Uma pessoa culta é aquela que tem conhecimento sobre diversos assuntos e que possui uma grande bagagem cultural. Identificar alguém assim é bastante fácil, basta alguns minutos de conversa para perceber que se trata de um indivíduo muito bem informado e que se interessa por áreas diferentes, além daquela em que atua profissionalmente. Se você deseja ser essa pessoa e se tornar um verdadeiro ímã de cultura e informação, tenho a certeza que irá gostar das dicas que irei compartilhar neste artigo.

O Que é Ser uma Pessoa Culta?

Quando se fala sobre ser culto, muitos logo associam a alguém que possui vários diplomas de cursos diferentes. A realidade é que, embora o conhecimento acadêmico seja extremamente valioso, não é apenas na sala de aula que se adquire cultura. Nesse sentido, uma pessoa com pouco estudo também pode ser culta, assim como outra que tem um diploma pode não possuir tanta cultura assim. Isso acontece porque não se trata de ter um certificado comprovando inteligência e sim de ter um interesse genuíno em aprender e buscar isso diariamente.

Para ser uma pessoa culta é preciso, acima de tudo, ser curioso, querer conhecer coisas novas, se interessar pelas experiências vividas por terceiros e realmente sair da caixinha, como se diz popularmente, desbravando o mundo e todo o conhecimento que ele tem a oferecer. E, para isso, você não precisa ser um professor, um pesquisador ou um cientista, basta que goste de expandir a sua mente e queira ir além.

Preparei um curso incrível sobre coaching para você!
De graça! É só clicar aqui e acessar!

Benefícios de Ser uma Pessoa Culta

Ser uma pessoa mais culta irá te proporcionar inúmeras vantagens, que irão impactar positivamente nas mais diferentes áreas da sua vida. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de ir em busca de mais conhecimento e cultura.

  • Uma pessoa que demonstra interesse em aprender certamente chama mais a atenção em processos seletivos de empresas;
  • Conseguir resolver questões burocráticas com maior facilidade por ter uma vasta bagagem de informações;
  • Se sair bem conversando com pessoas de todos os perfis;
  • Sentir mais segurança ao falar sobre diversos assuntos;
  • Conquistar a credibilidade das pessoas;
  • Maior poder de persuasão, pois conseguirá formular argumentos verdadeiramente convincentes.

7 Atitudes Para Ser uma Pessoa Mais Culta

Para se tornar uma pessoa mais culta é preciso estar aberto para o conhecimento e, também, ir em busca dele. Confira sete dicas que te ajudarão nesse processo de expansão da mente.

1 – Acredite Que Você é Capaz

PSC

O primeiro passo para realizar qualquer tipo de mudança é acreditar em sua capacidade. Quando se trata de adquirir cultura isso se torna mais importante, pois ainda existem muitas pessoas que acreditam que apenas aqueles que possuem um alto poder aquisitivo podem ser cultos. Hoje, mais do que nunca, a informação se tornou democrática e acessível para uma parcela da população muito maior do que há uns anos atrás e isso se deve, principalmente, à internet, essa ferramenta fantástica que você está utilizando agora para ler este artigo.

2 – Leia Livros Sobre Assuntos Diferentes

A leitura é uma das formas mais antigas de se obter conhecimento e continua sendo maravilhosa. Através das páginas de um livro temos a oportunidade de viajar sem sair do lugar e aprender sobre as mais diferentes áreas. Uma dica importante aqui é variar nos gêneros, incluindo em sua lista obras de ficção, biografias, crônicas, ensaios, entre outros, contemplando o maior número de áreas possível, quanto mais, melhor.

3 – Acompanhe Pessoas Inspiradoras nas Redes Sociais

Saiba que para ser culto não é necessário renegar a modernidade, pelo contrário, as ferramentas tecnológicas serão bastante úteis durante o seu processo, e isso inclui as redes sociais. Através de sites como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter é possível acompanhar pessoas do mundo todo, para se beneficiar disso e adquirir cultura basta fazer boas escolhas. Algumas personalidades que gosto de acompanhar são: Tony Robbins, Carlos Wizard Martins, Cristiana Arcangeli, Mário Sérgio Cortella, Fátima Bernardes e tantos outros!

4 – Assista Documentários

Os documentários, assim como os livros, também são ótimas fontes de informação. Serviços de streaming, como a Netflix, democratizaram o acesso a esse tipo de produção e contam com uma lista extensa de títulos disponíveis. As opções são inúmeras e abordam temas como empreendedorismo, gastronomia, história, saúde, indústria da moda, mundo animal, religiões, esportes, política, personalidades e muito mais. Aproveite momentos de folga para adquirir cultura e una o útil ao agradável!

5 – Converse Com Pessoas Que Tenham uma Vida Diferente da Sua

Quando uma pessoa entra no modo automático, acaba conversando sempre com as mesmas pessoas, os mesmos assuntos. É claro que não há problema algum em querer manter por perto indivíduos com os quais tenha afinidade, porém, é sempre importante se abrir para conhecer gente diferente e, consequentemente, falar sobre outros temas. Conversar com pessoas que tenham, por exemplo, uma profissão ou estilo de vida diferentes dos seus também é uma forma de adquirir cultura, portanto, mantenha-se aberto a isso.

6 – Utilize o Google Quando Tiver uma Dúvida

Além das maneiras que citei anteriormente de utilizar a tecnologia como meio para ter acesso à cultura, é preciso citar aquela que é a mais simples delas: as pesquisas do Google. Sei que parece óbvio sugerir que você faça buscas em um site de buscas, porém, a realidade é que nem todos utilizam essa ferramenta como deveriam. Sempre que tiver alguma dúvida, ao invés de perguntar a alguém, vá em busca da resposta, leia, pesquise, se aprofunde, assim estará exercitando sua curiosidade e, também, se tornando mais culto.

7 – Anote as Informações Que Obtiver

Por melhor que seja a sua memória, é sempre importante oferecer um apoio extra a ela, registrando tudo aquilo que achar interessante. Nos livros, por exemplo, utilize canetas para grifar trechos do texto. Para outros tipos de informação você pode usar aplicativos ou mesmo o bom e velho bloco de papel e caneta. Assim, criará o seu próprio banco de dados de cultura e conhecimento, que a cada dia ganhará mais conteúdo.

Preparei um curso incrível sobre coaching para você!
De graça! É só clicar aqui e acessar!

Ser culto é a melhor maneira de ser livre, pois o conhecimento liberta. Por isso, jamais perca a vontade de aprender e de ir em busca de informação. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe suas percepções!

Créditos da Imagem: Por Rasstock – ID da foto stock livre de direitos: 221428027