O maior termômetro para saber se um relacionamento vai bem ou não é a forma como você se sente. Se os momentos felizes se tornaram escassos e não há mais carinho e respeito entre você e seu par, esse é um grande sinal de que, talvez, o melhor a fazer seja colocar um ponto final na relação. Embora seja natural que relacionamentos passem por altos e baixos, não é saudável manter algo que te faz mal.

O que torna um relacionamento tóxico?

O excesso de ciúme, a indiferença, a falta de lealdade são alguns dos principais pontos que tornam um relacionamento tóxico. E, assim como existem casos em que isso tudo parte apenas de um dos envolvidos, em outros os dois são responsáveis por chegar a esse ponto. É claro que se culpar não levará ninguém a parte alguma, contudo, ter consciência em relação a isso é preciso para que evite repetir o problema no futuro.

Para que uma relação seja saudável é necessário que haja confiança, respeito, admiração e, claro, amor. Quando um ou ambos os envolvidos não consegue confiar, respeitar e amar verdadeiramente, o relacionamento entra em desequilíbrio e, com o passar do tempo, torna-se insustentável. Identificar isso é essencial para evitar se manter em algo que te faz mal, afinal, por mais que ame a outra pessoa, é preciso que se ame em primeiro lugar e evite se submeter ao que te causa sofrimento.

Reconhecendo os sinais de um relacionamento tóxico

O primeiro passo a ser dado para sair de um relacionamento que te faz mal é reconhecer que é exatamente isso o que está acontecendo. Veja, a seguir, quais são os principais sinais.

Está cada vez mais complicado ser você mesmo na relação

Existem relacionamentos em que um dos envolvidos passa a controlar o outro, tentando impedi-lo de ser ele mesmo. Isso torna-se perceptível através de comentários que recriminam tudo o que a pessoa diz, de uma simples piada a um comentário sobre uma notícia, por exemplo, fazendo com que ela se sinta inadequada.

Não há diálogo

O diálogo é a base de qualquer relacionamento saudável, afinal de contas, são duas pessoas vindas de famílias diferentes, com costumes e valores diferentes. Então, é fundamental que conversem para se conhecerem e chegar a um consenso quando uma divergência surgir. Quando não há diálogo e você não se sente à vontade para falar o que pensa para a outra pessoa ou mesmo apontar um comportamento dela que te incomoda, é sinal de que algo não vai bem.

O outro quer fazer escolhas em seu lugar

PSC

Em uma relação amorosa é natural que um considere o outro para fazer determinadas escolhas. Contudo, ainda assim, é fundamental que continue considerando as suas próprias convicções, principalmente em questões pessoais, como tomar decisões sobre o seu trabalho, sua família e, até mesmo, que roupa irá vestir. Se a outra pessoa tenta decidir tudo isso no seu lugar, querendo controlar tudo o que você faz, esse é um grande indício de um relacionamento tóxico.

Os momentos felizes se tornaram escassos

Qual foi a última vez em que você se sentiu confortável sendo você mesmo dentro da relação e teve momentos agradáveis com a pessoa amada? Caso tenha sido recente, pense se isso é comum ou algo raro de acontecer com vocês. É claro que, como disse anteriormente, desentendimentos são naturais, mas não é normal que eles sejam frequentes.

Já sentiu medo da outra pessoa

Por fim, um dos pontos que considero um dos mais graves, o medo. Você já deixou de fazer algo ou fez alguma coisa contra a sua vontade por medo da outra pessoa? Caso tenha se sentido assim, é provável que já tenha sofrido ameaças ou mesmo algum tipo de violência, seja física ou verbal. Saiba que isso não é normal e você não precisa e nem merece se manter em uma relação que te faz mal.

Atitudes para sair de um relacionamento que te faz mal

Depois de reconhecer que está em um relacionamento que te faz mal, chega o momento de tomar atitudes para sair dele para poder voltar a sorrir e viver com leveza ao lado das pessoas que te amam verdadeiramente e te respeitam.

1 – Escreva uma lista com os motivos do término

Nesse tipo de situação, é natural que sua mente fique dando voltas e tente relativizar as atitudes da outra pessoa. Dessa maneira, é importante que tenha a certeza de que sair desse relacionamento é a melhor escolha. Para isso, faça uma lista com todos os motivos que comprovam sua decisão, colocando todos os pontos que te fazem mal.

2 – Ouça os seus entes queridos

Quando um relacionamento faz mal a uma pessoa, é bastante comum que sua família tente lhe abrir os olhos. Então, converse com os seus entes queridos, peça a opinião deles e acolha tudo o que disserem. É claro que a decisão final será sua, porém, ouvir pessoas que te amam e desejam o seu bem será muito bom nesse momento.

3 – Chame a outra pessoa e conte a sua decisão

Agora é a hora de comunicar a outra pessoa que o relacionamento chegou ao fim. Escolha a forma com a qual se sentir mais confortável e faça isso de forma respeitosa e objetiva, sem trazer à tona questões do passado. Caso se sinta inseguro para ter essa conversa, por medo da reação do outro, peça suporte a um ente querido.

4 – Tenha a consciência de que essa é a melhor escolha

Caso sua mente fique se questionando se realmente tomou a melhor decisão, lembre-se da lista que fez com todos os motivos que te deixavam mal dentro dessa relação e de tudo o que os seus familiares disseram. Saiba que, independente de qualquer coisa, nada que te cause mais sofrimento do que felicidade vale à pena.

5 – Siga em frente e se coloque como prioridade

Aproveite esse momento de recomeço para se colocar como prioridade, fazer coisas que sentia vontade, mas não podia por conta da relação. Passe mais tempo com seus amigos e familiares, se dedique a um projeto pessoal, invista na sua carreira. O fim de um relacionamento é doloroso, mas te abre um universo de novas possibilidades.

Nenhum relacionamento vale mais do que a sua saúde mental e seu bem-estar. Portanto, mantenha-se sempre atento e permaneça apenas onde puder ser você mesmo, amar e ser amado.

Fontes:

https://pt.wikihow.com/Sair-de-um-Relacionamento-Ruim

https://estudantespirita.com.br/como-sair-de-um-relacionamento-que-te-faz-mal-da-simples-insatisfacao-ao-abuso/

 

Copyright: 374136727 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Halfpoint