As redes sociais são websites que se popularizam muito nas últimas décadas. Por meio delas, as pessoas podem publicar fotos, vídeos, textos, comentários, curtidas etc. Assim, elas tornaram-se verdadeiras vitrines das nossas vidas, expondo diversos momentos da nossa rotina e permitindo que fiquemos mais “íntimos” de nossos amigos, ainda que digitalmente.
Mais recentemente, esses sites também adquiriram uma nova função: a do networking. O networking consiste na construção e no fortalecimento de uma rede de contatos, sobretudo com objetivos profissionais. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano percebeu que ter bons relacionamentos era muito importante para que alcançasse os seus objetivos. Na vida profissional, não é diferente, e as redes sociais podem ser extremamente benéficas para o networking.
Quer saber como isso ocorre? Então, continue a leitura do artigo a seguir.
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O poder do LinkedIn
A rede social mais indicada para um bom networking é o LinkedIn, afinal de contas, trata-se de uma rede especificamente voltada para a construção de relações profissionais. Se você ainda não tem um perfil por lá, está perdendo valiosas oportunidades.
Nessa rede, o perfil do usuário é, na verdade, o seu próprio currículo. Nele, você pode incluir um resumo dos seus empregos e das suas principais competências, podendo, inclusive, receber recomendações de amigos. Além disso, a plataforma possibilita que você escreva todas as suas formações e cursos complementares.
O LinkedIn permite que você adicione pessoas à sua lista de contatos que possam representar boas oportunidades profissionais, mesmo que você não as conheça pessoalmente. Por fim, da mesma forma que você pode pesquisar vagas de emprego nesse site, diversos recrutadores terão acesso ao seu perfil e, se encontrarem compatibilidade, podem te convidar para trabalhar nas suas empresas.
Em meio a tantas vantagens, mantenha o seu currículo atualizado no LinkedIn e seja ativo na rede. Poste imagens e artigos de autoria própria, mostrando todo o seu conhecimento em sua área de atuação.
As páginas profissionais e os grupos do Facebook
O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. Embora o seu objetivo principal seja o relacionamento pessoal, também é possível que as pessoas construam perfis profissionais (que têm algumas funções diferenciadas) para si mesmas ou em nome de suas empresas.
Assim, essa rede também permite que conteúdos relevantes sejam publicados, mesmo em assuntos profissionais. Se você possui uma empresa, é muito importante criar uma página para ela no Facebook. Assim, você poderá publicar dicas, notícias relevantes, artigos, infográficos, imagens de produtos, promoções especiais, e por aí vai. O Facebook também possibilita que você crie anúncios extremamente segmentados, impactando apenas o seu público de interesse.
Essa rede também permite que você encontre eventos relevantes em sua área, o que é muito bacana para o networking presencial! Além disso, mesmo as pessoas comuns (sem um perfil profissional) podem participar de grupos profissionais no Facebook. É comum encontrarmos grupos do tipo “vagas de arquitetura em São Paulo” ou “Recursos Humanos no Rio de Janeiro”.
É bacana participar desses grupos, não apenas pela possibilidade de encontrar um emprego ou um ‘freela’, mas também pela troca de ideias com profissionais da mesma área. Quanto devo cobrar? Quais programas de computador são melhores na profissão? Quais são as tendências da área no momento? Questões desse tipo são discutidas diariamente nesse tipo de grupo, o que fortalece a sua visão sobre a sua própria área profissional, além de te aproximar dos seus colegas.
Os perfis profissionais do Instagram
O Instagram, assim como o Facebook, também é uma rede social mais voltada aos relacionamentos pessoais. Como ela é basicamente um álbum de fotos, pode não ser a melhor opção para fazer networking. No entanto, isso também é possível de se fazer nessa rede.
Diversas pessoas têm criado perfis profissionais no Instagram. Além das grandes empresas, profissionais com trabalhos mais visuais, como arquitetos, designers, artistas plásticos e publicitários têm explorado esse canal para divulgar os seus talentos, quase como um portfólio.
Além disso, comerciantes, psicólogos, administradores e escritores também têm explorado o Instagram para produzir conteúdos relevantes, como dicas, infográficos e lives esclarecendo as principais dúvidas da profissão.
A produção regular de conteúdos no Instagram pode, naturalmente, atrair colegas de profissão ou potenciais clientes interessados no seu trabalho. Por isso, também pode ser uma boa alternativa para fortalecer o seu networking.
A produção de conteúdo no YouTube
Para os mais ousados e destemidos, o YouTube também pode ser uma excelente vitrine de trabalhos e possibilidades de networking. A rede social exclusiva para vídeos também pode ser muito útil para a produção de conteúdo relevante.
Seja em vídeos curtos ou em lives de mais de uma hora, você só precisa de uma câmera e de um bom conteúdo para mostrar os seus conhecimentos. Que tal falar sobre as notícias relevantes que impactam a sua atividade profissional? Ou fazer um vídeo com dicas referentes à sua área?
Muita gente está até mesmo ganhando dinheiro com a produção de conteúdo sobre os mais diversos segmentos: games, maquiagem, humor, economia, finanças, política, cultura, desenvolvimento pessoal, espiritualidade, e por aí vai. Mas lembre-se que, mesmo com a remuneração financeira, o grande ganho da produção de conteúdo relevante é mostrar às pessoas o quanto você conhece sobre determinado assunto. Fatalmente, isso atrairá possíveis parceiros, empregadores e clientes.
O bom e velho WhatsApp
Hoje em dia, o profissional ou empresa que não se comunica por meio do WhatsApp também está perdendo grandes oportunidades de negócios. Essa rede tão popular representa um meio simples de troca de mensagens e informações entre colegas de profissão e também entre empresas e clientes.
Assim como ocorre no Facebook, também é possível participar de grupos no WhatsApp (e também no Telegram, o seu principal concorrente) de até 256 pessoas. Já imaginou entrar num grupo com 250 colegas, que podem representar ofertas de emprego ou possibilidades de parceria? É uma troca muito enriquecedora!
E-mails, telefones, websites e portfólios
OK, nenhum dos itens acima é de fato uma rede social. Contudo, o e-mail e o telefone são obrigatoriedades para quem deseja ver e ser visto no universo profissional, certo? Portanto, divulgue essas informações nas suas redes sociais, de modo que você esteja facilmente acessível às pessoas.
Além disso, há profissionais que constroem portfólios online — um portfólio é um conjunto dos principais trabalhos realizados por um profissional, sendo muito comum em áreas como jornalismo, publicidade, letras, artes visuais, design, fotografia e arquitetura. Além disso, os profissionais também podem construir os seus próprios websites, que, assim como os portfólios, também devem ser divulgados nas redes sociais — sobretudo no LinkedIn!
Como é possível perceber, há diversas possibilidades de comunicação e networking nas redes sociais. Você só precisa de um pouco de boa vontade e dedicação para produzir conteúdo, atualizar os seus perfis e colocar-se à disposição das outras pessoas. Interaja, inicie conversas, responda aos comentários, levante discussões nos grupos, publique artigos, enfim, mostre-se e seja visto como alguém que sabe do que está falando.
No entanto, lembre-se: os meios digitais são apenas pontos de partida. O ideal é que a continuação dos relacionamentos construídos na web ocorra em encontros presenciais, o que também pode ocorrer em reuniões, congressos, feiras, entre outros eventos físicos.
Que as dicas acima permitam que você explore ao máximo todos os recursos das redes sociais em benefício do networking! E você, quais das redes citadas mais utiliza para fortalecer a sua rede de contatos? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e compartilhe este artigo com os seus amigos e colegas. Publique-o nas suas redes sociais e comece um bom networking!
Imagem: Por stockfour