Estar feliz no trabalho é fundamental para que um profissional dê o seu melhor e seja produtivo. Por esse motivo, muitas pessoas acabam deixando seus empregos para irem em busca de outras oportunidades. Se você deseja saber como ser demitido sem causar problemas e desconfortos e, também, sem descumprir a lei, continue fazendo a leitura deste artigo.

Como Ser Demitido Através de um Acordo Com o Empregador

Antes da Reforma Trabalhista, ocorrida em 2017, o acordo de demissão firmado entre funcionários e empregadores era uma prática ilegal. Portanto, a única opção dentro da lei que o trabalhador tinha para se desligar da empresa por iniciativa própria era a de se demitir. Nessa situação, ele saía sem direito a sacar o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e recebia apenas o salário residual, além de férias e décimo terceiro proporcionais aos dias trabalhados.

Com a reforma, o acordo de demissão se tornou permitido, contudo, é importante que as duas partes respeitem algumas regras. O empregador deve pagar a chamada multa rescisória referente a vinte por cento sobre o saldo do Fundo de Garantia, além dos valores relacionados ao salário residual, férias e décimo terceiro proporcionais. Também é liberado o saque de até oitenta por cento do FGTS. Vale ressaltar que, nessa situação, o trabalhador não tem direito ao benefício do seguro desemprego.

Estar ciente de todas as regras que permeiam o acordo de demissão é fundamental para que se siga exatamente o que diz a lei. A obtenção de vantagem através de qualquer tipo de acordo que não siga os critérios estabelecidos pela Reforma Trabalhista é considerada fraude.

Dicas de Como Ser Demitido Sem Desconfortos

Depois de saber mais a respeito dos aspectos legais de um acordo de demissão, veja como fazer isso sem causar desconforto em relação à empresa.

1 – Pense Bem Antes de Tomar uma Decisão

Por mais que seja importante buscar a sua satisfação profissional, é necessário que reflita antes de comunicar ao empregador que deseja ser demitido, para que a sua decisão seja tomada de forma consciente e não venha a se arrepender no futuro. Assim, poderá constatar se o que precisa ser mudado é realmente a empresa em que trabalha ou a sua postura em relação a ela. Se conhecer e buscar essas respostas dentro de si irá evitar que a insatisfação te acompanhe mesmo que mude de emprego.

PSC

Tomar esse cuidado é fundamental porque, muitas vezes, deixamos de assumir as nossas responsabilidades, terceirizando a nossa insatisfação. Talvez, os problemas que tem com o chefe ou com colegas de trabalho, por exemplo, possam ser resolvidos através de uma mudança de postura da sua parte. Contudo, se realmente não estiver satisfeito com sua atual função e sentir que precisa ir em busca de novas oportunidades, planeje-se e faça isso, pois é a sua felicidade que está em jogo.

2 – Planeje-se Antes de Agir

Um passo fundamental a ser dado antes de deixar o seu emprego é se planejar, o que inclui, principalmente, pensar em como irá se manter até encontrar uma nova oportunidade e definir como irá usar os valores recebidos através do acordo. Existem, também, os casos em que o profissional procura por uma nova vaga antes de sair ou já começa a tomar as atitudes para abrir um negócio próprio, assim minimiza-se os riscos de ficar sem uma renda.

O planejamento é fundamental para tomar atitudes conscientes e evitar fazer coisas das quais venha a se arrepender. Lembre-se que o valor que irá receber referente aos seus direitos de salário residual, férias, décimo terceiro e FGTS, por maior que seja, se for gasto de maneira desenfreada, logo chegará ao fim. Portanto, decida o que irá fazer com ele com inteligência e pensamento estratégico.

3 – Comunique Sua Decisão Com Transparência

Caso perceba que realmente o melhor a fazer é tentar o acordo para ser demitido, faça isso com transparência. Converse em primeiro lugar com o seu chefe ou vá diretamente até o responsável pelos Recursos Humanos da empresa. Diga que gostaria de deixar o seu cargo de maneira amigável, através da nova modalidade permitida com a Reforma Trabalhista.

Se perguntarem qual é o motivo para a sua decisão, diga se é, por exemplo, por vontade de buscar oportunidades em outra área, por razões pessoais, por não estar feliz, enfim, fale com sinceridade, e, claro, sempre de forma respeitosa. Dessa maneira, serão maiores as chances de o empregador compreender o seu lado e aceitar o seu pedido de acordo de demissão.

4 – Demonstre a Sua Gratidão Pela Oportunidade

Independente da razão que te levou a querer deixar o seu emprego, é importante ser grato pela oportunidade que a empresa lhe deu, afinal sempre se aprende muito no dia a dia exercendo uma função e, também, com os colegas. Nesse sentido, demonstre a sua gratidão passando todas as informações necessárias ao funcionário que ficará no seu lugar. Deixe também o local de trabalho organizado e todos os itens necessários, como arquivos, documentos e outros objetos.

Essa atitude positiva é fundamental para que saia da companhia da mesma forma que entrou, com intenções positivas e sem ter causado problemas. Essa postura é necessária para manter o seu bom nome no mercado, já que muitos empregadores costumam pedir referências antes de selecionar candidatos para uma vaga, e, também, por uma questão de valores e princípios.

5 – Aja de Acordo Com a Lei

Por fim, a última dica para que seja demitido sem causar problemas é que faça tudo de acordo com as regras definidas pela Reforma Trabalhista. Mesmo que receba uma proposta para fazer algum outro tipo de acordo e receber mais dinheiro, opte sempre por seguir o que diz a lei. Ninguém perde por ser honesto, pelo contrário, pois a obtenção de vantagens pode até parecer interessante em um primeiro momento, mas pode custar caro no futuro.

Espero que as dicas e informações compartilhadas te ajudem a tomar a melhor decisão e que seja feliz mantendo-se no emprego atual ou indo em busca de uma nova oportunidade. Desejo a você sabedoria e muito sucesso!

 

Copyright: 571663528 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops