Sentir-se sozinho é algo bastante delicado e independe de ter pessoas ou não à sua volta, porque essa condição é muito mais emocional do que física. Um indivíduo sente solidão quando não se vê emocionalmente ligado a ninguém, o que dá uma sensação de desamparo e até de desamor. Se você se identificou com essa descrição, saiba que existem formas de vencer esse sentimento através da construção de uma relação poderosa consigo mesmo e com outras pessoas.

Por que a solidão é tão dolorosa?

A solidão é um sentimento muito doído, porque representa a ausência do sentimento de pertencimento e de ser amado, que são necessidades naturais do ser humano. Realmente, faz parte da nossa natureza nos apoiarmos uns nos outros, mesmo sendo indivíduos autônomos e capazes de realizar uma série de atividades sozinhos. Precisamos ter com quem contar para nos sentirmos seguros e acolhidos.

Quando uma pessoa se sente só, existem muitos aspectos a serem analisados, que envolvem tanto seus sentimentos e emoções quanto seus relacionamentos com terceiros. Às vezes, a solidão é mesmo física, por não ter quem ama por perto, outras vezes é emocional, por não se sentir conectado a ninguém, por isso, é essencial buscar se conhecer para entender exatamente esse sentimento e saber como lidar com ele para que consiga superá-lo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 Dicas para lidar com a solidão e superar esse sentimento

A solidão pode ser experimentada por pessoas de todas as idades e não escolhe gênero, cor ou classe social. Além disso, é um sentimento bastante comum e que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Veja, a seguir, cinco medidas que podem te ajudar a superar isso.

1 – Entenda que solidão é um sentimento e não um fato

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente de que o fato de estar se sentindo sozinho não significa que, necessariamente, esteja. Se está assim por ter rompido um relacionamento amoroso, por exemplo, olhe ao seu redor, valorize as outras relações. Caso a solidão seja fruto da ausência física das pessoas que ama, utilize a tecnologia para se manter conectada a elas. Mesmo que uma chamada de vídeo não seja capaz de substituir um abraço, já ajudará a fazer com que se sinta melhor.

PSC

Se permanecer se sentindo sozinho sem entender exatamente o que esse sentimento significa, a tendência é que se torne cada vez mais intenso. Por isso, reflita a respeito, lembre-se de todas as pessoas incríveis que gostam de você e que desejam o seu bem. Ampliar a sua visão em relação ao que realmente está acontecendo irá clarear as suas ideias e te dar forças para superar isso.

2 – Tenha atenção em relação ao uso da internet

Atualmente, uma pessoa que se sente só, tem como uma de suas primeiras atitudes recorrer à internet e às redes sociais para buscar companhia, mesmo que virtualmente. Se a intenção for conversar com entes queridos que estejam longe e consumir conteúdo que motive e agregue, ótimo. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o efeito não seja exatamente o contrário.

Ao mesmo tempo em que facilitam a comunicação e geram conexão entre as pessoas, as redes sociais são usadas por muitos como uma vitrine para expor uma vida perfeita, o que pode fazer muito mal para quem está vulnerável. Então, se for usar a internet como uma ferramenta para vencer a solidão, faça isso de modo consciente, acompanhando apenas perfis que tenham algo de positivo a te oferecer.

3 – Dedique-se a algo que te faça bem

Você tem um hobby? Alguma atividade que não tenha qualquer relação com seu trabalho e que realize por puro prazer? Se sim, ótimo, procure se dedicar a ele, pois isso pode te fazer muito bem. Se ainda não tem, se abra para as possibilidades, talvez, aprender algum tipo de trabalho manual, pintar quadros, cultivar plantas, cozinhar, são muitas as possibilidades.

Nesse caso, a internet pode ser de grande ajuda, já que conta com uma infinidade de vídeos e tutoriais, de diversos tipos de atividades. Faça uma pesquisa e eleja as opções que mais lhe interessar, mas faça isso sem se julgar incapaz antes mesmo de tentar. Lembre-se que a ideia é preencher o seu tempo com uma atividade positiva, então, não há motivos para exigir de si perfeição.

4 – Mantenha-se aberto para se conectar com as pessoas

Agora, uma medida que te ajudará a acabar com a solidão a longo prazo, se conectar com as pessoas. Por mais que ela seja um sentimento e não um fato, é preciso se abrir para estreitar esses laços, pois uma coisa está intimamente ligada à outra. Ter com quem contar te ajudará a se sentir acolhido, amado, mas, lembrando, que isso não substitui o amor que já deve existir de você por si mesmo, ok?

Sabe aquele colega de trabalho que sempre puxa assunto com você na hora do café? Experimente dar mais atenção a ele, ouvir, compartilhar algo, mesmo que não se tornem melhores amigos, isso poderá te fazer bem. Em outras situações do dia a dia, deixe os fones de ouvido de lado, converse com as pessoas, dê abertura para que se aproximem, relações muito positivas podem nascer através disso.

5 – Pratique medidas de autocuidado

Para finalizar, lembre-se de cuidar de você, de se tratar com o mesmo carinho que direcionaria a uma pessoa que ama muito. Dentro de autocuidado estão medidas que englobam a saúde física e emocional, como: praticar atividades físicas, se alimentar bem, se atentar para a qualidade do sono, manter uma rotina equilibrada, ter um tempo para realizar atividades que goste, se conhecer, evitar guardar mágoas, enfim, tudo o que contribua para que leve uma vida plenamente saudável.

Quando se trata de superar sentimentos que geram dor, como a solidão, é preciso considerar também o bem-estar, pois tudo está conectado. Uma pessoa que não se sente bem física e emocionalmente tende a se sentir mais sozinha também. Portanto, se cuide considerando a sua totalidade, isso é essencial para que se ame, se acolha e seja feliz.

Espero que essas cinco dicas te ajudem a lidar com a solidão, mas, caso perceba que não está conseguindo, procure ajuda especializada. Força, isso vai passar!

Deixe seu comentário a respeito do assunto e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Fontes:

https://www.cigna.com/individuals-families/health-wellness/how-to-deal-with-loneliness

https://psychcentral.com/blog/10-more-ideas-to-help-with-loneliness/

https://www.betterhelp.com/advice/loneliness/7-tips-for-how-to-deal-with-loneliness/