Ollyy/ Shutterstock Profissionais tímidos podem esconder grandes talentos.

Qual o seu perfil: você é tímido ou extrovertido? Segundo pesquisas, estima-se que uma a cada três pessoas se considere tímida, ou seja, tem dificuldades no relacionamento interpessoal. Entretanto, a timidez pode esconder qualidades e competências essenciais em determinadas áreas da vida.

Por mais difícil que seja lidar com os problemas e superar a timidez, ao contrário do que muitos pensam, esta introversão não incapacita os profissionais. Entretanto, até pouco tempo, apenas os colaboradores mais expansivos eram considerados aptos para assumir cargos de gestão nas empresas.

Na realidade não é o quanto você fala, mas a forma como se expressa que faz toda diferença na conquista dos resultados. Tanto o excesso como a falta é prejudicial, deste modo, quando encontramos líderes que trazem este equilíbrio, independente de serem tímidos ou não, com certeza, o trabalho será realizado com maestria.

Problemas do excesso de timidez

Para os muito tímidos, fazer apresentações em público, ter uma conversa com os colegas ou fazer uma entrevista de emprego pode trazer enorme ansiedade e muitos transtornos emocionais. Isso ocorre porque estar à frente de todos, sendo observado e avaliado, é tudo que uma pessoa tímida evita em sua vida.

PSC

Por isso, o excesso de timidez deve ser identificado e tratado adequadamente. Isso evita que o profissional perca oportunidades e, não faça de ser perfil extrovertido, um modo de se esconder de tudo e de todos.

Em âmbito pessoal, a extroversão também pode prejudicar nos relacionamentos: familiares e afetivos, uma vez que a pessoa tímida não se sente confortável para expressar seus sentimentos, opiniões e emoções.

Coaching na resolução de problemas de timidez

 Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. E quando o assunto são os problemas de timidez, o Coaching se apresenta como uma metodologia efetiva, que pode ajudar a eliminar os transtornos causados pelo excesso de introversão.

O processo, com suas diversas técnicas e ferramentas comportamentais, proporciona profundo autoconhecimento. Isso permite ao cliente compreender as causas de sua timidez e trabalhar, efetivamente, para amenizar ou mesmo eliminar os seus efeitos.

Vale lembrar que os tímidos são geralmente pessoas com perfil mais analista, metódico e que possuem grande capacidade de concentração e foco. Estas características, em várias profissões, é um grande diferencial para o sucesso na carreira.

Por isso, o processo de Coaching estimula a pessoa a encontrar um equilíbrio que permita ter maior qualidade de vida e bons relacionamentos. Se você deseja colher todos os benefícios desta metodologia extraordinária, faça o Professional & Self Coaching e ouse ir além também.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!