Líder e equipe, em reunião, apáticos e demonstrando com conflitos de interesse

Iakov Filimonov’s/Shutterstock Os conflitos de interesse levam a discórdia e podem comprometer os resultados da equipe

No ambiente corporativo e, especialmente, quando falamos na relação líder e liderados é comum surgirem conflitos de interesse com sua equipe de trabalho. Isso pode levar a discussões sobre a forma de realização das tarefas, formatação de projetos, definição de prazos e até mesmo sobre o modo de liderar, o que sempre gera muitas dificuldades e pode acabar comprometendo a gestão.

Obviamente que no ambiente de trabalho todos são seres pensantes, com experiências e conhecimentos que se complementam e, que juntos, potencializam os resultados do negócio. Entretanto, é importante lembrar que o líder representa os interesses da organização junto aos colaboradores e que, às vezes, o conflito pode ser destes com a empresa e não necessariamente com o gestor.

Por isso, para que haja um clima favorável ao desenvolvimento das tarefas e ao alcance das metas é essencial que os conflitos de interesse sejam administrados com sabedoria e sempre tratados com a devida atenção e respeito. Vamos ver então como deve agir um líder e a melhor proceder nestes casos.

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Como Lidar com Conflitos de Interesse

Se algum comportamento, demanda ou projeto está gerando conflitos com a equipe é muito importante que o líder pare para ouvir os feedbacks dos seus liderados e para fazer a gestão de interesses da melhor forma possível. Se, por exemplo, os profissionais estão insatisfeitos com um posicionamento da empresa, o líder deve sempre situá-los do porque de determinadas mudanças ou tomadas de decisão da empresa.

Quando a questão é diretamente com o gestor, é importante que além de ouvir, ele haja de maneira inteligente e estratégica e busque conciliar o interesse de ambos. Na prática isso representa construir um ambiente favorável tanto ao seu trabalho quanto ao de seus funcionários e dos dois juntos.

Nas situações onde o chefe já tem uma resposta concreta para dar, deve sempre repassá-la aos seus liderados da forma mais clara e explicativa possível, ou seja, sem deixar espaços para dúvidas ou interpretações erradas. Quando uma lacuna se apresentar e o líder não tiver ainda uma resposta para tal, é importante que leve ao seu superior ou ao departamento de Gestão de Pessoas para que possam encontrar uma solução e dar um retorno à sua equipe.

Importante – Jamais deixe seus funcionários sem uma resposta. Portanto, sempre que houver conflitos de interesses e contestações procure dar um retorno aos questionamentos dos seus colaboradores. Independente de a resposta ser positiva ou negativa, todos os profissionais devem estar cientes das suas razões e dos motivos da empresa para tomar determinada atitude.

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Por fim, para dirimir problemas e conflitos de interesse entre líder e liderados ter sempre um diálogo aberto e claro e respeito, ajuda muito a que as questões pendentes possam ser resolvidas e superadas. Sabemos que como gestores nem sempre é possível oferecer a resposta que nossa equipe espera. Por isso, é sempre importante mostrar porque uma decisão foi tomada e não deixar espaços para dúvidas.

Procure adaptar o grupo às mudanças o quanto antes e ajudá-lo a enxergar o lado positivo da questão. Seja sempre coeso em sua tomada de decisão e jamais deixe seus liderados à deriva. Tenha sempre como foco a integração, união, motivação e engajamento de sua equipe e dê sempre seu máximo pela satisfação dos seus colaboradores, pois assim, os pensamentos e ações de ambos estarão alinhados e os conflitos de interesse serão coisa rara em sua gestão.