O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e que ainda está em contínuo crescimento. Por isso, qualquer pessoa que tenha um negócio — seja ele de pequeno, médio ou grande porte —, encontra vantagens em criar uma página nessa rede, encontrando nela um poderoso canal de comunicação e interação junto ao público.

Por falar em interação, um dos fatores que mais fazem sucesso nas redes sociais é o engajamento. O engajamento é uma interação que uma pessoa faz com a sua página ou com algum dos seus posts. Os engajamentos indicam que a pessoa gostou do seu conteúdo, a ponto de interagir, de alguma maneira, com ele.

Neste artigo, você vai conhecer a importância e os principais tipos de engajamento que existem no Instagram, os quais devem sempre estar entre os seus objetivos nas redes. Siga em frente e boa leitura!

Diferentes posts para diferentes engajamentos

O engajamento, portanto, é algo desejado, pois indica que os seus posts estão trazendo boas repercussões junto ao seu público. Ainda que diversas páginas pela internet apontem determinadas porcentagens para constatar um índice de engajamento positivo, a verdade é que não há fórmulas mágicas. O importante é tentar melhorar a cada dia.

Além disso, é preciso ter em mente também que alguns posts são mais propensos a atrair curtidas, enquanto outros têm mais chances de receber compartilhamentos, por exemplo. A natureza do conteúdo indica qual tipo de engajamento tende a ser mais recebido em cada caso, de modo que não podemos fazer generalizações.

Cada tipo de engajamento é também uma métrica, o que permite que você identifique o nível de aprovação do seu público diante de determinados assuntos, formatos, tipos de posts, linguagem, estilos de imagens, e por aí vai. Portanto, é bacana monitorar esses fatores, mas utilizá-los como ferramentas para melhorar continuamente as suas ações nas redes sociais, e não como meras métricas de vaidade.

Os engajamentos no Instagram

O Instagram, como qualquer outra rede social, tem diferentes tipos de engajamento. Cada um deles revela algo específico sobre o seu público, de modo que quem trabalha com essas redes deve compreender melhor os seus respectivos significados. Curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são os 4 engajamentos que o Instagram permite. Na sequência, você vai compreender melhor o que esses 4 elementos indicam.

1. Curtidas

O primeiro nível de engajamento no Instagram são as populares curtidas, que também aparecem em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. A curtida é o mais simples dos engajamentos e aponta, basicamente, que aquela pessoa foi impactada por aquele conteúdo e que gostou dele, sem entrar em mais detalhes.

As curtidas são importantes, pois, quanto mais desses engajamentos você receber, mais o Instagram entenderá que o seu conteúdo é relevante, tornando-o visível a outras pessoas também. No entanto, é importante ressaltar que se trata de uma métrica superficial, que não revela verdadeiramente o nível de engajamento daquela pessoa com a sua página. As imagens e os títulos dos posts são os fatores mais determinantes para receber mais curtidas.

2. Comentários

Os comentários já representam um nível superior de engajamento. Eles revelam que aquela pessoa dedicou alguns minutos do dia para interagir de forma mais pessoal e engajada com a sua página. Os comentários podem ser elogios, opiniões, perguntas e até mesmo críticas. Uma dica para obter mais comentários é concluir os seus posts com uma pergunta, pedindo as opiniões ou experiências pessoais dos seguidores.

Os comentários recebidos indicam uma comunidade mais engajada, de modo que é muito importante responder às mensagens que chegarem. No entanto, não se iluda com os números, já que alguns desses comentários podem também ser críticas. Nesses casos, responda mesmo assim e, se desejar, convide a pessoa para uma conversa em particular para entender os motivos da crítica.

3. Compartilhamentos

Os compartilhamentos são o engajamento ideal para quem deseja crescer e atrair mais seguidores. Eles são uma métrica muito especial, pois indicam que aquele post teve um conteúdo tão bacana, que o seguidor decidiu compartilhá-lo com os seus amigos e familiares, na esperança de que essas pessoas também gostem da publicação.

Quanto mais compartilhamentos forem registrados, mais pessoas terão sido alcançadas pela sua página. Por isso, para construir posts compartilháveis, pense sempre no tipo de posts que você mesmo gosta de compartilhar com as pessoas que você conhece.

Polêmicas, indiretas, frases motivacionais, conteúdos humorísticos, memes, dicas, notícias relevantes e novidades são, geralmente, os conteúdos mais compartilháveis. Invista nesses formatos e confira o comportamento do seu público diante deles.

4. Salvamentos

Os salvamentos também são um tipo de engajamento muito interessante. Quando uma pessoa “salva” um determinado post, isso quer dizer que aquela informação foi tão relevante para ela que ela deseja tê-la guardado, de modo que possa acessá-la sempre que desejar.

Os salvamentos, portanto, dependem do quão útil é aquele post. Em geral, as publicações salvas pelas pessoas costumam ter conteúdos mais perenes, e não tão efêmeros. Isso quer dizer que os conteúdos salvos são aqueles que não perdem a utilidade com o passar do tempo, ao contrário das notícias, por exemplo, que tendem a ficar obsoletas depois de alguns dias.

Ensinamentos, dicas, mensagens motivacionais e informações úteis de interesse público são os conteúdos que mais geram salvamentos no Instagram. Se esse for o seu objetivo nessa rede, invista cada vez mais nos posts desse tipo.

Cada caso é um caso

Como citamos anteriormente, as métricas são todas importantes, mas cada uma delas apresenta as suas características particulares. Se você deseja que as pessoas gostem do seu conteúdo, de modo que ele apareça para mais gente, as curtidas são uma boa métrica. Já se você quer conhecer melhor a sua comunidade e interagir diretamente com ela, os comentários são a melhor pedida.

Se o seu objetivo é alcançar mais gente e atrair mais seguidores, os compartilhamentos são a melhor opção. Por fim, se você deseja mostrar o quanto você é útil para resolver as dores do seu público, as publicações que geram salvamentos são as mais indicadas.

E você, querida pessoa, com quais tipos de publicação engaja mais nas redes sociais? Em quais deles você curte, compartilha, comenta e salva? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!