Planejamento estratégico é uma competência necessária à vida de qualquer pessoa e de qualquer empresa. Tanto em âmbito pessoal quanto profissional, é preciso tomar ciência dos riscos corridos e de meios para amenizá-los ao máximo possível.

Por este motivo, faz parte do planejamento preparar-se para os imprevistos. Parece um paradoxo, mas a verdade é que há muitas coisas que podem acontecer em um projeto profissional, ou mesmo na vida pessoal, que nem passam pela cabeça das pessoas quando estão planejando.

Nesse sentido, é importante ser assertivo e proativo, isto é, antecipar tudo o que possa acontecer de errado para que, se essas possibilidades negativas surgirem, você saiba o que fazer. Continue lendo este artigo e confira 5 dicas para lidar positivamente com os imprevistos e não torná-los problemas gigantescos.

1. Tenha algumas cartas na manga

Se você estiver planejando um evento, por exemplo, pense em tudo aquilo que pode dar errado (sim, são muitas coisas): o palestrante pode faltar, a energia elétrica pode acabar, o microfone pode quebrar, o fornecedor de lanches pode não conseguir entregar a encomenda, a apresentação de slides pode não abrir no pendrive etc.

Faça uma lista com todas essas eventualidades. Você tem um palestrante reserva? O local de realização do evento possui um gerador próprio de energia elétrica? Há microfones reserva? Há alguma segunda opção de lanches no dia do evento? Você salvou a sua apresentação em outras mídias?

Esse é um exemplo simples, mas que ilustra bem a nossa capacidade de antecipar problemas e agir de forma precavida. Organize um “ranking” de tudo o que pode dar errado, do mais grave ao menos grave. Certifique-se de apontar ao menos um plano B para cada possibilidade. É uma tarefa bastante trabalhosa, mas que deixará você mais seguro e confiante naquilo que for fazer.

2. Desenvolva a inteligência emocional

Mesmo fazendo uma vasta lista de imprevistos, é sabido que o destino pode ser um pouquinho mais cruel do que pensamos. Isso acontece porque os problemas podem aparecer de onde menos imaginamos. Aquela tarefa que você dava como certa e tranquila pode ser exatamente a que apresenta problemas.

Quando isso acontecer, jamais se desespere. Mantenha a calma e a confiança de que nenhum problema é eterno e de que tudo volta ao seu lugar. Às vezes, a solução está ali, embaixo do nariz, mas, emocionalmente desequilibrado, você nem percebe.

Inteligência emocional é a capacidade de compreender suas emoções, entender suas origens e administrar a sua intensidade. Os indivíduos mais bem-sucedidos — pessoal e profissionalmente — são sempre pessoas emocionalmente inteligentes. Elas encaram as crises como desafios, e não como problemas impossíveis de serem solucionados. Essas pessoas confiam que possuem resiliência, força, coragem, inteligência e criatividade para dar conta de todo e qualquer obstáculo que surja à sua frente.

Numa crise em empresas, por exemplo, o empreendedor não pode se desesperar. Ele deve ter jogo de cintura com todos os seus funcionários e parceiros, manter a cordialidade e um bom relacionamento interpessoal, transmitir confiança, cumprir prazos, acalmar ânimos e organizar o que deve ser feito para que uma solução seja encontrada. Isso exige muito equilíbrio emocional.

3. Delegue atividades

É impossível abraçar o mundo sozinho, ainda mais num momento de crise. Se imprevistos surgirem em sua vida pessoal, por exemplo, não seja medroso nem orgulhoso. Peça ajuda às pessoas de sua confiança, sejam amigos, familiares, vizinhos, psicólogos etc. Não queira fazer tudo sozinho, pois você pode criar expectativas irreais sobre si mesmo e acabar frustrado.

Na vida profissional, essa postura de querer fazer tudo sozinho também pode ser muito problemática. Imagine que um empreendedor está enfrentando uma crise severa em sua empresa. Se no dia a dia normal já é difícil cuidar de tudo sozinho, imagine num período de crise?

Todo bom líder saber montar equipes, delegar funções e distribuir tarefas. Se você colocar RH, financeiro, comercial, marketing, jurídico, produção e tecnologia, todos no colo de uma mesma pessoa, nenhuma dessas áreas vai prosperar. É preciso que cada pessoa, dentro de seu conjunto de capacidades, dê a sua contribuição para que a empresa como um todo possa progredir, sem depender de um único indivíduo.

Para que isso ocorra, é muito importante que cada departamento já tenha o seu próprio plano B, de que falamos anteriormente. Quando toda a empresa se comunica com clareza e mantém as informações atualizadas e facilmente acessíveis, cada indivíduo saberá como proceder quando o imprevisto surgir.

Centralizar a informação, manter os acessos dificultados e não padronizar processos são os ingredientes de um caos generalizado. Evite!

4. Seja criativo

A criatividade é a capacidade que uma pessoa tem de vasculhar seu repertório mental de ideias para identificar alguma que possa solucionar o problema que se apresenta. Por isso, quanto mais uma pessoa lê, se informa, conversa, viaja, estuda, aprende, se arrisca, experimenta, mais criativa ela será.

Muitas empresas brasileiras conseguem superar crises devastadoras porque repetem aqui soluções que deram certo no exterior. Isso não significa copiar, mas adaptar uma solução eficaz à sua própria realidade.

Você também pode estar enfrentando algum problema pessoal específico e conversar com alguém que já passou por ele. De uma conversa sincera, pode surgir a solução. Mesmo que você não faça exatamente o mesmo que aquela pessoa fez, você pode adaptar a solução indicada à sua realidade e, assim, sair do problema. Isso é ser criativo.

Imprevistos muitas vezes exigem que saiamos do projeto original, desenvolvamos estratégias paralelas e inovemos, fugindo um pouco dos padrões preestabelecidos. Isso não significa ser radical ou imprudente, mas apenas manter a flexibilidade para contornar os obstáculos. Pessoas e empresas que se recusam a mudar diante de novos desafios quase sempre se dão mal, exatamente por essa falta de flexibilidade e de criatividade.

Em resumo: o planejamento é importante, mas se as circunstâncias mudarem, certifique-se de que esse planejamento também possa ser alterado, afinal de contas, o cenário agora é outro, e o que antes era válido e recomendável, agora pode não ser.

5. Confie na tecnologia

Você sabia que existem aplicativos no seu celular que te ajudam a investir melhor o seu dinheiro? A organizar a sua rotina? A cuidar da sua saúde? A não se esquecer de seus compromissos? A alimentar-se melhor? A checar a previsão do tempo? A seguir por caminhos sem trânsito? A pedir comida onde quer que você esteja? A entregar qualquer objeto que você tenha esquecido? A comunicar-se com qualquer pessoa, a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo?

Celulares e computadores nunca estiveram tão equipados tecnologicamente. Essa tecnologia toda nos ajuda a gerenciar crises, prevenir problemas e, consequentemente, a lidar melhor com os imprevistos da vida. Portanto, se você é uma pessoa naturalmente mais ansiosa, pense também na quantidade de soluções que a humanidade tem criado para facilitar nossas atividades.

Pense também em todos os softwares que organizam a informação e a comunicação nas empresas. Tecnologias, programas, plataformas e aplicativos estão aí para serem usados, sobretudo em caso de imprevistos. Não entre em pânico quando os eles surgirem, e não se esqueça de todas as ferramentas que a tecnologia tem disponibilizado a seu favor.

Resumidamente, podemos dizer que as cinco dicas para lidar bem com os imprevistos são: desenvolver planos alternativos, agir com inteligência emocional, delegar tarefas e pedir ajuda, ser criativo e confiar na tecnologia.

E você, gostou das dicas? O que você tem feito para lidar melhor com os imprevistos em sua vida? Deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar as dicas deste artigo com seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.