ansiedade generalizada

Marcos Mesa Sam Wordley/Shutterstock A insônia causada pelo excesso de preocupações é um dos sinais da ansiedade generalizada

Mais do que um problema pontual, a ansiedade generalizada é um transtorno grave, intitulado (TAG), e quem tem atingindo um número cada vez maior de pessoas ao redor do mundo.  Esta doença vai muito além de ficar nervoso quando algo vai mal, uma vez que pode causar ataques de pânico, fobias, elevar o estresse e incapacitar a pessoa à convivência social, por exemplo.

Sentir-se ansioso antes de um evento importante como a cerimônia do seu casamento ou mesmo de uma apresentação no trabalho, é perfeitamente normal, afinal, desejamos que tudo saia bem. Porém, quando este sentimento e esta sensação se tornam uma rotina é sinal de que a ansiedade está tomando de conta da sua vida. Fique alerta!

Sinais da Ansiedade Generalizada

Como já dito, em alguns momentos sentir ansiedade faz parte do processo natural dos acontecimentos, pois nossas expectativas nos levam a desejar que nossas metas e objetivos se realizem. Entretanto quando isso é uma rotina, ou seja, todos os dias a pessoa sentem-se ansiosa, é sinal de que a ansiedade generalizada está se manifestando e ocupando grande espaço em seu dia a dia.

Deste modo, ela passa a sofrer de insônia, pois sua mente não se aquieta e não a deixa descansar. O indivíduo está sempre pensando no que fará e será o amanhã e projetando resultados e acontecimentos que nem podem acontecer. Além disso, as preocupações naturais com trabalho, dinheiro, relacionamentos, família e tudo mais; deixam de ser pontuais e tornam-se frequentes. Isso vira um tormento e a angústia passa a ser companheira recorrente da pessoa.

A Ansiedade Generalizada e os Medos Inconscientes

Outro problema da TAG é o medo recorrente e quase que incapacitante de que, a qualquer momento, aconteça alguma coisa grave, muito ruim e que atente diretamente contra a sua integridade física ou das pessoas que ama. Em decorrência disso, muitas vezes, a pessoa se fecha numa redoma, pois vive na eminência que algo ruim vá lhe acontecer.

Outro ponto importante desta ansiedade generalizada é que ela alimenta, ainda que de forma inconsciente, seus medos, que quando frente a frente ao objeto desencadeador, acaba se manifestando. Um bom exemplo disso é alguém que tem medo de altura.  Só de pensar em ter que viajar de avião, ela imagina que sua aeronave vá cair. Por isso, ansiosamente lembra-se, a todo o momento, de todos os tipos desastres já acontecidos no mundo e sofre.

PSC

Se não bastasse isso tudo, a pessoa acaba sofrendo fisicamente com constantes tensões musculares. Isso se reflete em distúrbios como o bruxismo, que é o apertamento dos dentes, durante o sono; ombros, punhos e pescoço sempre rígidos e com sensação de peso e fadiga por todo o corpo.

Sabendo de tudo isso, se você sente que a sua ansiedade está passando dos limites, está presente em sua vida todos os dias e horas e prejudicando sua qualidade de vida, busque ajuda especializada e comece agora a tratar este transtorno de ansiedade generalizada. Faça isso por você, por sua família, por sua carreira, por seus sonhos e não deixe mais este problema dominar você. Permita-se!