Uma rápida busca sobre palestrante motivacional no buscador do Google mostra 329.000 resultados no início de 2018. O alto número demonstra a preocupação das pessoas em entender mais sobre o assunto.

Trabalhando na área, vejo que a carreira de palestrante motivacional tem ganhado cada vez mais destaque com inúmeros temas e tipos disponíveis no mercado. Acredito que parte desse crescimento tem relação com o interesse das empresas e das pessoas em investir em motivação no trabalho e também em autodesenvolvimento.

Como reflexo desta demanda, o ramo de palestras motivacionais têm atraído muitos interessados em transformar suas experiências pessoais, histórias de superação, sucesso e conhecimentos profissionais numa nova carreira. Além das boas perspectivas de retorno financeiro, essa profissão também permite compartilhar novas ideias, reflexões, histórias de superação e sucesso e estimular novos comportamentos e mudanças de vida.

Como ser um palestrante motivacional bem-sucedido e conquistar o respeito e o reconhecimento do mercado fazendo esse trabalho? Grande questão! Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas que poderão ajudar a formatar sua carreira e guiar seus passos para uma direção mais assertiva. Continue lendo para conferir!

Construa uma história: a credibilidade começa pela congruência entre sua história com os valores, atitudes e a mensagem que você deseja pregar em sua palestra. Por isso, ao pensar em ser um palestrante motivacional avalie o que você tem a agregar às pessoas e como seus conhecimentos e experiências práticas podem servir de conteúdo e inspiração para motivar seu público.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Desenvolva sua oratória: falar bem em público é fundamental para quem deseja fazer uma palestra motivacional de sucesso! Afinal, de nada adianta ter ideias e uma história maravilhosa se você não sabe como se expressar para quem lhe ouve. Por isso, busque desenvolver desde já sua oratória, aprenda as melhores formas de expressão oral e corporal para passar a mensagem certa do jeito certo. Falar bem faz toda diferença. Um exercício como anotar os principais pontos da palestra em um papel e treinar na frente do espelho pode ajudar.

PSC

Prepare-se: palestrar não se resume a colocar um terno bonito, uma roupa alinhada e subir ao palco. Você precisa, acima de tudo, ter respeito pelas pessoas que estão ali para lhe ouvir e, por isso, se preparar muito bem para dar seu “show”. Isso quer dizer que os seus materiais de apresentação (power points e outros) devem ser muito bem planejados e revisados. Além do tema e da linguagem estarem adequados ao público-alvo, é preciso se certificar da veracidade das fontes e fazer a revisão ortográfica. Portanto, invista em preparação sempre. Cheque tudo duas vezes e mostre para uma pessoa de confiança. Muitas vezes ficamos viciados no nosso trabalho e deixamos alguns erros bobos passarem.

Capriche na mensagem: para motivar as pessoas verdadeiramente o que você fala deve ter sentido para elas, ou seja, congruência e uma mensagem real de motivação, evolução e empoderamento. Por isso, não fale nada que não seja real. Veja algumas recomendações essenciais:

  • Seja verdadeiro;
  • Mantenha o bom humor;
  • Compartilhe sua história com sinceridade;
  • Conte experiências úteis;
  • Mostre como é a “jornada do herói” ensinando como as pessoas também podem conquistar seus objetivos e sonhos com perseverança, resiliência, foco e entusiasmo.

Essas dicas deixam seu discurso mais honesto e emocionante. Seu público merece dicas    que realmente tenham sentido.

  1. Invista em marketing: isso significa construir uma imagem positiva na mídia, ter um site oficial em que seu público-alvo possa acessar, conhecer seu trabalho e fazer contato sem grandes dificuldades. Incluir trechos dos vídeos de suas palestras em canais especializados e estar presente ativamente nas redes sociais são outras ações muito importantes para o desenvolvimento da sua reputação e imagem. Sua audiência deve ter um espaço em que possa interagir com suas ideias e trabalho e conhecê-lo melhor. Se tiver a oportunidade, procure por uma agência ou um profissional de marketing que pode trabalhar sua imagem nas plataformas digitais.
  2. Seja congruente: não é honesto subir no palco para vender uma imagem e discurso, enquanto sua realidade não combina com o que você vende. Seja um profissional congruente, ético, com atitudes, condutas e comportamentos realmente aderentes à mensagem que você promove. Lembre-se de que ninguém gosta de ser ludibriado com ideias e resultados falsos. O público não perdoa quem tenta enganá-lo! Motive as pessoas com o que você sabe e tem. Não invente!
  3. Tenha energia: independente do tamanho do público sempre suba no palco com muita animação para dar o melhor de si na sua palestra motivacional. Para isso, invista em seu preparo físico e mental, pois a rotina de um palestrante motivacional exige muito do corpo e da mente também. Faça exercícios físicos, tais como esporte ou corrida, para aguentar a rotina, além de cuidar da sua saúde. Também procure saber sobre meditação, yoga e outras atividades que possam acalmar sua mente.
  4. Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
    Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

  5. Esteja atualizado: é fundamental estar em dia com o que está acontecendo na sua área e no mundo. Nem adianta reclamar da falta de tempo. Você pode ficar sabendo das notícias do mundo ouvindo o rádio a caminho do trabalho, vendo o jornal enquanto janta ou lendo no celular enquanto aguarda por uma reunião. Além disso, é fundamental encontrar tempo para ler sobre as novidades relacionadas à sua área. Pesquise tendências, converse com outros profissionais do ramo e busque incorporar novos dados ao seu trabalho. Ser um palestrante bem informado e com know how é um diferencial competitivo que você precisa ter.

Enganou-se quem pensou que ser um palestrante motivacional é uma tarefa fácil, não é mesmo? É preciso muito esforço para transmitir estímulo para outras pessoas.

Todas as recomendações que passei são ações que uso para mim e que acredito que irão ajudar você no seu dia a dia. Procure realizar tudo de forma harmônica. Não é preciso executar tudo de uma vez. Um passo de cada coopera para que tudo seja feito com mais qualidade. Prepare-se bem e boa sorte!

E você, tem mais dicas de como ser um palestrante motivacional? Conte nos comentários!

Copyright: 217119211 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kasto80