Uma boa estratégia em redes sociais depende de uma produção constante de conteúdos relevantes. No entanto, é preciso admitir que o processo é trabalhoso. Precisamos dedicar um bom tempo a conhecer o público, identificar temas relevantes, pesquisar imagens, criar legendas, acompanhar o desempenho das publicações, responder aos engajamentos recebidos, e por aí vai.
Não é por acaso que os departamentos de marketing criaram a profissão do “analista de redes sociais”, o profissional 100% dedicado em cuidar das páginas online da empresa. É uma tarefa de muita responsabilidade e que demanda foco, concentração, criatividade e uma capacidade eficaz de analisar alguns dados estatísticos que essas plataformas oferecem.
Infelizmente, nem todas as empresas e nem todos os profissionais autônomos têm a oportunidade de contratar alguém para cuidar exclusivamente de suas redes sociais. Nesses casos, qualquer tempinho disponível pode ser extremamente útil na concepção e na criação daquele post bacana. Mas convenhamos: tempo não é exatamente um recurso abundante hoje em dia, não é mesmo?
Se você deseja produzir conteúdo, mas tem sofrido com a falta de tempo, fique atento às dicas que separamos neste artigo. Elas vão fazer o seu dia mais produtivo, permitindo que você cuide adequadamente das suas redes sociais!
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1. Faça o feijão com arroz
Todo produtor de conteúdo deseja ter aquela ideia maravilhosa na criação de um post que vai viralizar e receber milhares de curtidas. É bom termos essa ambição. No entanto, precisamos considerar que a procura por esse “post perfeito” pode nos paralisar. A busca pelo ótimo pode nos impedir de fazer o que é bom.
Se o seu tempo é escasso, aprenda a fazer o feijão com arroz. Deixe para ter as ideias maravilhosas depois que você tiver mais experiência. Muitas vezes, um post simples, mas bem feito, apresenta um desempenho melhor do que aqueles mais complexos e rebuscados. O importante é ser útil e gerar conexão, mais do que ter uma criação magnífica.
2. Foque em constância, e não em quantidade
É melhor fazer um post simples por dia do que ficar uma semana sem postar e criar 10 posts de uma vez no sábado. Isso não vai adiantar, pois o seu público dificilmente engajará com uma quantidade grande de publicações de uma só vez. Além disso, para manter a sua imagem forte nas redes, é importante que o seu público seja impactado pelo seu perfil um pouco por dia, e não de uma única vez, para depois “sumir” de novo.
Sendo assim, dedique 15 minutinhos para fazer um post, mesmo que simples, mas não deixe de postar. Quem faz a diferença no seu desempenho é a constância, mais do que a quantidade.
3. Diversifique os formatos de conteúdo
Se você estiver sem ideias de temas e não tiver muito tempo disponível para pensar, lembre-se de que você pode reaproveitar os assuntos que já foram trabalhados, mas com uma “cara diferente”.
No Instagram, por exemplo, você pode publicar o seu conteúdo de 6 formas distintas: imagem estática, carrossel, vídeo, reels, lives e stories. Sendo assim, você pode reutilizar o tema de um post para fazer stories com ele. Ou também pode pegar as dicas de um carrossel e transformá-las em uma live, mesmo que curta. Identifique os temas que proporcionaram os melhores resultados e faça esse reaproveitamento deles, por meio de formatos diferenciados.
4. Aproveite os fragmentos de vídeos
O conteúdo em vídeo é geralmente o que mais demanda tempo para ser produzido, tendo em vista que é preciso gravar, editar, aplicar efeitos etc. Se você não estiver com muito tempo para criar algo do zero, pode reaproveitar frases e trechos de vídeos antigos que já tenha produzido. Assim, você conseguirá transformar uma live em stories ou reels com os pontos principais do assunto trabalhado.
Outra dica é fazer vídeos ao vivo. As lives não precisam de edição, cortes e efeitos especiais, pois tudo ocorre na hora. Assim, é possível abrir uma pequena live, mesmo que de apenas 15 minutos, e tratar de algum tema importante. Essa espontaneidade também é vista com bons olhos pelo público.
5. Varie o grau de profundidade
Independentemente do tipo de assunto que você aborde em sua página, é necessário ter em mente que o seu público é composto por pessoas que já tem bastante conhecimento no seu nicho, mas também por indivíduos que ainda estão começando a aprender sobre ele.
Sendo assim, é fundamental que os seus posts variem em grau de profundidade. Isso quer dizer que alguns dos seus conteúdos podem ser mais complexos, voltados para quem já sabe mais sobre os seus temas. Contudo, também é importante fazer aqueles conteúdos mais simples e rasos, mas que são informação nova para quem não tem tanta familiaridade com a sua área.
Assim, você pode focar nos posts mais simples quando estiver com pouco tempo, deixando os mais profundos para quando estiver mais tranquilo.
6. Explore a sua própria imagem para gerar humanização
Hoje em dia, as pessoas se interessam não apenas pela informação que uma página oferece, mas também pelo indivíduo que está por trás dela. Dessa forma, mostre o seu rosto para o público de vez em quando. Publique fotos de momentos importantes da sua vida, procurando aproveitá-las para fazer algum gancho com os temas que você trabalha.
Além de ser uma solução mais simples para aqueles dias corridos, o ato de mostrar quem você é também humaniza a sua página, o que ajuda a gerar conexão com os seus seguidores. Mostre a sua autoridade. Você não perde profissionalismo por mostrar quem você é na sua página!
7. Fique atento aos engajamentos que receber
Muitas vezes, a grande “vilã” do tempo é a falta de assunto. Simplesmente não saber qual tema abordar pode ser um empecilho considerável. Se você estiver passando por esse tipo de bloqueio, lembre-se de que os comentários que o público deixa nos seus posts ou nas direct messages podem ser grandes fontes de conteúdo.
As pessoas pedem determinados temas e também fazem perguntas nesses ambientes. Sendo assim, que tal transformar as dúvidas dos seus seguidores em conteúdos? A pergunta que uma pessoa faz pode ser a dúvida de muita gente que segue você. Assim, fique sempre atento a esses espaços interativos e anote os temas sugeridos e as dúvidas que os seus seguidores têm.
Como você pode perceber, a falta de tempo não é desculpa para ficar dias sem fazer um post, por simples que seja, nas suas redes sociais. É possível reaproveitar temas, fazer o que é mais fácil e aproveitar os formatos mais práticos. Apenas não fique sem postar, pois isso certamente enfraquecerá a força da sua página, bem como a sua autoridade.
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