O sucesso de uma empresa depende do esforço empreendido pelos seus colaboradores que, por sua vez, carecem de certas formas de incentivo. Talvez você não saiba, mas existem diferentes tipos de motivação no trabalho que contribuem para que os colaboradores se dediquem mais ou menos às suas tarefas.
Portanto, se você é empreendedor ou líder, conhecer melhor esses conceitos motivacionais é fundamental para conquistar melhores resultados com os seus profissionais em curto, médio e longo prazo.
Neste artigo, vamos compreender melhor o significado e a importância da motivação no trabalho, os tipos de motivação que existem nesse contexto e como cada um deles pode ser trabalhado. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
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O que é motivação e qual é a sua importância no contexto do trabalho?
A motivação, como o nome sugere, é o motivo que leva à ação. Trata-se da capacidade de um indivíduo de enxergar propósitos e recompensas em determinados comportamentos, adquirindo energia para desempenhá-los. É a motivação que faz você levantar da cama toda manhã, alimentar-se, praticar atividades físicas, estudar, trabalhar etc.
No contexto do trabalho, a motivação surge não apenas porque a pessoa precisa do salário para viver. Ela também aparece e aumenta quando encontramos uma atividade que nos dê prazer, uma profissão que nos dê um senso de utilidade e um ambiente organizacional positivo — com bons colegas, infraestrutura adequada e oportunidades de crescimento e aprendizado.
Quais são os 3 tipos de motivação?
Há 3 tipos de motivação que estão presentes no ambiente de trabalho. São eles: poder, realização e afiliação. Na sequência, vamos compreender melhor como funcionam esses conceitos.
1. Motivação de poder
Trata-se da motivação que nasce do desejo de ter influência nos relacionamentos interpessoais com os seus colegas, clientes e gestores, por exemplo. No âmbito organizacional, se traduz como o desejo de estar em uma posição de liderança ou de destaque em algum projeto e, assim, demonstrar extrema proatividade e produtividade para se destacar dos demais e crescer na carreira de forma positiva e estruturada. É o desejo de progredir, de crescer nos cargos assumidos e também financeiramente.
Como trabalhar com a motivação de poder?
Se, por um lado, pode parecer desafiador para os gestores trabalharem com pessoas que se motivam pelo desejo de ter mais poder, é também bastante interessante no sentido produtivo. Quando o indivíduo que deseja crescer na carreira busca esse resultado por meio de dedicação ao trabalho, ele se torna uma importante peça para o sucesso da empresa. Deixe que, aos poucos, esse colaborador exerça funções de liderança em alguns momentos e projetos para estimulá-lo a ser cada vez mais dedicado.
Aliás, esse tipo de motivação tem tudo a ver com os planos de carreira que algumas empresas projetam para os seus colaboradores. Ao perceber que tem possibilidades concretas de crescer naquele ambiente, o indivíduo pensa duas vezes antes de trocar de emprego. É por isso que trabalhar essa motivação aumenta a retenção de talentos.
2. Motivação de realização
Consiste na motivação que vem da necessidade de se testar e conseguir sempre melhorar o seu desempenho e os seus resultados. Os profissionais que têm esse tipo de motivação e proatividade estão em busca de aperfeiçoar os seus conhecimentos e habilidades, de forma contínua, e não medem esforços para aprimorar as suas competências técnicas, emocionais e comportamentais para ir além. São profissionais que gostam do que fazem e que enxergam sentido e importância na sua profissão.
Como trabalhar com a motivação de realização?
Ao reconhecer esse perfil no escritório, a melhor maneira de trabalhar com ele é demonstrar reconhecimento pelo seu esforço. Cada nova atividade realizada com êxito é devidamente observada e reconhecida pelo gestor, aumentando a motivação para o colaborador evoluir, empenhar-se cada vez mais e melhorar constantemente a sua performance profissional.
Esse tipo de motivação é reforçado com os feedbacks, em que o líder reconhece ao liderado os seus méritos, ao mesmo tempo em que mostra o que pode ser melhorado. Nesse aspecto, as empresas que investem em capacitação profissional contínua (por meio de cursos e treinamentos) são as que mais exercitam essa motivação, pois ajudam os colaboradores a sentirem-se realizados e cada vez mais sábios na área profissional escolhida.
3. Motivação de afiliação
A motivação de afiliação é o sentimento que vem da necessidade de se integrar a um grupo, demonstrando estar entre iguais. Nas empresas, esse tipo de motivação pode ser visto nas pessoas que não se importam de realizar atividades que não estão dentre as suas atribuições, de modo que possam crescer na carreira ou mesmo ajudar os demais. O clima organizacional e a capacidade de fazer amizades na empresa é o que faz o colaborador com essa motivação “vestir a camisa” para trabalhar.
Como trabalhar com a motivação de afiliação?
A grande questão em relação às pessoas com esse perfil é evitar que os colegas se indisponham com elas. É muito comum que outros colaboradores não gostem de atitudes proativas, entendendo que as mesmas se devem a um desejo do colega de conquistar melhores posições na empresa e de se promover.
É preciso estar atento a isso, uma vez que a sua ação positiva pode também gerar rejeições. Contudo, não deixe de ser proativo e de buscar o seu crescimento por conta da reprovação de terceiros, pois agradar a todos é impossível. Nas empresas, esse tipo de problema é solucionado quando há um clima organizacional que prioriza a colaboração, e não a competição. Por isso é tão importante criar momentos de integração e amizade entre os funcionários.
Gostou de conhecer os 3 tipos de motivação no trabalho? Já parou para pensar em como você é incentivado por cada um deles? Reflita e deixe a sua opinião sobre o poder da motivação nos comentários abaixo. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!