É muito superficial simplesmente dizer que os colaboradores que possuem comportamentos positivos no ambiente de trabalho trazem elementos bons para o dia a dia. Parece lógico, não é mesmo? Porém, vale destacar o que isso significa e qual a importância da positividade na postura de quem está em um espaço de trabalho. Ou seja, por mais que essa ideia seja repetida em todos os cantos da organização, ela precisa ser compreendida e executada para garantir efeitos realmente positivos. 

Para que você compreende melhor este tema e consiga aplicar a positividade no seu cotidiano, continue lendo este artigo. Hoje você vai entender melhor sobre o que é um comportamento positivo e quais são as consequências dele para o local profissional e também fora dele. Acompanhe!

Desenvolva-se continuamente por intermédio do Autoconhecimento!
Acesse a “Roda da Vida”, uma ferramenta que vai te ajudar a conhecer mais de si!

O que é ter um comportamento positivo

Basicamente, um comportamento positivo é quando alguém sabe e entende os seus limites. Isso quer dizer que a pessoa tem profundo entendimento de quais são as atitudes mais bem-vindas em um ambiente de trabalho e fora dele também. Mais do que isso, ela sabe que existem diferentes tipos de atitudes aceitas durante certos momentos como uma reunião ou um período de pressão. 

Você sabe quais são esses comportamentos? Vamos te mostrar agora os principais. Fique atento para conferir o que você exerce ou não no seu dia a dia. Veja:

  • Respeito: ter respeito é um ótimo início. Quando você respeita a presença do outro, bem como seu modo de enxergar o mundo e sua maneira de agir, já contribui bastante para que o lugar não seja contaminado com um clima ruim. Ótimo para manter os índices positivos de clima organizacional!
  • Cautela: ninguém merece cometer uma atitude impulsiva e se arrepender depois, não é verdade? Pensar antes de falar é outra atitude importante, mas que poucas pessoas conseguem adotar. Por isso, faça desse cuidado um hábito e sempre pense se o que vai ser dito pode ser interpretado de uma maneira negativa e que crie mal estar. Isso pode evitar uma série de conflitos entre profissionais.
  • Empatia: se você ficar atento ao que está acontecendo à sua volta e conseguir identificar quando alguém precisa de ajuda, você está sendo empático. Esse tipo de leitura do cenário e ação quando há um problema é essencial para criar e sustentar relacionamentos interpessoais, além de contribuir para um trabalho em equipe bastante proveitoso. Não é estimulante quando uma equipe começa a se unir e mostrar excelentes resultados?

Você acha que exerce todos essas atitudes acima? A princípio não é fácil, mas, se você incluir pequenos comportamentos positivos no seu dia a dia, vai perceber que é mais simples do que imaginava. No fim das contas, vai fazer bem para a sua consciência, para a sua saúde mental e para o bem-estar do grupo em que você trabalha. Comece com os detalhes e vá evoluindo aos poucos, afinal, todos ser humano está em constante progresso e desenvolvimento. Você também pode aplicar essa filosofia ao seu cotidiano. 

Se você precisar de ajuda nessa fase de amadurecimento, pode contar com o coaching. O método possui atividades efetivas que contribuem para a prática do seu autodesenvolvimento, autoconhecimento e inteligência emocional. 

PSC

Com o autoconhecimento, você será capaz de identificar quais são as suas características que são consideradas negativas, pois atrapalham o seu dia a dia, sabotando a sua capacidade de alcançar o seu potencial infinito. Por exemplo, se você não tem comportamentos positivos relacionados ao respeitado, o coaching pode te ajudar a encontrar o que está dentro de você que manifesta esse tipo de atitude. Além disso, o exercício ainda coopera com a identificação e fortalecimento de pontos positivos da sua personalidade. Ou seja, você pode ser ainda mais do que pensa que pode ser! 

Já com o autodesenvolvimento, você adquire o poder de nunca ficar estagnado. Basicamente, você sempre estará em busca de uma melhor versão de si mesmo. Para isso, é possível que você tenha que ouvir mais aos outros, estudar mais, dedicar-se mais e assim por diante. Melhor do que achar que está tudo bem o tempo todo e não progredir! 

Finalmente, com a inteligência emocional, você terá a habilidade de gerenciar os seus sentimentos me qualquer tipo de situação. Na prática, você pode aplicar o comportamento positivo, não importante à pressão que esteja sofrendo, já que você terá treinado com os exercícios de coaching de inteligência emocional.  

Desenvolva-se continuamente por intermédio do Autoconhecimento!
Acesse a “Roda da Vida”, uma ferramenta que vai te ajudar a conhecer mais de si!

Quais são os sinais de comportamentos positivos no ambiente de trabalho 

Em um espaço positivo, as pessoas são comprometidas com as entregas, qualidade e alcance de metas. A falta de comprometimento é um ponto bastante negativo, que pode trazer danos a uma equipe, ainda mais se esta não estiver madura o suficiente para superar problemas. Isso acontece pois, além do mal estar criado, a falta de comprometimento traz consequências ruins para os resultados obtidos pela organização. 

Outro sinal de que há positividade no ambiente é a maturidade emocional das pessoas, que não deixam os problemas pessoais interferirem no trabalho. Uma pessoa madura emocionalmente entende que as únicas cobranças e relações que pode haver no ambiente de trabalho são exclusivamente de natureza profissional. Mesmo que existam casais na equipe, por exemplo, a afeição não pode interferir no trabalho. 

O mais importante sinal de positividade no ambiente de trabalho é o bom convívio entre os profissionais, que cooperam uns com os outros e trabalham juntos para que o objetivo maior seja alcançado. E, como já disse antes, o coaching pode contribuir com a evolução de todo esse processo. Afinal, o coach (profissional do método), está preparado para te ajudar justamente na questão que você deseja para ser uma pessoa que usa o seu potencial infinito todos os dias. 

Agora, que você já sabe mais sobre comportamentos positivos, que tal começar a observar se você os possui? Para isso, é só prestar mais atenção nas suas ações e pensamentos no dia a dia. Quem sabe você já não encontra pontos em que pode progredir e ser uma pessoa melhor, tanto no trabalho quanto fora dele.  

Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e inspirar outras pessoas a observarem se estão tendo comportamentos positivos no ambiente profissional. 

 

Copyright: © Depositphotos.com / ressmaster