou não. 

Trata-se do tipo de inteligência, que se apoia, principalmente, nos teste de QI, para definir o quão um indivíduo é inteligente. A lógico-matemática geralmente se relaciona diretamente às áreas de engenharia, estatística, inteligência de mercado, entre várias outras, que envolvem cálculos.

Dentro destas áreas, as pessoas que possuem esta inteligência, conseguem se destacar bastante. 

2 – Espacial

Passando para o segundo tipo, agora vamos falar sobre a inteligência espacial. Ela tem relação direta com a capacidade que uma pessoa tem de lidar com objetos, com a localização destes, bem como com uma visão dos mais variados ângulos. 

Os profissionais que possuem esta inteligência têm boa performance nas áreas de arquitetura, engenharia, design e outras em que precisem ter uma boa noção de espaço e posicionamento.

3 – Linguística

A inteligência linguística é aquela em que o indivíduo tem habilidades voltadas para a escrita, leitura e facilidade no aprendizado de idiomas, por exemplo. Geralmente escritores, jornalistas, CEOs de empresas, entre outros, são os profissionais que se destacam ao utilizar esta inteligência a seu favor. 

4 – Musical

No caso da inteligência musical, ela tem a ver com a capacidade da pessoa de tocar instrumentos, fazer a interpretação e a composição de músicas, e por aí vai. Os profissionais desta área são os músicos, atores, cantores, produtores musicais e outros. 

5 – Corporal

Seguindo adiante, a inteligência corporal é aquela em que o indivíduo tem maior consciência e controle sobre os movimentos de seu corpo. Geralmente, as pessoas que possuem este tipo de inteligência se destacam como dançarinas, atletas, esportistas, e outros.

6 – Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está relacionada a algo sobre o qual falamos com bastante frequência neste blog, que é o autoconhecimento. Ela diz respeito às pessoas que têm a habilidade de enxergar profundamente seus pontos fortes e pontos de melhoria, assimilando-os de maneira rápida e forte. 

Este tipo de inteligência, ao contrário dos demais, não é específica de apenas um grupo de áreas, uma vez que ela é necessária para os mais diversos tipos de profissionais. 

7 – Interpessoal

Falamos sobre a inteligência intrapessoal, que é a habilidade de se conhecer bem, agora vamos falar sobre a interpessoal, que é aquela que nos ajuda a lidar da melhor maneira possível com as pessoas ao nosso redor. Ou seja, trata-se da capacidade de desenvolver boas relações, seja no ambiente profissional ou em casa, e também de ser comunicativo

Seria interessante se todos os profissionais a tivessem bem desenvolvida, no entanto aqueles que fazem parte de áreas como a psicologia, vendas, relações públicas, entre outras, são os que mais têm esta inteligência presente. 

8 – Naturalista

Esta inteligência foi incluída por Gardner na Teoria somente em 1990. Ela diz respeito à habilidade de compreender a natureza e como ocorrem seus processos. Geralmente são profissionais de agronomia, engenharia florestal, oceanografia, entre outras, que a tem bem desenvolvida. 

9 – Existencial

Aqui os filósofos, palestrantes, sociólogos, entre outros profissionais, se destacam bastante. Isso porque a inteligência existencial tem a ver com a capacidade do indivíduo de fazer uma análise filosófica constante sobre a própria existência. 

Além destes profissionais, os professores também têm esta inteligência bem desenvolvida. 

Gostou de saber um pouco mais sobre as inteligências e como elas se relacionam com a nossa vida profissional? Se este conteúdo te ajudou, contribua com mais pessoas e compartilhe-o em suas redes sociais. Vamos espalhar conhecimento!