Você pesquisa muito sobre um determinado tema, cria um post interessante, adiciona uma imagem atrativa e simplesmente não recebe nenhum comentário na publicação? De fato, essa situação é muito frustrante, e nos faz até mesmo questionar as nossas habilidades comunicacionais.
Antes de entrar em crises existenciais, porém, entenda que esse cenário é muito frequente na vida de quem produz conteúdo para as redes sociais. Em vez de lamentar ou de desistir de vez de trabalhar nesse meio tão rico, comece a analisar melhor a estrutura do seu conteúdo e a conhecer melhor o seu público.
Será que os assuntos que você tem abordado são relevantes para as pessoas que o seguem? Será que o seu texto estimula o leitor a deixar um comentário? Será que o seu perfil em geral tem sido convidativo e acessível para quem quiser engajar com os seus conteúdos?
As reflexões acima certamente darão início a uma reflexão mais profunda sobre os porquês de você não estar recebendo tantos comentários quanto imaginava. Para ajudar você nessa reflexão, separamos 7 dicas para que os seus posts recebam chuvas de comentários. Preparado para conferi-las? Então, siga em frente e boa leitura!
Contents
1. Estimule o relacionamento por meio dos stories
Você deve estar se perguntando: o que os stories têm a ver com receber comentários nos meus posts? A resposta é: tudo! Os stories, ainda mais do que os posts, são uma maneira de ficar mais próximo dos seus seguidores, por meio de contatos mais descontraídos e não tão elaborados quanto os conteúdos tradicionais do feed.
É por meio dos stories que você mostra que é acessível e que humaniza a sua página. Mostrando quem está por trás das publicações, você estreita o seu relacionamento com as pessoas, tornando-se quase íntimo delas. Assim, os stories atuam como um “aquecimento” da sua audiência para que interaja com você nos posts do feed. Invista nesse relacionamento!
2. Transforme as dúvidas dos seguidores em posts
Ao relacionar-se com os seguidores nos stories, você saberá melhor quem são essas pessoas, o que elas querem saber e quais são os seus medos e curiosidades. Uma boa tática para decifrar ainda mais o seu público é a boa e velha caixa de perguntas. Das dúvidas de quem o segue, podem sair excelentes pautas para posts futuros.
Ao levar em consideração os “pedidos” dos seus próprios seguidores, não há como errar na definição de temas para os seus conteúdos. Se foi o próprio público que pediu, as chances de as suas publicações receberem mais comentários aumenta consideravelmente. Portanto, fique atento a cada engajamento recebido.
3. Crie um título que desperte curiosidade
Para que o seu post receba comentários, é preciso, obviamente, que as pessoas leiam o texto, observem a imagem e reflitam sobre o tema proposto. Nesse sentido, um título bem escrito e que estimula a curiosidade é o que de fato leva o seguidor a ler ou não o post na íntegra. Observe:
- “Métodos de alívio sintomático para quadros de transtornos ansiosos”
- “5 passos práticos para mandar a ansiedade embora de vez”
Qual dos dois títulos é mais convidativo? O que já aponta 5 soluções práticas para um problema frequente na vida das pessoas ou aquele que parece uma tese de mestrado? Nas redes sociais, é preciso falar a língua das pessoas, lembrando que estamos em um ambiente menos formal.
4. Inicie o texto com uma frase atrativa
A primeira frase da legenda é tão importante quanto o próprio título do post. No exemplo que citamos acima, sobre ansiedade, uma boa frase inicial seria: “Você sabia que o Brasil é estatisticamente o país mais ansioso do mundo?”. Essa abertura do texto mostra já de cara a relevância do assunto, além de apontar que essa “dor” dos seus seguidores é compartilhada por muito mais gente.
Isso ajuda a construir uma noção de comunidade, de “não estou sozinho nessa!”. O início do conteúdo geralmente explora as dores do público e, depois, mostra as possíveis soluções para elas. No exemplo acima, o ideal seria que esse post fosse um carrossel, em que cada imagem postada mostrasse uma das 5 soluções prometidas.
5. Construa uma legenda impactante
Muitas pessoas leem a legenda do post antes de navegarem pelo seu próprio conteúdo. Uma boa legenda resume, em poucas frases, a importância daquele conteúdo para o público-alvo.
Como já citamos, é importante abrir a legenda com uma frase impactante, de preferência explorando as dores dos seus seguidores. Depois, vale a pena fazer a promessa das suas soluções para o problema, convidando o seguidor a conferir o post na íntegra. As legendas não podem ser muito extensas, mas também não precisam ser tão pequenas. Uma dica de ouro é construí-la em pequenos parágrafos, de modo que o texto não pareça cansativo de ser lido.
6. Defina apenas uma chamada para ação
Você já ouviu falar em CTA? Trata-se de uma sigla em inglês (Call-To-Action), traduzida para o português como “chamada para ação”. O CTA é a frase que encerra a legenda, convidando o seguidor a executar alguma ação, que pode ser: curtir, comentar, compartilhar, salvar, seguir a página, clicar no link que estiver na bio, entre outros.
É muito importante que você defina apenas um CTA. Muitas pessoas recorrem ao clássico “curta, comente e compartilhe”, mas disparar três comandos de uma só vez não é uma estratégia eficaz. Escolha apenas um e dedique-se a ele. Se o seu objetivo é receber comentários, peça apenas para que as pessoas comentem.
Uma dica bacana para estimular o recebimento de comentários é fazer do CTA uma pergunta, como neste exemplo: “Agora que você já conhece 5 dicas práticas para livrar-se da ansiedade, responda: qual delas você considera a mais eficaz? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir!”.
7. Responda aos comentários que receber
Por fim, se você começar a receber comentários em seus posts, lembre-se de respondê-los, na medida do possível. Quando as pessoas percebem que o dono da página interage com os seguidores, isso as estimula a comentar também, pois ficam na expectativa de receber a sua resposta, os que as faz com que se sintam especiais.
Por isso, procure responder às interações que receber, seja em comentários no feed, seja em direct messages. Isso é um estímulo para que quem comentou comente novamente e também para que outras pessoas comecem a deixar os seus comentários.
E você, querida pessoa, gosta de comentar nos posts das páginas que você segue? Então, faça o mesmo neste artigo e deixe a sua opinião sobre o tema no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de levar estas dicas aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!