O conceito de comportamento social foi descrito pelo psicólogo estadunidense Burrhus Frederic  Skinner. Ele consiste no comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma terceira, sendo determinado por estímulos ambientais.

Por isso, conhecer, mais a fundo essa ideia nos ajuda a entender, com mais clareza, como se dão as nossas relações interpessoais também no ambiente de trabalho. Isso, por sua vez, nos ajuda a compreender como as atitudes individuais e em grupo dos profissionais afetam o todo de uma equipe e influenciam a produtividade e as emoções dos colaboradores.

Neste artigo, vamos compreender melhor o significado e a importância do comportamento social no trabalho, bem como algumas dicas para que possamos desenvolvê-lo da melhor maneira possível no meio profissional. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

Compreendendo o comportamento social

De maneira geral, podemos dizer que esse conceito, muito utilizado na psicologia e na filosofia, se refere aos relacionamentos sociais que são estabelecidos entre indivíduos da mesma espécie. Sendo assim, as relações de predação não estão dentro do escopo de comportamento social, uma vez que se estabelecem entre seres de diferentes espécies.

Por outro lado, são relações que se enquadram no conceito de comportamento social: agressão (em que um lesa outro da mesma espécie com intenção) e altruísmo (em que alguém age de forma espontânea para ajudar outro da mesma espécie, sem esperar nada em troca). Uma das ideias mais interessantes propostas por esse conceito é a de que os indivíduos podem moldar o comportamento do grupo, utilizando, para isso, os estímulos certos.

Como desenvolver um comportamento social positivo no trabalho?

Tendo um entendimento mais profundo sobre o que é comportamento social no campo da psicologia, é possível aplicar as dicas a seguir no ambiente de trabalho, visando a estabelecer relações mais próximas e positivas com os colegas.

1. Crie um ambiente agradável para todos

Em um ambiente agradável, as pessoas terão a tendência de serem mais empáticas e gentis umas com as outras. Busque demonstrar abertura para os comportamentos diferentes dos demais, evitando situações de julgamento. Os indivíduos se sentem mais seguros e prontos para ter uma relação mais amistosa quando não têm as suas características e crenças questionadas por serem diferentes. Respeite e seja respeitado. Lembre-se de colocar a empatia em prática sempre!

2. Seja simpático e solícito com os colegas

Pode parecer algo óbvio, mas ainda há pessoas que não se policiam em relação à importância de demonstrar simpatia pelos demais. Ter um bom comportamento social no trabalho significa ter um sorriso no rosto quando o colega pedir ajuda com alguma tarefa e aplicar o companheirismo, colaborando para que o outro também seja bem-sucedido. Auxiliar para que os outros desenvolvam trabalhos de qualidade é uma forma de fortalecer a relação estabelecida, estimulando a reciprocidade.

3. Evite demonstrar descontentamento

Sabemos que, às vezes, pode ser desafiador conviver com os colegas do trabalho. No entanto, demonstrar o seu descontentamento em relação a eles não é uma estratégia inteligente. Lembre-se de que a forma como você se comporta determina o quão hostil será o clima que os outros desenvolverão em relação a você. Se há alguma questão pendente, procure resolver, e não deixe jamais que energias negativas e sentimentos ruins contaminem o ambiente e minem os seus resultados.

4. Lembre-se de que o respeito e a educação são uma obrigatoriedade de todos

Respeito e educação são regras essenciais para todos os contextos da vida, inclusive para o trabalho. Por isso, mesmo nos momentos de estresse ou de divergência de ideias, jamais utilize palavras de baixo calão para expressar as suas ideias. Em uma empresa, as pessoas estão reunidas por suas competências profissionais. Portanto, jamais conduza os conflitos para o lado pessoal, sobretudo se a comunicação for ofensiva. Administre as suas emoções e o vocabulário utilizado para expressar-se.

5. Demonstre profissionalismo

Profissionalismo é o nome dado a um conjunto de posturas adequadas e compatíveis com o meio profissional. Aqui, estamos falando de manter um nível de formalidade nas comunicações diárias (tanto escritas quanto faladas), de cumprir prazos, de evitar as faltas e os atrasos (a menos que haja uma justificativa séria para isso), de dar satisfações sobre as suas atividades, de saber conviver com as diferenças e de seguir o código interno da organização. Ser profissional é mostrar que podem confiar em você.

6. Aja com ética com todos

A ética é a análise do seu próprio comportamento, de modo que você consiga defender os seus interesses sem ser ofensivo ou desrespeitoso com quem estiver ao seu redor. Por isso, falar mal de um colega sem que ele esteja presente, prejudicar a imagem de outra pessoa para obter algum ganho com isso e comentar sobre a vida pessoal dos outros no trabalho são exemplos de atitudes extremamente antiéticas, que, portanto, precisam ser evitadas. Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você.

7. Dê o seu melhor em tudo aquilo que fizer

Por falar em ética, saiba que o seu trabalho impacta sempre a vida de outras pessoas: dos seus clientes, dos seus colegas, dos seus chefes, dos seus subordinados e até mesmo de outras pessoas, dependendo da sua área de atuação. Portanto, dê o seu melhor para ajudar todos esses grupos. Não “empurre com a barriga”. Na posição de cliente, você quer ser sempre bem tratado, não é mesmo? Portanto, ofereça o que houver de melhor dentro de si para satisfazer quem confia nas suas competências.

8. Seja altruísta

Por fim, entenda que o sucesso de uma organização depende do sucesso de todas as pessoas que fazem parte dela. Dessa forma, não adianta preocupar-se apenas com os seus resultados, sendo que os seus colegas estão em dificuldades. Isso pode prejudicar os projetos da sua equipe. Portanto, procure ser solícito e ajudar os demais membros da sua equipe da maneira que lhe for possível. Assim, eles, provavelmente, também o ajudarão quando você precisar. Seja altruísta sempre que possível!

Manter uma boa relação no ambiente de trabalho é fundamental para promover a produtividade e um clima agradável e amistoso para todos. Faça a sua parte, colabore e ajude a criar uma organização cada vez melhor!

E você, ser de luz, o que tem feito para manter um bom comportamento social no trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!