Diversas circunstâncias têm o poder de provocar um profundo cansaço físico e mental. Separações, mudanças, jornadas de trabalho prolongadas, processos seletivos, conflitos familiares, processos judiciais, crises financeiras, demissões, falecimentos de pessoas próximas — todos esses são exemplos de ocasiões que parecem testar as forças da nossa mente.

No entanto, é importante que saibamos diferenciar o cansaço rotineiro do esgotamento mental, que é um processo patológico muito mais complicado e que precisa ser tratado e prevenido com muita atenção. Neste artigo, você vai conhecer esse quadro com mais detalhes e encontrar meios para preveni-lo. Preparado? Então, boa leitura!

Fatores de risco e sintomas

De acordo com os médicos, os quadros de esgotamento mental podem acontecer com qualquer pessoa, especialmente as que vivem momentos delicados, como os citados acima. Contudo, há alguns comportamentos que atuam como fatores de risco para o problema. É o caso de pessoas que têm dificuldade em dizer “não”, posturas perfeccionistas e alto nível de exigência, tanto em relação a si como em relação aos outros.

Quando um quadro de esgotamento mental se instala, ele tem a liberação excessiva de cortisol (o hormônio do estresse) como a principal característica. Se isso se mantiver por tempo prolongado, diversos sintomas físicos e psíquicos se instalam, como: dores de cabeça, insônia ou sonolência excessiva, fadiga constante, distúrbios gastrointestinais, dificuldade de concentração, lapsos de memória, irritabilidade, crises de choro, instabilidade emocional e ansiedade.

Como é possível amenizar ou prevenir o quadro?

Existem algumas ações que ajudam quem passa pelo esgotamento mental a resolver o problema e também que auxiliam quem não quer enfrentá-lo a fazer a prevenção. A seguir, separamos 7 medidas bastante eficazes nesse sentido e que precisam ser colocadas em prática. Confira-as na sequência.

1. Cuide do seu sono

O sono é um dos elementos mais importantes da saúde física e mental das pessoas. Em geral, recomenda-se que um adulto durma cerca de 8 horas por noite. No entanto, especialmente nas grandes cidades, o estilo de vida contemporâneo tem reduzido bastante esse período.

PSC

Se você deseja evitar o esgotamento mental, porém, deve prezar por um sono suficiente e de qualidade. É durante esse período que diversos processos biológicos ocorrem e que fortalecem, entre outras questões, o seu sistema imunológico, prevenindo muitas doenças. Além disso, é durante o sono que a mente organiza as informações do dia anterior e se prepara para o próximo período produtivo.

2. Alimente-se de forma equilibrada

Cada vez mais, a medicina tem provado cientificamente a relação existente entre hábitos alimentares e a saúde física e mental. O consumo excessivo de gorduras, carboidratos, sódio e alimentos industrializados tende a prejudicar, em longo prazo, o funcionamento do organismo.

Em contrapartida, a alimentação equilibrada permite que possamos obter todos os nutrientes de que necessitamos para uma vida saudável, o que inclui os processos cerebrais e a saúde mental. Portanto, equilibre a sua alimentação com carboidratos complexos, proteínas, fibras, verduras, legumes, frutas e gorduras saudáveis.

3. Exercite-se regularmente

A prática regular de exercícios físicos ajuda o indivíduo a manter o seu peso (ou a emagrecer, se necessário), prevenir problemas cardiovasculares, acelerar o metabolismo, fortalecer músculos e ossos, fazer a digestão, entre outras questões da saúde física.

Além disso, essa prática também é importante para a saúde mental, tendo em vista que, muitas vezes, a atividade física é a “válvula de escape” para toda aquela energia represada do estresse que precisa ser extravasada. Sem falar que o exercício físico estimula a produção de endorfina, um neurotransmissor diretamente associado à sensação de bem-estar e felicidade, atuando no combate e na prevenção aos problemas de saúde mental.

4. Conecte-se à sua rede de apoio afetivo

Muitas vezes, diante de problemas que nos levam aos quadros de esgotamento mental, temos a sensação de que estamos completamente sozinhos e carregando o mundo nas costas. No entanto, será que isso é verdade? Pode ser que ao seu lado exista alguém com boa vontade para ajudá-lo a passar por essa fase difícil, nem que seja apenas com uma palavra amiga e um abraço.

Por isso, aumente o seu convívio com os amigos, familiares e com as pessoas que fazem com que você se sinta bem. Conversar, desabafar, dar risadas e compartilhar momentos juntos é algo extremamente benéfico para a saúde mental. Lembre-se de que o ser humano é um ser social em sua natureza!

5. Tenha momentos de lazer e descontração

Aproveitando a companhia das pessoas de quem você gosta, viva momentos de lazer e descontração. Faça um passeio no parque, viaje, visite museus e exposições, tenha mais contato com a natureza, pratique algum esporte, dance, cante, assista a filmes divertidos, enfim, tenha momentos de diversão e relaxamento.

Muitas vezes, conduzimos a vida basicamente atentos às nossas obrigações — o que é importante. Todavia, a vida não deve ser apenas trabalhar e pagar contas. É preciso encontrar algum momento para fazer atividades que despertem o bem-estar e o prazer. Um banho quente, uma massagem, uma sessão de meditação, um passeio ao lado da pessoa amada — tudo isso favorece a sua saúde mental!

6. Aprenda a impor limites

Outro aspecto que é essencial na prevenção ao esgotamento mental é aprender a impor limites. Você não deve querer abraçar o mundo e assumir mais responsabilidades e obrigações do que pode dar conta. É preciso aprender a dizer “não”.

Quando possível, você pode fazer uma hora extra no trabalho, cuidar do filho do vizinho enquanto ele vai ao mercado ou ajudar algum amigo que esteja em dificuldade. Entretanto, se você sentir que esses favores estão se tornando rotina e prejudicando a sua qualidade de vida, imponha limites. Isso não significa ser egoísta, mas apenas ter amor-próprio e zelar pela saúde da sua mente.

7. Busque ajuda especializada

Por fim, se você tiver dificuldades em colocar as dicas acima em prática ou se perceber que o seu cansaço está cruzando a barreira da saúde física e mental, não hesite em pedir ajuda especializada.

Nesses casos, o melhor a se fazer é procurar o auxílio de um médico psiquiatra e de um psicólogo. Juntos, esses dois profissionais certamente farão as recomendações ideais para tratar o seu quadro e prevenir que ele se repita. A psicoterapia tem se mostrado como um meio muito eficaz nessas circunstâncias, além do tratamento medicamentoso (quando necessário).

O esgotamento mental ocorre quando colocamos sobre nós mesmos uma pressão enorme para sermos perfeitos, o que é impossível. Além disso, sempre que queremos abraçar o mundo e assumir obrigações em excesso, com dificuldade de dizer “não”, estamos nos colocando em risco para esse tipo de esgotamento. Portanto, seja para prevenir, seja para tratar esse quadro, siga as 7 recomendações acima!

E você, querida pessoa, já passou ou tem passado por um momento de esgotamento mental? Como lidou/tem lidado com ele? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais estiver necessitado delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e faça essa boa ação!