Imagine que você tem uma empresa, deseja fazer a divulgação de seus produtos ou serviços, mas não possui, no momento, verba suficiente para investir em grandes ações na internet, TV ou rádio, saiba que o Marketing Direto pode ser a resposta para você. Esta é uma abordagem onde o empreendedor se comunica com seus clientes sem nenhum intermediário.
Entretanto, antes de decidir onde sua empresa irá apresentar sua proposta de valor, é importante que faça uma pesquisa de mercado e conheça muito bem qual é o perfil dos seus clientes (gênero, idade, escolaridade, renda, endereço). Além de ser um processo comum no universo do marketing, em se tratando da PNL é um instrumento importante para fazer uma comunicação mais assertiva.
Fazendo Marketing Direto
Quando, por exemplo, você vai à padaria do seu bairro e no balcão do caixa, encontra vários folders com anúncios de outras empresas próximas, que oferecem serviços de pet shop, oficina de carros, farmácia, cabeleireiro e açougue; aquilo é um bom exemplo de marketing direto. Outros bons exemplos são aquelas malas diretas que você recebe em sua caixa postal ou os emails diários que as empresas te mandam com ofertas.
Quando estas divulgações são efetivas e realmente trazem o que buscamos, na maioria dos casos, elas levam à conversão, ou seja, a que o cliente se interesse por aqueles produtos ou serviços oferecidos e compre-os. Para que isso aconteça é fundamental que a comunicação seja poderosa, ou seja, adequada a cada tipo de público e que contenha os termos, palavras informações e vantagens que realmente lhes tragam um significado positivo.
Programação Neurolinguística e Marketing Direto
A Programação Neurolinguística é um método poderoso que entre muitos benefícios estimula através da comunicação a que as pessoas tenham determinados tipos de comportamentos e ações. Saber se comunicar assertivamente com cada tipo de pessoa é um dos pressupostos da PNL.
Deste modo, quando estas estratégias são unidas às estratégias de Marketing Direto isso reafirma ainda mais a importância de saber falar a “língua” do seu consumidor, entender como ele pensa e age, para assim, oferecer o que ele quer e incentivá-lo a se relacionar positivamente com sua marca e consumi-la.
Sabendo disso, para que suas estratégias de Marketing Direto surtam os efeitos desejados, procure conhecer bem seu público-alvo, criar uma comunicação adequada, com produtos e serviços que realmente tenham a ver com o perfil dos seus clientes ou potenciais compradores, que agreguem valor, tenham um preço competitivo e atendam seu interesse.
Por fim, lembre-se também de focar em oferecer uma entrega sempre extraordinária, sempre fora da cura e acima da média. Para isso, ofereça excelentes produtos, faça um atendimento ao cliente de alta qualidade e confira aos seus consumidores uma experiência de compra diferenciada. Isso vai complementar suas ações de Marketing e potencializar ainda mais o seu sucesso. Boa sorte!
Dica – > Invista Coaching em Vendas e potencialize ainda mais suas ações de Marketing Direto, maximize suas vendas e os lucros da sua empresa.