Profissional no palanque usando técnicas de oratória para cativar seu público

Pand P Studio/Shutterstock Dominar técnicas de oratória é essencial para o profissional se comunicar bem!

Saber se comunicar de forma eficaz, e dominar técnicas de oratória é, sem dúvida alguma, uma das maiores ambições de qualquer profissional e uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado. Isso porque saber se comunicar bem é importante em qualquer área de nossa vida. Seja em uma relação conjugal,  ao nos relacionarmos com amigos, apresentar projetos, participar de reuniões no trabalho ou vender algum produto ou serviço, é preciso que saibamos nos expressar com maestria, para alcançarmos os resultados extraordinários, que almejamos. 

Diante disso, torna-se cada vez mais necessário desenvolver esta capacidade, visto que a comunicação não é mais um diferencial e sim um fator fundamental para toda pessoa ou profissional, que busca conquistar bons resultados em qualquer ramo ou profissão.

Ao contrário do que se pensa, a comunicação não é necessariamente uma característica inata. É fato que algumas pessoas já nascem com a facilidade de se comunicar e apenas aprimoram esta habilidade. Mas, para aqueles que sentem dificuldades, principalmente para falar em público, saiba que é possível sim desenvolver e maximizar esta aptidão. Para isso, existem as técnicas de oratória e retórica.

No artigo de hoje vou compartilhar dicas poderosas, para que você desenvolva bem estas duas habilidades. Continue comigo nessa leitura e confira!

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

O que é oratória e retórica?

Antes de tudo é fundamental compreender os conceitos das palavras oratória e retórica. Segundo o dicionário, a palavra oratória significa a arte e prática de falar em público utilizando normas e técnicas, que farão com que o indivíduo se comunique com as pessoas ao seu redor com excelência.

PSC

Já a palavra retórica significa o conjunto de princípios, que constituem a arte da eloquência, ou seja, a habilidade no uso da fala e da escrita, com o objetivo de influenciar ou persuadir uma ou mais pessoas. 

Trata-se, basicamente, de um conjunto de normas, técnicas e estratégias, que conferem aos mais variados tipos de pessoas, não só a capacidade de se comunicar bem, mas também a de persuadir, convencer e instigar as demais, com objetivos distintos.

Técnicas de Oratória e Retórica Para Melhorar sua Comunicação

Depois de entender mais e melhor os dois conceitos, é hora de conferir cinco técnicas de oratória e retórica, capazes de ajudá-lo a aprimorar o seu discurso e aperfeiçoar a sua comunicação:

1 – Domine a linguagem

Essa é a primeira dica e talvez a principal delas. É impossível querer falar bem se você não conhece e muito menos domina a sua própria língua. Por isso, é importante estudar português e dominar a gramática, para saber se pronunciar de forma adequada, bem como aprimorar o seu vocabulário continuamente.

2 – Evite gírias e jargões

Eu sei que as gírias e jargões fazem parte do nosso dia a dia e que é quase impossível perdê-las. Porém, é bom se policiar sempre, para que elas não se tornem excessivas em sua comunicação e isso tire a credibilidade da sua oratória. Procure eliminar as gírias aos poucos e lembre-se: tudo o que se faz com frequência vira hábito. Então, elimine-os.

3 – Preparação é fundamental

Antes de um discurso saber dominar a linguagem, como já disse, é fator essencial, Porém, é preciso também dominar o assunto que você vai explanar. Por isso, se prepare, estude o conteúdo uma, duas ou quantas vezes forem necessárias. Prepare o seu material, verifique os equipamentos (som, áudio, microfones, fiação, computador, data show) para que não haja imprevistos. Se possível, treine antes da sua apresentação. Se você estiver preparado, não tem como não dar certo.

4 – Cuide da sua aparência

Você já deve ter ouvido a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Então se você quer causar uma boa impressão e passar confiança e credibilidade, é importante cuidar, não só da sua oratória, como também da sua aparência. Esteja sempre bem vestido com cores sóbrias, cabelos arrumados, barba feita e unhas aparadas. Para as mulheres vale a mesma dica, evitar os exageros na maquiagem, perfume e adereços.

5 – Cuidado com movimentos repetitivos

Outra dica importante é controlar os movimentos repetitivos e os toques, como mexer no cabelo, cruzar os braços ou balançar as pernas. Lembre-se que não usamos apenas a comunicação verbal. A expressão corporal também é essencial e pode passar uma imagem positiva ou negativa para os seus ouvintes.

6 – Construa um mapa mental

Para potencializar, tanto a sua oratória, quanto a sua retórica, você pode se valer de uma excelente ferramenta, que é o mapa mental. O objetivo dele é, basicamente, ajudá-lo a organizar seu raciocínio. Para isso, o que você vai fazer é dividir o assunto principal da sua fala em tópicos menores, definindo uma palavra-chave para cada um destes tópicos, bem como uma imagem.

Esta é uma técnica verdadeiramente eficiente, porque as palavras-chaves, bem como as imagens, facilitam a memorização do tema e também a sua explanação, por parte do indivíduo. 

7 – Conte com o auxílio da Storytelling

Além das técnicas que compartilhamos aqui, existe uma também que ganhou bastante força nos últimos tempos. Estou falando da Storytelling, que nada mais é que a capacidade que o indivíduo desenvolve de “contar histórias”, de maneira eficiente e envolvente. 

Esta é uma daquelas ferramentas, que conferem a todo e qualquer tipo de pessoa e profissional a habilidade de construir narrativas interessantes e coerentes, para a transmissão eficaz de determinado conteúdo. Independentemente do assunto abordado, ou do contexto, conseguir utilizar bem a Storytelling, fará com que você alcance patamares cada vez mais elevados em sua comunicação e na maneira como você se relaciona com as pessoas ao seu redor. 

8 – Ouça na essência

“Mas, Zé, o tema diz respeito à fala e não à escuta”. Sim, eu concordo com você, querida pessoa. No entanto, para que consigamos penetrar o universo das pessoas, precisamos também ouvir, com atenção, o que elas têm a nos dizer. Isso facilita bastante o nosso processo comunicativo, pois conseguimos elaborar melhores estratégias e persuasão, por exemplo, já que temos informações assertivas, para argumentar e contra-argumentar. 

Com estas dicas iniciais, com certeza você já se sentirá mais seguro ou segura para falar em público, ou tentar convencer alguém, de uma ideia que você teve. Comece agora mesmo e depois me conte os resultados que você está obtendo nesta jornada. 

Depois de tudo o que você leu aqui, quais outras dicas considera importantes para fortalecer o seu discurso? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento em suas redes sociais.

Imagem: Por Rawpixel