Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Ser de luz, você conhece as competências socioemocionais?

São o conjunto de habilidades necessárias para que um indivíduo se relacione com outras pessoas e se desenvolva. Abrange diversos aspectos, como o modo de se comunicar, lidar com situações de estresse, alegria, medo, enfim, de interagir com o mundo ao redor e com o seu eu interior.

O ser humano é, por natureza, um ser social, estamos o tempo todo interagindo com outras pessoas, seja por olhares, pela fala, por gestos e, com a ajuda da tecnologia, por mensagens virtuais. Mas, para que essa interação aconteça de maneira positiva, é preciso que o indivíduo tenha as competências socioemocionais bem desenvolvidas.

Algumas das habilidades que formam o conjunto de competências socioemocionais são:  autoestima, autoconfiança, facilidade para fazer amigos, autocontrole, persistência, resolução de problemas, autonomia, foco, paciência, boa comunicação, empatia e conhecimento em relação ao que é moralmente certo e errado.

Perceba que as habilidades citadas são parte da vida e necessárias nas mais diferentes situações.

Principais Competências Socioemocionais

As competências socioemocionais estão presentes em praticamente todas as situações que experimentamos ao longo da vida. Eu preparei para este artigo as 7 mais importantes.

Vamos às competências:

1 – Autoconhecimento

Se refere ao conhecimento de um indivíduo em relação à sua própria essência, o que inclui seus desejos, valores, pensamentos, enfim, tudo o que ele é. Se conhecer é o primeiro passo para aprender a lidar de maneira positiva com as próprias emoções, reconhecendo quando cada uma surgir a fim de responder às circunstâncias ao invés de simplesmente reagir sem pensar.

2 – Autoestima

A autoestima diz respeito a como cada pessoa se vê e à capacidade de gostar de si. Ter essa competência emocional bem desenvolvida é fundamental. Afinal de contas, uma pessoa que não se ama e não se aceita como é, muito provavelmente não terá consciência em relação ao seu potencial, o que impedirá seu desenvolvimento.

3 – Autonomia

É a capacidade que cada indivíduo deve ter de tomar decisões de forma individual, sem depender da aprovação de terceiros. É claro que os relacionamentos são importantes, porém, é preciso que cada um tenha essa autonomia para decidir por si mesmo os caminhos pelos quais irá seguir.

4 – Confiança

Ter confiança é necessário por vários motivos, pois envolve tanto acreditar na própria capacidade quanto nas intenções do outro. Tem relação com a ideia de confiar que algo vai dar certo ou que uma pessoa é digna de credibilidade, mesmo sem ter total certeza sobre o que virá.

5 – Responsabilidade

Cada indivíduo é responsável por seus atos, mas nem todos possuem essa competência bem desenvolvida e acabam terceirizando a culpa quando cometem algum erro.

6 – Empatia

Empatia é a habilidade de buscar compreender as emoções de outra pessoa, imaginando-se no lugar dela. É extremamente positiva para os relacionamentos e o convívio em sociedade, pois permite que um indivíduo reflita antes de realizar qualquer ação que possa prejudicar um terceiro.

7 – Ética

A ética está ligada à capacidade de julgamento em relação a condutas que são moralmente certas ou erradas. É por conta dela que o ser humano consegue discernir o que pode ou não fazer, com base nos valores morais da sociedade.