Entenda como conquistar felicidade no trabalho e em sua vida como um todo. | Depositphotos pressmaster

Você é feliz no trabalho? De 0 a 10, o quanto sua carreira lhe traz plena satisfação? O que podemos afirmar, com certeza, é que cada profissional tem uma definição própria do que significa este tipo de felicidade, e que, ao seu modo, todos estão em busca de vivê-la verdadeiramente.

Para encontrar esta plenitude no trabalho, os colaboradores estão cada vez mais exigindo um posicionamento por parte de suas empresas. Na prática, isso representa oportunidades reais de crescimento, líderes comprometidos com o desenvolvimento dos liderados, benefícios tangíveis e práticas de gestão organizacional e de pessoas, condizentes com aquilo que consideram justo e correto.

O Que Faz Você Feliz?

Fazer o que gosta; sentir-se valorizado; conseguir gerir o próprio tempo; ser estimulado a crescer; ter um bom ambiente; ter sempre novos desafios; alcançar reconhecimento financeiro: estão entre as definições de felicidade no trabalho mais recorrentes.

Entretanto, por que ainda é tão difícil conciliar os anseios de carreira com os anseios pessoais? Por que ainda que alcancemos o sucesso profissional, estamos de alguma forma, insatisfeitos com nossa vida, e sempre em busca de mais?

Entendendo O Que é Felicidade

Ao longo do texto, utilizei algumas vezes, a palavra Plenitude, pois acredito que seja nela que realmente se encontrem as resposta para as questões acima. Para mim, não existe meia-felicidade. Por isso mesmo, se estamos bem e realizados em nossa carreira, mas não conseguimos o mesmo em nossa vida pessoal, sempre ficará uma lacuna a ser preenchida. O mesmo acontece quando ocorre o contrário.

É essencial encontrar o equilíbrio entre nosso “eu pessoal” e “eu profissional”, alinhar seus desejos e expectativas e fazê-los trabalhar, em conjunto, para conquistarmos aquilo que nos torna completos. Isso se chama plenitude, entender que não há felicidade quando nos separamos em partes e atribuímos a elas importâncias e valores diferentes.

PSC

Somos um todo e, embora, em alguns momentos tenhamos que dar maior ou menor atenção a alguns pontos, sempre precisaremos estar bem, por inteiro, para sermos plenos e felizes por completo.

Por isso mesmo, não vou fazer aqui uma lista e dizer que isso ou aquilo pode fazer você ter mais ou menos felicidade no trabalho. Fundamental é encontrar suas próprias respostas, de acordo com seus valores, crenças, desejos, metas, sonhos e, com aquilo que vislumbra ser o melhor para o seu futuro.

Quanto Mais eu Me Conheço, Mais eu me Curo e Me Potencializo

Costumo utilizar muito esta frase para ressaltar a importância do autoconhecimento neste caminho em busca de maior satisfação. Reforço que precisamos nos conhecer, entender quem nós somos; quais são as nossas motivações, competências, habilidades, pontos de melhoria, o que nos alegra, acalma, como também o que nos tira do eixo. Isso nos torna mais autoconscientes e melhor preparados para definir os caminhos que levarão às nossas realizações de vida.

Compartilhe comigo: o que faz você verdadeiramente Feliz? Deixe seu comentário!