Terminar o mês com o saldo negativo é um pesadelo na vida de qualquer empresa, mas, sobretudo, para as pequenas, que podem ter a sua existência ameaçada por crises financeiras. Um fluxo de caixa negativo pode dar início a uma verdadeira bola de neve de problemas da qual todos nós queremos fugir.

O melhor jeito de vencê-la é, na verdade, não permitir que ela nasça. Para que isso ocorra, não tem jeito, é preciso adotar um planejamento estratégico eficaz, com bom controle financeiro. Essas rotinas, somadas a produtos e serviços de qualidade, permitem que as empresas mantenham-se no azul. Na sequência, você vai conferir 8 dicas para manter um fluxo de caixa positivo em sua empresa!

1. Desenvolva uma política de preços eficaz

Muitas empresas, especialmente aquelas que estão nas mãos de empreendedores iniciantes, optam por vender os seus produtos a preço de custo, com o objetivo de atrair uma grande parcela de consumidores. Isso até pode ser útil no início, mas, com o tempo, fatalmente será preciso subir os preços, o que pode fazer com que aqueles clientes que vieram facilmente também vão embora facilmente.

Para definir os preços dos seus produtos e serviços, é preciso fazer pesquisas em relação ao poder aquisitivo do seu público-alvo, aos preços praticados pela concorrência e a tudo aquilo que a sua empresa gasta para trabalhar (água, luz, infraestrutura, salários de colaboradores etc.), considerando, também, uma margem de lucro.

2. Faça do planejamento estratégico uma rotina

Toda empresa precisa de planejamento em todas as suas áreas: departamento financeiro, operacional, marketing, vendas, e por aí vai. Um bom planejamento desenha as melhores estratégias (em custo-benefício) para que os objetivos organizacionais sejam alcançados em todas elas.

Isso inclui administrar as contas que a empresa tem a pagar e a receber, bem como promover treinamentos de capacitação aos colaboradores para que a produtividade obtida seja cada vez melhor. Por esse motivo, o coaching empresarial pode ser uma excelente dica para agir de modo mais estratégico e eficaz dentro das empresas.

3. Controle os gastos

PSC

O orçamento da empresa é algo que precisa ser definido e revisado constantemente, de modo que as contas da instituição estejam sempre “no azul”. Assim como ocorre com qualquer pessoa física, as pessoas jurídicas também precisam gastar menos do que ganham. É algo óbvio, mas alguns empreendedores parecem se esquecer disso.

Sendo assim, verifique para onde está indo o dinheiro da empresa. Quadro de funcionários, infraestrutura, pagamentos de fornecedores — tudo isso precisa ser devidamente planilhado e, de vez em quando, enxugado a fim de manter um saldo positivo. Ter boas noções de negociação conta muito nesse aspecto.

4. Pague e previna a ocorrência de dívidas

Por falar em ter boas habilidades de negociação, é fato que o planejamento estratégico e o controle de gastos são essenciais para prevenir dívidas. No entanto, se a sua empresa já estiver endividada, é fundamental que você se mantenha em contato com os seus credores, de modo que seja possível definir um plano de pagamento do valor devido.

Se precisar de algum tipo de empréstimo, certifique-se de que você terá como pagá-lo depois, mas o melhor a se fazer é evitá-los o quanto for possível, tendo em vista que os juros podem apenas agravar as suas dívidas.

5. Mantenha uma frequência de lançamentos

Mesmo em empresas de pequeno e médio porte, é preciso acompanhar todos os lançamentos regularmente, e não apenas mensalmente, como ocorre em diversas organizações. Deixar passar mais tempo do que isso fará com que as demandas se acumulem, o que favorece a perda de controle financeiro.

Ter dados financeiros organizados e atualizados constantemente, de acordo com a frequência de compras e vendas, é a melhor decisão a se tomar. O ideal é que esse processo seja feito ao fim de cada dia, para não haver erros ou contestações. A situação financeira de uma empresa é um assunto sério, para o qual energias e dedicação não devem ser poupadas.

6. Jamais conte com um dinheiro que ainda não é seu

Algumas empresas fazem previsões de contas a receber e já começam a planejar e a gastar um dinheiro que ainda não têm, como o de pagamentos parcelados. Lembre-se, no entanto, de que clientes inadimplentes existem, e a falta de pagamentos pode comprometer consideravelmente a tranquilidade da instituição nesse sentido.

Aliás, nenhuma previsão realizada por empresas deve ser superestimada. O ideal é que elas sejam bem pessimistas, de modo que qualquer surpresa que ocorrer seja positiva. Para fazer previsões de fluxo de caixa, não basta apenas considerar as contas a pagar e a receber, mas também acompanhar o mercado como um todo e analisar o histórico de vendas da empresa em datas comemorativas ou outros períodos relevantes para o negócio.

7. Categorize os lançamentos

Os lançamentos, ou seja, tudo aquilo que a empresa tem a pagar ou a receber, precisam ser divididos em categorias estratégicas. Por exemplo: é importante separar gastos fixos de gastos pontuais. O mesmo vale para a receita obtida com vendas pela internet e a receita das lojas físicas.

Essa divisão permite que o empreendedor analise os pontos de sua empresa que precisam de mais atenção. Essa categorização pode ajudar a concluir, por exemplo, que a crise de uma empresa é causada pelo varejo físico, o que exige alguma mudança nesse setor. Ter categorias específicas auxilia, portanto, a tomar decisões mais eficazes, como cortar gastos determinados ou decidir onde investir.

8. Separe as contas de pessoa física das contas de pessoa jurídica

Esse é um erro que muita gente comete, especialmente os empreendedores de primeira viagem. Quando uma pessoa tira dinheiro da empresa para colocar na conta de pessoa física ou faz a manobra inversa, ela está simplesmente perdendo toda e qualquer noção da sua realidade financeira, tanto pessoal como jurídica, já que os valores se misturam.

Assim, estabeleça um valor fixo de pró-labore e entenda que a remuneração do seu trabalho também faz parte das contas da empresa. Contudo, mantenha as duas contas separadas para que você não fique perdido e sem saber qual decisão tomar.

O fluxo de caixa de uma empresa é um retrato da sua situação financeira. Por isso, compreenda que ele é um aspecto muito delicado, sujeito a variações provocadas por diferentes fatores. Sendo assim, siga as 8 dicas acima, fuja das dívidas e mantenha as suas contas corporativas no azul!

Gostou destas dicas? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!