A convivência em grupo fez com que surgisse uma série de conflitos existenciais para o ser humano, tendo como base a insatisfação crescente que nasceu a partir da comparação e não aceitação pelos outros. Conforme os séculos foram passando, esses conflitos se intensificaram e foram aumentando gradativamente. Atualmente, em um contexto em que as redes sociais e a internet como um todo ditam padrões irreais a serem seguidos, a sociedade vive o ápice dessa problemática.

Continue acompanhando para saber mais a respeito desses conflitos, de como eles podem comprometer sua felicidade, além de dicas para aprender a lidar com as emoções negativas.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Os conflitos existenciais são reforçados pela construção de relações vazias

Desde que precisou começar a conviver com seus semelhantes, o homem passou a cultivar dentro de si um amplo leque de incertezas e insatisfações consigo mesmo. Parece que, quanto mais a população mundial aumenta, crescem as inseguranças relativas a questões sociais, políticas, afetivas e de saúde, assim como aumenta o número de pessoas mergulhadas em uma solidão intensa.

Como mencionei acima, a internet tem se tornado um meio para que a insegurança atinja diferentes aspectos da fragilidade humana. Aqueles que se deixam levar pelas aparências que são exibidas nas redes, muitas vezes têm relacionamentos vazios, onde pessoas são vistas através de rótulos e se tornam descartáveis. Dentro desse universo, a essência, que é o verdadeiro valor de um ser humano, é deixada de lado.

Talvez você esteja pensando que há algo de positivo na insatisfação, que é o fato de mover o indivíduo em direção a aquilo que ele deseja. No entanto, também pode ser responsável por potencializar emoções negativas que estagnam a vida. No fim das contas, a aceitação se torna muito mais motivadora do que o descontentamento, porque ela leva a pessoa a se sentir feliz sendo quem é e capaz de chegar ainda mais longe.

Conheça os principais tipos de insatisfação que geram conflitos existenciais

PSC

Observe, a seguir, quais são os tipos mais comuns de insatisfação no contexto da sociedade atual que geram os conflitos existenciais. Aproveite para fazer um paralelo de cada um deles com o seu próprio comportamento, para que identifique os pontos em que pode melhorar.

Autoimagem: o indivíduo pode achar que é alto ou baixo demais, que está fora do padrão de peso, que não está dentro do grupo considerado esteticamente bonito, entre outros.

Posição no estrato social: para alguns, é muito insatisfatório estar no grupo dos mais pobres ou, mesmo tendo uma vida confortável, não ser tão rico quanto os vizinhos ou os colegas de trabalho. Pode somar-se a esse grupo aqueles que ainda não conseguiram ascender na carreira profissional.

Questões sexuais: neste tópico entram questões relativas à ética, moral, religião, aceitação da própria sexualidade, ter sofrido abusos, entre outros. 

Estado civil: há quem sofra intensamente por se manter solteiro, enquanto outros amargam por terem se casado. Da mesma maneira, indivíduos divorciados e viúvos também podem ter conflitos existenciais. Sabe quando dizem que todo mundo quer aquilo que não tem? É mais ou menos por aí que esse tipo de conflito acontece.

Uma das atividades mais frequentes das pessoas hoje em dia é passar longas horas comparando as suas vidas às imagens de vida perfeita de outras pessoas nas redes sociais. Observe que é só isso que você sabe da vida alheia, o que está representado em fotos escolhidas a dedo. Esse tipo de comparação equivale a fazer um paralelo entre o palco dos outros e os seus bastidores, o que não é nada justo e muito menos inteligente. Afinal, no palco apresentamos apenas as partes boas, já os problemas ficam escondidos atrás das cortinas.

As emoções negativas geradas pelos conflitos existenciais

As insatisfações mencionadas acima, combinadas entre si ou com outras, geram uma grande diversidade de emoções negativas no indivíduo, como: medo, culpa, insegurança, ansiedade, rancor, baixa autoestima, angústia, paranoia, ciúmes, mau humor, entre outras. Em algumas pessoas, esse misto de sentimentos negativos pode culminar em problemas mais sérios como quadros depressivos ou de ansiedade, por exemplo.

Reflexos no comportamento

Toda essa carga negativa pode ter reflexos bastante sérios no comportamento das pessoas. A intensa fragilização pode torná-las propensas ao alcoolismo, uso e vício em drogas lícitas, como o cigarro, ou ilícitas, agressividade (inclusive contra si mesmo), autossabotagem inconsciente, possessividade, entre outros.

O combo dos sentimentos negativos com os seus reflexos, acarreta potenciais conflitos com os familiares, distanciamento dos amigos, desenvolvimento de patologias físicas, relações conturbadas no trabalho, conflitos sociais. O indivíduo não consegue ter uma vida plena e organizada. A busca por uma fuga da situação ruim pode apresentar o álcool e as drogas como potenciais escapes.

Como lidar com as emoções negativas?

Tudo na vida tem solução e os conflitos existenciais também. A seguir você poderá conferir algumas atitudes que podem te ajudar a lidar melhor com as suas emoções negativas, neutralizando os danos que elas podem causar a sua vida.

Autoconhecimento: adotar o hábito de olhar mais para si e manter diálogos internos com frequência pode ser de grande ajuda na busca por conhecer melhor a si mesmo e enfrentar as suas inseguranças e limitações.

Desconstrução:esteja aberto a desconstruir crenças limitantes arraigadas em sua mente e que foram impostas a você pela sociedade. Somente a partir dessa abertura você se disporá de verdade a mudar o que não está indo bem.

Tenha um plano de ação: após ter se libertado das crenças que te prendem, você precisará de um plano de ação para que possa sair do ponto A para ir em direção ao B. É uma forma também de criar incentivo para se engajar nessa empreitada.

Respeite a si mesmo: autopiedade e culpa não te levarão a lugar nenhum, dedique-se a reconhecer os seus limites e apreciar suas capacidades de obter resultados. Ofereça e aceite desculpas pelos seus erros e não esqueça que eles são a base para você se reinventar.

Caso os conflitos existenciais comecem a atrapalhar a sua produtividade e comprometerem o seu ânimo em relação à vida, procure ajuda especializada. Assim, conseguirá vencê-los e voltar a viver com energia e alegria.

 

Copyright:  1527122897 – https://www.shutterstock.com/pt/g/magicpictures