O medo é um sentimento comum e até certo ponto saudável. É graças a ele que nos protegemos de algum tipo de perigo ou ameaça. Porém, quando apresentado em excesso, o medo pode não apenas prejudicar o crescimento individual, mas atrapalhar todas as conquistas pessoais e profissionais. Assim, é preciso vencer o medo e evitar que ele acabe boicotando nossa vida e nossos resultados.
Muitas vezes, as pessoas perdem boas oportunidades por conta do medo de arriscar: medo de abrir seu próprio negócio, medo de tentar um novo emprego, medo de fazer uma viagem para o exterior, medo de falar em público, medo de fazer um investimento… Estes são apenas alguns exemplos de situações que você pode ter deixado de conquistar por puro medo de tentar.
Tratar o medo pode ser muito mais simples do que se imagina: o primeiro passo é aceitá-lo e enfrentá-lo com coragem, força e determinação.
Contents
Dicas para vencer o medo
Confira dicas preciosas de como vencer o medo em seu dia a dia:
Livre-se do pensamento negativo
O pensamento negativo é capaz de potenciar significativamente o medo em sua vida. Por isso, se esforce para ser uma pessoa otimista e que pensa positivamente. Treine seu cérebro para pensar que as coisas darão certo e visualize a si mesmo conquistando seus sonhos.
Suas palavras têm poder
Tudo o que você diz é atraído para sua vida e, portanto, suas palavras têm poder tanto para acrescentar quanto para prejudicar sua vida. Por isso, evite expressões e pensamentos como “eu não posso”, “eu não consigo”, “nada vai dar certo” e “eu não sou bom”.
Lembre-se que tudo é uma questão de decisão: se você acreditar em si mesmo, será capaz de conquistar tudo o que almeja.
Ouse Arriscar-se
Para superar o medo, é necessário arriscar. Tenha coragem e ouse fazer algo diferente ou tentar algo novo. Se as coisas não saírem de acordo com o que você planejou, não desanime e lembre-se que sempre existe um novo dia para tentar de novo.
Domine sua ansiedade
A ansiedade é um dos principais fatores que levam ao medo. Esta é uma característica comum a muitas pessoas, mas que, quando apresentada em excesso, pode gerar angústia, preocupações e sofrimentos que aumentam ainda mais o medo.
Por isso, tente dominar e controlar a sua ansiedade, não crie expectativas exageradas e não sofra por antecipação: deixe cada coisa acontecer naturalmente.
Saiba qual a origem do seu medo
O medo geralmente está associado a alguma experiência ruim ou traumática do passado. Por isso, saber qual a origem dele pode minimizar o impacto que este sentimento tem em sua vida.
E você, quais outras dicas considera fundamentais para eliminar o medo? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!