Você já foi traído por uma pessoa em quem confiava? É praticamente impossível alguém dizer que não. Pode ser que isso tenha acontecido em algum relacionamento amoroso, com algum familiar, com amigos, com colegas de profissão ou até mesmo na relação entre empresa e colaborador. 

Independentemente de qual tipo de situação ou com quem ou o que aconteceu a traição, é importante que você enxergue esse momento como um aprendizado. Para isso, é preciso ressignificar o cenário e retirar todo o aprendizado possível. Será que é tão fácil ler quanto fazer? Não. Porém, não é algo impossível de se alcançar, se houver esforço. 

Agora, você pode estar se perguntando: como se recuperar de uma traição de alguém próximo ou muito querido e amado por você? Como buscar respostas para tudo o que aconteceu? Você pode estar vivendo um período confuso, sem direcionamento e sem entender os motivos que levaram esta pessoa a errar com você. Na pior das hipóteses, você pode estar se culpando pelo erro que o outro cometeu.

Com ajuda do Coaching é possível Ressignificar, superar o passado, nos Libertar!
Conheça mais essa poderosa ferramenta em “Tudo sobre Coaching”! É um presente!

Talvez você também esteja escondendo a sua dor e seu problema de sua família ou buscando forças em seus amigos, filhos, colegas de trabalho ou ainda em sua . Talvez tenha até mesmo vontade de simplesmente esquecer a traição, de tentar perdoar ou de se fortalecer e decidir seguir em frente, sem esta pessoa que lhe traiu, em sua vida.

Antes de se desesperar, comece essa fase de amadurecimento fazendo algumas perguntas importantes a si mesmo: quem é você neste momento? Qual destas situações mais se parece com o que está vivendo atualmente? Como seria sua vida se perdoasse? Você está pronto? 

Sei que são muitas perguntas, mas acredite: todas elas são reflexões importantes e, que você deve se fazer se realmente deseja aprender como se recuperar de uma traição. Vou falar mais sobre esse processo de autoconhecimento ao longo deste texto. Você me acompanha?

Como se recuperar de uma traição

PSC

É muito doloroso sentir que você foi enganado. Pior do que isso é quando você foi traído por uma pessoa que que tanto ama e confia. Entretanto, todos nós somos passivos de erros e de momentos de fraqueza. Portanto, quanto mais julgamento o outro, mais ficamos longe de superar o fato e de nos libertar.

Por isso mesmo, para começar a se recuperar é importante também iniciar internamente o processo de perdão. Isso não quer dizer que você deve sair por aí aceitando qualquer tipo de coisa que façam com você. 

Saiba que este perdão a que me refiro é aquele que você deve pedir a si mesmo. Digo isso, pois muitas vezes, as pessoas erram conosco e acabamos nos culpando por seus erros. Pense que você fez o melhor que podia fazer naquele momento e com aquilo que dispunha. Além disso, lembre-se sempre de que você não tem culpa nenhuma da escolha e do comportamento errôneo do outro, afinal você só pode se responsabilizar por seus atos.

Saiba que mesmo que não possa mudar o que passou, também não é justo ficar se punindo eternamente por isso.  Não deixe que o erro do outro sabote você, acabe com seus sonhos ou com suas perspectivas de futuro. Nada, nem mesmo o sofrimento, é em vão quando nos permitimos ressignificar os acontecimentos.

Agora, fique atento ao que vou te ensinar: o caminho para superar um obstáculo se faz caminhando, pois não existe uma fórmula mágica, e sim, novas possibilidades a serem exploradas. Para isso, é essencial que você seja resiliente, pense de forma positiva e se mantenha otimista, mesmo em meio às adversidades e aos sentimentos conflituosos. Não deixe que mais isso derrube você! Viu como é importante você ter esse pensamento constante com você?

Se, mesmo entendendo tudo que leu até agora, ainda precisa de uma forcinha extra. Confira estas dicas imperdíveis: 

  • Exponha os seus sentimentos: pode ser para um familiar ou amigo próximo ou até para um diário. O que importa é que você fale ou escreva tudo que está sentindo. Essa conversa com uma pessoa querida ou com você mesmo é uma forma de se conhecer mais e de estar mais próximo com as causas que te machucam de alguma forma. 
  • Outra dica relevante para trabalhar a sua recuperação é contar com o coaching: o método tem exercícios que trabalham o autoconhecimento, o desenvolvimento da inteligência emocional e as teorias que envolvem o pensamento positivo. Por meio dessas técnicas, você conhecerá mais a si mesmo, entendendo quais são os seus pontos fortes e quais são aqueles que precisam evoluir para não te atrapalharem tanto no dia a dia. No fim da mentoria coaching, você estará mais preparado para encarar as situações da vida real de forma assertiva e sempre fazendo o bem para ganhar o bem de volta. 

Faça seu caminho sem ressentimentos

Você pode mudar o futuro e ter um presente infinitamente melhor quando tomar a decisão de não ser vítima das circunstâncias, mas protagonista da sua história. Você pode ser feliz quando decide seguir em frente e não ficar sofrendo as consequências de uma traição, como se fosse um luto eterno. Permita-se trabalhar o perdão e, caso deseje dar um voto de confiança para a pessoa, faça isso de cabeça erguida e consciente da sua decisão. Não vale ficar lembrando a pessoa a toda hora do erro, hein!

Já diria a sabedoria popular, que “cada um sabe onde lhe aperta o sapato”. Por isso, não deixe que os julgamentos alheios interfiram em sua escolha de perdoar ou não. E acima de tudo, não arraste correntes, mágoas ou angústias e não limite sua vida. Sempre que uma porta se fecha, outra se abre e, até mesmo uma traição pode trazer algum aprendizado e crescimento importante para sua vida.

Lembre-se do que leu por aqui neste artigo e siga em frente! Continue a trabalhar, sorrir, se amar e amar, sonhar e realizar e, claro, em movimento, pois a vida não para. No momento certo, tudo fará sentido! Siga firme, corajoso, esperançoso, resiliente e acreditando em você e na sua felicidade.

Comente o que achou deste artigo e se ele te motivou a refletir sobre as situações que poderiam ser perdoadas. 

Até mais!

 

Copyright: Conrado/Shutterstock