A área de gestão de pessoas é um universo extremamente rico nas empresas. Cabe a ela garantir que todos os colaboradores tenham acesso a: infraestrutura, conhecimento e motivação para executar as suas atividades da melhor forma possível. Da mesma maneira, cabe também a esse departamento avaliar o desempenho e cobrar resultados de todos aqueles que compõem o quadro de funcionários.

Sendo assim, os profissionais desse setor devem ter um bom conhecimento acerca das ferramentas que existem para controlar a performance dos demais colaboradores. É preciso ressaltar que o desempenho de cada um faz parte do desempenho geral da organização. Sem que cada trabalhador dê o melhor de si, dificilmente a empresa alcançará os seus objetivos organizacionais e conseguirá crescer o quanto deseja.

Neste artigo, reunimos 7 das principais ferramentas de controle de performance existentes atualmente, de modo que as organizações possam obter resultados cada vez melhores. Conheça-as a seguir!

Critérios de avaliação

Para que uma empresa consiga mensurar a produtividade e a performance de cada colaborador, ela deve, antes de qualquer outra coisa, definir as metas que precisam ser atingidas. Assim, é claro que um profissional de marketing terá metas diferentes de quem trabalha no financeiro da empresa, por exemplo.

Por isso, antes mesmo de contratar algum dos serviços abaixo, é importante definir quais são os objetivos dos colaboradores e quais são os seus indicadores de produtividade, ou seja, os itens que precisam ser avaliados para mensurar o desempenho. No departamento de vendas, por exemplo, podemos pensar em telefonemas, e-mails, vendas, fidelizações de clientes, pesquisas de satisfação etc.

Dessa forma, a organização conseguirá adequar o sistema de avaliação a cada profissão, garantindo que uma avaliação precisa e justa seja realizada. Na sequência, você conferirá 7 ferramentas para controle de performance.

7 ferramentas para controle de performance

1. Appraisd

PSC

O appraisd é um sistema de fácil compreensão e utilização, podendo ser utilizado por empresas de até 100 mil funcionários. O sistema é agradável e fácil de configurar para gerir o desempenho de funcionários e gerentes. O preço atual é de 5 dólares por mês por usuário.

Esse aplicativo torna a avaliação de desempenho muito mais dinâmica. Entre as principais funcionalidades do appraisd estão: definição de objetivos, avaliação de competências, comentários, lembretes, gestão de capacitação, painel de atividades e planos de desenvolvimento individual. É uma ótima opção para acompanhar a evolução dos profissionais e dar-lhes um feedback adequado.

2. Reviewsnap

O reviewsnap é um software de gestão de desempenho com soluções online econômicas e de fácil utilização. Pode ser usado por basicamente qualquer empresa, de todos os portes e formatos. O preço inicial é de cerca de 3 mil dólares por ano.

Entre as soluções oferecidas pela plataforma, estão: avaliação de desempenho, comentários em 360 graus, lançamentos contábeis e geração de relatórios. Com esses recursos, as empresas conseguem elevar o moral dos colaboradores e fazer avaliações precisas sobre o seu desempenho, aprimorando a comunicação interna e ainda desenvolvendo uma cultura organizacional pautada em alto desempenho.

3. Runrun.it

O runrun.it é uma solução completa para gestão de tarefas, projetos e fluxos de trabalho. O seu painel de controle permite que toda a equipe avalie quais funcionários estão responsáveis por quais atividades, identificando quem está disponível para a próxima demanda.

Simples e funcional, a solução permite que um índice de produtividade seja atribuído a cada colaborador, levando em conta as suas atividades dos últimos 30 dias. A partir de vários dados que são considerados, esse índice fornece uma avaliação quantitativa de desempenho, que pode ser considerada juntamente a outros critérios avaliativos adotados pela organização. O app é gratuito.

4. Betterworks

O Betterworks é uma solução de avaliação de desempenho apropriada para empresas de todos os portes. Ele contempla alguns diferenciais, como: estratégias de gamificação, integração com redes sociais, modelos personalizáveis, monitoramento em tempo real e relatórios e análise de dados.

Definindo os objetivos adotados pela empresa, esse programa permite que o desenvolvimento de todas as pessoas possa ser acompanhado, em todos os tipos de hierarquia organizacional. Até mesmo as metas das áreas da empresa podem ser registradas, mantendo um histórico de avaliações. Trata-se de um software estratégico que é bem avaliado por sua praticidade.

5. Perdoo

O Perdoo é um programa originalmente construído para empresas de médio porte e de qualquer segmento de atuação. Trata-se de uma solução que transforma desejos em metas mensuráveis, o que contribui com o foco, a motivação e o alinhamento de tarefas e objetivos entre os funcionários da empresa.

O sistema gerencia os OKRs (Objectives and Key-Results, do inglês, objetivos e resultados-chave), ou seja, as métricas de avaliação de desempenho, com monitoramento em tempo real do progresso de cada área. É uma das soluções mais completas e ricas em recursos de planejamento estratégico, definição de objetivos, acompanhamento de tarefas, avaliação de desempenho e geração de relatórios.

6. Echospan

O echospan é um programa utilizado por empresas de todo o mundo, que tenham quadros de funcionários entre 10 e 100 mil pessoas. É uma ferramenta focada em feedback 360 graus, que inclui relatórios personalizados, escalas de classificação, fluxos de trabalho e planejamentos de desenvolvimento de forma cíclica. Assim, o sistema ajuda a manter os colaboradores envolvidos com o processo de forma contínua.

Quanto maior o plano contratado, mais recursos ele oferece, o que tende a encarecê-lo um pouco. A gestão de desempenho é realizada com a definição de objetivos, o monitoramento do progresso e as análises de dados e relatórios personalizáveis.

7. SAP – Success Factors Performance & Goals

O SAP – Success Factors Performance & Goals é uma solução voltada para a definição e o alinhamento de metas e objetivos de empresas de maior porte. Ele permite a avaliação do desempenho de todos os colaboradores, desenvolvendo talentos e recompensando aqueles que tiverem uma boa performance.

Em tempo real, relatórios de performance são produzidos, o que favorece a cultura do feedback e do progresso contínuo no desempenho individual de todos os funcionários da empresa. É um sistema muito útil, que facilita o trabalho dos gestores da empresa e também dos profissionais de RH que cuidam das avaliações de desempenho e feedback.

As 7 ferramentas acima são consagradas nacional e internacionalmente no universo corporativo como soluções eficazes para gerenciar tarefas, monitorar a produtividade, produzir relatórios de desempenho e oferecer feedbacks justos e pautados em informações fidedignas. Portanto, considere esses softwares para que a sua empresa consiga resultados cada vez melhores e para que os seus funcionários progridam sempre e cada vez mais, com motivação e acesso à informação!

E você, querida pessoa, tem alguma experiência (positiva ou negativa) com programas ou diferentes estratégias de avaliação de desempenho? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!