Uma das coisas mais importantes que um profissional pode ter no trabalho é um controle emocional mais intensificado, afiado, que consiga resistir às pressões do dia a dia que podem ser extremamente estressantes.
Por isso tudo se faz necessário, dentro deste ambiente, maior inteligência emocional, uma consciência clara e lúcida acerca dos próprios sentimentos e reações para que a cada dia que se passe, um maior controle emocional seja obtido e desenvolvido.
É normal ter desequilíbrios emocionais no trabalho
Será que você está sofrendo com desequilíbrios emocionais dentro do ambiente de trabalho? Será que aquela sua reação na reunião sobre o direcionamento da empresa não foi exagerada demais? Pois bem, não se sinta um outsider por causa disso, alguém que foge da regra, que é uma exceção, que não é normal como os outros e que por causa disso tudo necessita sofrer represálias.
Talvez você não tenha tanta experiência para entender que é comum vermos desequilíbrios emocionais no trabalho. Afinal, ali é um local onde há aquela urgência, aquela pressão instantânea pelo sucesso. E como se isso não bastasse, o concorrente não é somente aquela outra empresa, a concorrência está dentro da própria organização onde você trabalha. Profissionais loucos para subir na pirâmide e dispostos a fazer de tudo um pouco para finalmente serem um dos grandes nomes da empresa.
Talvez você esteja no caminho de um deles e isso te deixe pressionado demais. Mas nada disso pode fazer com que você se sinta um estranho desequilibrado e sem controle emocional. Controle você tem, falta desenvolvê-lo.
Por isso, o primeiro passo para adquirir mais controle emocional no ambiente de trabalho é entender que suas emoções são reais, normais e que resta a você saber lidar com elas. Ninguém nasce sabendo como lidar com o que sente, mas pode aprender sim com o passar do tempo.
A importância do controle emocional no trabalho
Quando um profissional passa a ter mais controle emocional dentro do ambiente de trabalho, algumas mudanças claras são notadas no comportamento de tal indivíduo. Primeiramente, ele consegue ser bem mais focado em seus afazeres. Sim, não é lenda, realmente ter mais controle emocional reflete em resultados mais expressivos. Porque as emoções podem ser divididas em vários tipos, entre eles os tipos negativos e positivos. E é impossível negar que as emoções pesadas e ruins são comuns e interferem no nosso dia a dia.
Quem aqui nunca foi completamente desnorteado para o trabalho depois de discutir em casa com algum familiar? Você chega estressado, querendo já ir embora, sentir o vento no rosto e não fazer nada pelo resto do dia, apenas desestressar. Mas, ao chegar lá, é mais pressão, mais discussão, mais riscos sendo assumidos.
Então, diante de todo esse cenário, o melhor a ser feito é procurar por dicas e métodos para desenvolver o seu controle emocional.
Dicas para você exercitar o seu controle emocional e ter um desempenho melhor no trabalho
Porque é aqui que você realmente começa a amadurecer, não só como profissional, mas também como pessoa, se tornando alguém muito mais entendedor do que é a vida e de si próprio. O primeiro passo para isso é falar menos para as pessoas erradas. Ou seja, guarde as suas reclamações para si mesmo. Eu sei que é um esforço tremendo às vezes deixar de falar algo que você pensa que vai machucar ou atingir uma pessoa que aparenta merecer isso. Mas utilize ferramentas da psicologia comportamental para que você possa lidar com essas circunstâncias. Ou para um amigo mesmo, se você tiver alguém que tenha prazer em lhe escutar, utilize isso.
Comece a conviver com pessoas diferentes de você, veja a sua tolerância ir aumentando com o passar dos dias, isso é muito importante para quem sofre com a raiva de ver alguém discordando de sua opinião.
No mais, espere o tempo passar, pois essas dicas se transformarão em hábitos. Espere todas essas atitudes se consolidarem e a partir daí você será uma nova pessoa.