Provavelmente você já ouviu o velho ditado que diz: “amigos, amigos, negócios à parte”. Quando alguém diz isso, geralmente, tem relação com dinheiro ou carreira. Falando especificamente do segundo item, a matemática é simples: coleguismo e trabalho não fazem uma soma correta.
Por um lado as relações positivas são essenciais para a construção de um bom ambiente organizacional, pois passamos grande parte tempo na empresa. Então, o dia a dia pede por companheirismo e confiança para que todos abracem o espírito da coletividade.
Do outro lado da moeda, bons amigos podem se sentir confortável demais, causando falta de respeito ou demonstrando muito intimidade. Ou pior, existem pessoas que levam problemas do relacionamento para serem resolvidos dentro do ambiente corporativo.
Para que uma amizade sobreviva ao cotidiano empresarial é preciso virar um tipo de chave imaginária. Isso quer dizer que: ao chegar ao local de trabalho é obrigatório adotar uma postura profissional e só mudar esse status depois do fim do expediente. Claro que não é uma tarefa simples, mas não é impossível. Basta prestar um pouco mais de atenção nos discursos e nas ações.
Ainda acha complicado fazer essa divisão? É só continuar lendo o texto para conferir alguns conselhos preciosos para ser um bom profissional e um bom amigo ao mesmo tempo.
8 dicas para separar amizade e trabalho
Antes de começar a ler as recomendações abaixo, lembre-se de que ter um comportamento dentro do trabalho e outro fora não quer dizer que você é falso ou não tem personalidade. Muito pelo contrário, isso significa que você possui inteligência emocional e bom senso. Agora sim! Confira 8 dicas para separar amizade e trabalho:
Tenha profissionalismo: é importante que o colaborador tenha a consciência do seu papel na empresa e saiba se posicionar de forma justa, honesta e ética, independentemente de ter amizades ou não. Na prática isso representa não esconder erros de colegas amigos ou mesmo tentar dissimular comportamentos negativos deles.
Invista na sua educação contínua: o coaching pode ser o começo da caminhada em busca do seu crescimento profissional e pessoal. O curso de Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente maneira de entender quais são os pontos que você pode desenvolver para conseguir separar amizade de trabalho. Por meio do mapeamento de perfil e das tendências comportamentais, você irá saber mais sobre os outros e si mesmo, compreendendo quais são as melhores maneiras de reagir às situações adversas, tais como não defender uma atitude errada de uma colega em ambiente profissional. Durante a formação, você será o coachee, um aprendiz dos poderosos métodos do coaching, que serão ensinados pelo coach. O conteúdo ensina sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais, como exercer o autoconhecimento e como desenvolver a inteligência emocional, ideal para aprender sobre as ações e reações mais adequadas para cada situação. Além disso, você irá obter conhecimento sobre como melhorar o processo de gestão de pessoas, como fazer a leitura comportamental dos outros, compreensão de como alguém constrói suas regras de conduta, qual a sua relação com mudanças e com ambientes mais voláteis e muito mais! Essa formação é muito útil para diversos públicos, inclusive para quem trabalha com recursos humanos ou psicologia, pois ela irá ajudar a trilhar um caminho mais assertivo, produtivo e econômico no processo de recrutamento e avaliação comportamental.
Continue investimento na sua educação contínua: outro curso muito interessante do IBC é o Professional & Self Coaching (PSC), que é mais moderno e completo do Brasil quando se fala em coaching. Com essa formação você também irá obter sabedoria para exercer o autoconhecimento e a inteligência emocional. E tem mais! O conteúdo de ponta ainda ensina sobre a história, evolução, bases e conceitos do coaching; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; o que é o processo evolutivo; quais as melhores práticas relacionadas à liderança; o que são processos de identidade; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; o que é aprendizagem acelerativa. Você irá aprender novos conceitos para entender como pensar e descobrir inovações, novas habilidades para sentir e vivenciar experiências empoderadoras e novas capacidades para querer praticar ações diferentes e até pioneirismos. Após completar o curso, você terá 6 certificações, que são Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Sim, você poderá coach, caso queira mudar de carreira. Além disso, terá certificação e reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching, que são o Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.
Pense em educação coletiva: se você é um líder ou gestor e está percebendo que o seu time está confundindo amizade com trabalho é o momento de reagir com inteligência. No Instituto Brasileiro de Coaching ainda há soluções corporativas, personalizadas de acordo com a necessidade de cada equipe. Estas podem acontecer de diversas formas, tais como: coaching corporativo e organizacional; avaliação 360°; formação de coaches internos; day training com coaching; programa de desenvolvimento de liderança; coaching assessment DISC; palestra; workshop; e as alternativas que podem ser customizadas.
Mantenha o foco: ter amigos no trabalho é bacana, mas o foco principal deve ser no desenvolvimento profissional que você pode ter, em ter um bom desempenho diário, na colaboração de ideias, na busca por soluções e inovações, no progresso das suas capacidades de liderança, no crescimento da sua carreira e muitos outros pontos importantíssimos. Por isso mesmo é fundamental ter direcionamento e buscar seu crescimento e evolução de forma contínua com comportamentos positivos.
Seja correto sempre: deixe claro para seus amigos que vocês estão ali para fomentar um bom trabalho, crescer na carreira e que não é OK abusar das amizades para tirar proveito das situações. Por exemplo, não é interessante para ninguém que você dê cobertura quando seu colega não entrega uma atividade ou chega atrasado. Para mostrar a ele o que você acha certo, evidencie qual é a sua postura e que, apesar de ter companheirismo, não vai fazer nada de errado para proteger ninguém. A honestidade é sempre o melhor caminho!
Tenha ética: por mais que você tenha uma boa relação com os seus colegas, não se deixe levar por comportamentos errados ou encubra malfeitos. Se você começar a ir pelo mesmo caminho, mesmo que não tenha as mesmas atitudes, ao esconder os erros dos outros, pode passar a ser visto do mesmo jeito. Fique atento!
Use amizades positivamente: o bom de ter amigos no trabalho é que nos sentimos mais motivados a mostrar nossas ideias, criar em conjunto ou compartilhar nossos medos, é possível uma palavra de apoio e incentivo. Por isso mesmo, ao invés de usar as amizades para subverter a ordem, que tal fazer disso uma oportunidade de construir caminhos mais bem sucedidos?
Você viu como a ideia de amigos, amigos, negócios à parte não significa que você tenha que definitivamente separar tudo de forma radical? Como você leu por aqui é possível manter boas relações conciliar amizade e trabalho sem perder o profissionalismo e cair em ciladas. Então, cultive as dicas citadas acima e use suas boas relações interpessoais para projetar comprometimento, motivação e grandes resultados. Se você tiver mais algum conselho é só escrever nos comentários! É sempre bom ler o que vocês pensam.
Créditos da Imagem: Por SFIO CRACHO – ID da foto stock livre de direitos: 485402437