Quando falamos em gestão de pessoas, as ações de endomarketing nas empresas se destacam como poderosas aliadas para motivar, engajar, reter, valorizar e melhorar a relação da organização com os seus colaboradores. Empresas como o Google, a Apple e o Citibank também investem nesse mecanismo como forma de potencializar ainda mais os resultados dos seus profissionais.
Mas o que exatamente é o endomarketing? Que tipos de ações podem ser feitos nesse sentido? Quais são os seus benefícios? As respostas para todas essas perguntas, você encontrará no artigo a seguir. Continue em frente e tenha uma ótima leitura!
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Afinal, qual é o significado de endomarketing?
O termo endomarketing significa “marketing interno”, isto é, um conjunto de ações que visam à conquista do próprio público interno da empresa, ou seja, dos seus colaboradores. A ideia é fortalecer a imagem da empresa como uma organização atrativa, a fim de aumentar a motivação dos que nela trabalham, bem como a retenção de talentos.
Entretanto, muitos ainda acreditam que essa ferramenta serve apenas como um fator motivacional e não estratégico, como também é. O endomarketing, quando bem planejado, vai muito além, pois fomenta boas práticas, cria um canal de comunicação direto entre a instituição e os seus funcionários, favorece um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo e torna as ações mais transparentes.
Que tipo de ações de endomarketing podem ser realizadas?
Tudo aquilo que melhora a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos próprios colaboradores de uma empresa pode ser considerado uma estratégia de endomarketing. Alguns exemplos são:
- Boas condições de trabalho e infraestrutura na empresa;
- Salários e benefícios adequados às funções desempenhadas;
- Treinamentos de capacitação contínua aos funcionários, tanto técnica como comportamental;
- Definição de planos de carreira atrativos, favorecendo a retenção de talentos;
- Premiações por bons desempenhos, que podem ser bonificações financeiras, produtos, viagens etc.;
- Comunicação interna eficiente, reconhecendo a própria empresa e elevando o moral dos colaboradores;
- Avaliações de desempenho com feedbacks humanizados e de qualidade;
- Pesquisas de satisfação interna;
- Promoção de palestras e eventos motivacionais;
- Realização de eventos de integração, como festas de recepção de novos colaboradores, happy hours, datas comemorativas, aniversariantes do mês etc.;
- Ações de qualidade de vida, como ginástica laboral, meditação no trabalho etc.;
- Parcerias com academias, instituições de ensino etc.
Exemplos de empresas que adotam o endomarketing
O endomarketing não deve ser visto de maneira isolada ou apenas como uma forma de motivar os profissionais quando algo de negativo acontece no ambiente de trabalho. Pelo contrário, assuas ações devem fazer parte do planejamento anual da empresa e ser incorporadas às ações do departamento de gestão de pessoas, visando à melhoria continua do ambiente organizacional e da qualidade de vida no trabalho.
Pensando nisso, vamos conhecer alguns exemplos práticos de ações de endomarketing aplicadas por grandes empresas e que podem inspirar você a fazer o mesmo no seu negócio, independente do seu porte ou área de atuação. Confira!
1. Citibank — Campanha “Sou mais Citi”
Os bancos são conhecidos por ter um dos ambientes mais estressantes e hostis para trabalhar. Pensando em mudar essa imagem negativa, o Citibank Brasil, em 2009, criou uma campanha intitulada “Sou mais Citi”, em que buscou incorporar nos seus funcionários o orgulho de pertencer ao grupo.
Para isso, convidou os colaboradores a fazerem fotos com a mão no peito, mostrando a sua satisfação em trabalhar no Citi. Posteriormente, os profissionais foram surpreendidos, pois as suas fotos foram usadas como material de divulgação interna, mostrando o seu valor a todos. A campanha recebeu prêmios e foi tão bem-sucedida, que foi levada para sedes do Citibank em outros países, como Honduras, Colômbia e Peru.
2. Best Buy – Rede social interna
Se as redes sociais são consideradas por muitos um dos principais inimigos da produtividade nas empresas, na Best Buy, empresa americana dedicada à venda de eletrônicos, elas foram decisivas para a redução do turnover, ou seja, da rotatividade de funcionários, que chegava a 60%. Para isso, a empresa fez estudos internos e verificou os motivos que faziam os seus funcionários buscarem o desligamento.
Para diminuir a rotatividade, a ideia foi criar um canal de comunicação exclusivo, chamado Blue Shirt Nation. Nele, os profissionais, em sua maioria jovens, poderiam interagir e se relacionar direta e livremente com os seus colegas e ter acesso a todos os funcionários, independentemente da posição hierárquica.
Além disso, a rede social da Best se tornou um canal fantástico de informações, integração e troca de ideias. E o que é mais extraordinário: a medida fez aumentar consideravelmente a motivação dos colaboradores e a sua produtividade, bem como reduzir drasticamente o turnover de 60% para uma média de 8 a 12%. Sensacional!
Como o coaching pode auxiliar na promoção de ações de endomarketing?
E aí, você ainda duvida do poder das ações de endomarketing nas empresas? Pelos exemplos acima, podemos perceber como eles surtem efeitos práticos extraordinários e podem levar os colaboradores e as empresas a ir além. Outra dica maravilhosa é adotar programas de treinamento e desenvolvimento por meio do coaching.
O coaching oferece soluções corporativas que podem ser extremamente úteis na identificação dos motivos de insatisfação dos colaboradores da empresa, bem como na adoção de ações de endomarketing eficazes. Nesse caso, o coach atua como um consultor para diagnosticar os problemas empresariais e verificar quais ações são mais compatíveis com o público-alvo para reverter o quadro negativo apresentado.
Para isso, conheça as soluções que oferecemos aqui no IBC e invista na formação Professional & Self Coaching — PSC, de modo que você possa levar todos os benefícios da cultura do coaching para a sua empresa e para os seus profissionais. Com certeza, os seus resultados serão extraordinários!
E você, ser de luz, já teve alguma experiência com ações de endomarketing? O que pensa sobre elas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!