O Coaching é uma metodologia fantástica focada no desenvolvimento e na capacitação humana de uma forma bastante ampla. Por essa razão, existem profissionais voltados para as mais diversas áreas, como carreira, finanças, família, relacionamentos, saúde, entre outros. Dentro dessa última categoria se encontra o Coach Nutricional, que oferece ao cliente todo o suporte necessário para que ele adote hábitos mais saudáveis e atinja os seus objetivos de emagrecimento e saúde. Continue acompanhando e saiba mais a respeito desse tipo de trabalho e dos seus benefícios.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Formas de Trabalho do Coach Nutricional

O trabalho do Coach Nutricional pode ocorrer de duas formas. A primeira delas é quando um nutricionista faz uma especialização em Coaching e, assim, pode acompanhar o seu cliente durante todo o processo de busca por seus objetivos, incluindo a formulação de cardápios e a construção do foco. Trata-se de um suporte multidisciplinar, que contempla corpo e mente, para que novos hábitos sejam construídos e os resultados obtidos sejam sustentáveis.

A segunda maneira que um Coach Nutricional pode trabalhar é quando ele tem o foco em mudanças no mindset de forma geral, independente de ter uma formação prévia na área da saúde, e realiza um trabalho em conjunto com um nutricionista. Assim, juntos, os dois profissionais conseguem auxiliar o indivíduo a atingir os seus objetivos, contemplando sua alimentação, seus objetivos, medos, crenças, enfim, sua vida de forma holística.

Em ambos os casos, apesar de ser um trabalho voltado para atingir objetivos relacionados ao corpo, o papel Coach não se resume aos aspectos físicos e envolve principalmente a mente, que é onde tudo começa e os sonhos criam forma para que possam ser transformados em realidade. Mais do que apenas começar a fazer refeições saudáveis, é preciso realmente entender o motivo para desejar essa mudança, porque é assim que se constrói foco e se obtém resultados duradouros.

Aspectos Trabalhados Pelo Coach Nutricional

Para que conheça um pouco mais a respeito do papel de um Coach Nutricional dentro de um processo de emagrecimento e mudança de hábitos, confira quais são os principais aspectos que esse profissional trabalha com os seus coachees, nome dado aos clientes.

1 – Mudanças no Mindset

PSC

Para que uma pessoa consiga realizar qualquer tipo de transformação em sua vida, é fundamental que essa mudança comece na mente. O mindset de um indivíduo é o seu modus operandi, ou seja, a sua forma de enxergar o mundo. Assim, se ele está acostumado a comer sem se preocupar com a qualidade dos alimentos, fazer refeições fora de hora e não prioriza a sua saúde, o Coach Nutricional irá auxiliá-lo a mudar isso, para que ele comece a se alimentar de maneira mais saudável porque realmente acredita que isso é o melhor.

2 – Ressignificação de Crenças Limitantes

As crenças limitantes são ideias criadas a partir de experiências vividas no passado e de inseguranças que impedem um indivíduo de se desenvolver. Em se tratando de mudanças de hábitos alimentares e emagrecimento, algumas das ideias mais comuns envolvem: “eu não vou conseguir”, “na minha família todos estão acima do peso e vou continuar assim”, entre outras. Então, o Coach irá ajudar o coachee a identificar todas essas crenças e dar um novo significado a elas, tirando a conotação negativa e substituindo por um viés positivo e motivador.

3 – Construção de um Novo Relacionamento Com a Comida

Um aspecto essencial a ser trabalhado dentro de um processo de Coaching Nutricional é a relação do coachee com a comida. Muitos dos indivíduos que têm problemas relacionados ao peso possuem relacionamentos conturbados com os alimentos, utilizando-os como válvula de escape para angústias e insatisfações. Assim, ao invés de comerem quando estão com fome, o fazem quando se sentem felizes, tristes, ansiosos. Desse modo, o Coach irá buscar entender essa conexão e ajudar o seu cliente a reconstruí-la e tornar a hora das refeições um momento agradável e sem culpa.

4 – Desenvolvimento da Inteligência Emocional

A inteligência emocional é um aspecto bastante ligado ao citado anteriormente, da relação com a comida, mas que precisa ser abordado individualmente, porque pode impactar em todas as áreas da vida de uma pessoa. Conseguir reconhecer suas emoções e saber como agir ao senti-las é fundamental para que evite se deixar controlar por elas. Ser inteligente emocionalmente envolve, também, saber diferenciar as emoções, algo que é fundamental para que mantenha os hábitos adquiridos e evite desistir no meio do caminho.

5 – Definição de Metas

Definir metas é uma condição extremamente importante quando se deseja alcançar um objetivo. É através desse passo que se torna possível sair do ponto A, que é a realidade atual, e chegar ao ponto B, que é o estado desejado. Desse modo, o Coach Nutricional irá ajudar o seu coachee a estabelecer metas assertivas que tenham cinco características fundamentais e sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e um tempo pré-determinado para acontecer.

6 – Planejamento da Rotina Saudável

Apenas desejar se alimentar melhor, dando preferência para itens naturais, é algo um tanto quanto vago, e tudo aquilo que não tem planejamento envolve o risco de não ser cumprido. Por isso, é fundamental se planejar para manter a sua rotina saudável e esse é outro ponto em que o Coach Nutricional pode ser de grande ajuda, principalmente para aqueles indivíduos que possuem uma rotina corrida e precisarão se programar para comprar os alimentos, prepará-los e fazer suas refeições.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Suporte Durante o Processo

O último aspecto dessa lista de benefícios do Coach Nutricional envolve o suporte oferecido por esse profissional durante todo o processo de mudança de hábitos. O coachee contará com alguém que irá ajudá-lo a entender o seu estado atual, identificar as mudanças que deseja realizar e, claro, apoiá-lo durante o processo. É um apoio que faz toda a diferença para que se realize uma transformação efetiva e se consiga resultados definitivos, beneficiando a saúde e o bem estar do indivíduo.

Todos esses aspectos serão trabalhados durante as sessões, que poderão acontecer toda semana, a cada quinze dias ou mensalmente, de acordo com as necessidades do cliente e o modo de trabalho do profissional.

Você já conhecia o Coaching Nutricional? Deixe o seu comentário abaixo contando o que achou e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Créditos da Imagem: Por Oksana.Bondar – ID da foto stock livre de direitos: 1094588138